A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/150 |
Resumo: | RESUMO: O objetivo deste artigo é realizar um estudo teórico acerca da concepção de aula como acontecimento e a relação com a Pedagogia dos Multiletramentos, propondo uma reflexão acerca do discurso pedagógico. Dessa relação emerge um discurso polêmico, envolvendo professores e alunos como interlocutores, produtores e coprodutores de seus discursos, dentro e fora das salas de aula. Como metodologia de pesquisa, recorremos à pesquisa explanatória de cunho bibliográfico com teóricos como: Bakhtin (1996), Geraldi (2015), Rojo (2012), Orlandi (1996) e outros. Nessa perspectiva a reflexão sobre a aula torna-se uma possibilidade de discussão das novas práticas pedagógicas, de Língua Portuguesa no Ensino Médio. PALAVRAS-CHAVE: discurso pedagógico polêmico; acontecimento; multiletramentos; |
id |
UFF-4_12f82adeb7b97d2fe8a46efbbfae753a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/150 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmicoRESUMO: O objetivo deste artigo é realizar um estudo teórico acerca da concepção de aula como acontecimento e a relação com a Pedagogia dos Multiletramentos, propondo uma reflexão acerca do discurso pedagógico. Dessa relação emerge um discurso polêmico, envolvendo professores e alunos como interlocutores, produtores e coprodutores de seus discursos, dentro e fora das salas de aula. Como metodologia de pesquisa, recorremos à pesquisa explanatória de cunho bibliográfico com teóricos como: Bakhtin (1996), Geraldi (2015), Rojo (2012), Orlandi (1996) e outros. Nessa perspectiva a reflexão sobre a aula torna-se uma possibilidade de discussão das novas práticas pedagógicas, de Língua Portuguesa no Ensino Médio. PALAVRAS-CHAVE: discurso pedagógico polêmico; acontecimento; multiletramentos;Liceu Literário Português2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/15010.18364/rc.v1i51.150Confluência; 2016: número 51; 44-63Confluência; 2016: número 51; 44-63Confluência; 2016: número 51; 44-63Confluência; 2016: número 51; 44-63Confluência; 2016: número 51; 44-632317-41531415-740310.18364/rc.v1i51reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/150/97Copyright (c) 2021 Sandra Noeli Rezende de Oliveira Barboza, Neide Araujo Castilho Teno, Silvane Aparecida Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende de Oliveira Barboza, Sandra NoeliTeno, Neide Araujo CastilhoFreitas, Silvane Aparecida2017-08-26T02:19:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/150Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-08-26T02:19:12Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico |
title |
A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico |
spellingShingle |
A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico Rezende de Oliveira Barboza, Sandra Noeli |
title_short |
A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico |
title_full |
A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico |
title_fullStr |
A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico |
title_full_unstemmed |
A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico |
title_sort |
A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico |
author |
Rezende de Oliveira Barboza, Sandra Noeli |
author_facet |
Rezende de Oliveira Barboza, Sandra Noeli Teno, Neide Araujo Castilho Freitas, Silvane Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Teno, Neide Araujo Castilho Freitas, Silvane Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende de Oliveira Barboza, Sandra Noeli Teno, Neide Araujo Castilho Freitas, Silvane Aparecida |
description |
RESUMO: O objetivo deste artigo é realizar um estudo teórico acerca da concepção de aula como acontecimento e a relação com a Pedagogia dos Multiletramentos, propondo uma reflexão acerca do discurso pedagógico. Dessa relação emerge um discurso polêmico, envolvendo professores e alunos como interlocutores, produtores e coprodutores de seus discursos, dentro e fora das salas de aula. Como metodologia de pesquisa, recorremos à pesquisa explanatória de cunho bibliográfico com teóricos como: Bakhtin (1996), Geraldi (2015), Rojo (2012), Orlandi (1996) e outros. Nessa perspectiva a reflexão sobre a aula torna-se uma possibilidade de discussão das novas práticas pedagógicas, de Língua Portuguesa no Ensino Médio. PALAVRAS-CHAVE: discurso pedagógico polêmico; acontecimento; multiletramentos; |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/150 10.18364/rc.v1i51.150 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/150 |
identifier_str_mv |
10.18364/rc.v1i51.150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/150/97 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2016: número 51; 44-63 Confluência; 2016: número 51; 44-63 Confluência; 2016: número 51; 44-63 Confluência; 2016: número 51; 44-63 Confluência; 2016: número 51; 44-63 2317-4153 1415-7403 10.18364/rc.v1i51 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705458265554944 |