Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/275 |
Resumo: | Este artigo pretende refletir acerca de alguns conceitos muito produtivos em Didática e Ensino de Línguas, favorecendo-se, para o efeito, o enquadramento teórico e metodológico da Sociolinguística. O estudo sobre o ensino de línguas, partilhando a visão de vários autores como Garmadi (1983), Elia (1987), Amor (1993), entre outros, deve ser realizado observando os pressupostos fornecidos pela Sociolinguística, bem como o valor que ela assume para a compreensão dos vários fatores implicados no processo de ensino-aprendizagem de uma língua. A problemática das línguas e do seu ensino tem suscitado grandes controvérsias no seio dos linguistas e de vários estudiosos interessados pela área da Linguística. Deste modo, estamos certos de que o ensino da língua não pode ser estudado isoladamente da Sociolinguística pelas razões que apontaremos ao longo da nossa reflexão. |
id |
UFF-4_1cb87514ae665d480a6a53566abc12dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/275 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicosEste artigo pretende refletir acerca de alguns conceitos muito produtivos em Didática e Ensino de Línguas, favorecendo-se, para o efeito, o enquadramento teórico e metodológico da Sociolinguística. O estudo sobre o ensino de línguas, partilhando a visão de vários autores como Garmadi (1983), Elia (1987), Amor (1993), entre outros, deve ser realizado observando os pressupostos fornecidos pela Sociolinguística, bem como o valor que ela assume para a compreensão dos vários fatores implicados no processo de ensino-aprendizagem de uma língua. A problemática das línguas e do seu ensino tem suscitado grandes controvérsias no seio dos linguistas e de vários estudiosos interessados pela área da Linguística. Deste modo, estamos certos de que o ensino da língua não pode ser estudado isoladamente da Sociolinguística pelas razões que apontaremos ao longo da nossa reflexão.Liceu Literário Português2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/27510.18364/rc.v1i56.275Confluência; 2019: Número 56; 115-132Confluência; 2019: Número 56; 115-132Confluência; 2019: Número 56; 115-132Confluência; 2019: Número 56; 115-132Confluência; 2019: Número 56; 115-1322317-41531415-740310.18364/rc.v1i56reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/275/180Copyright (c) 2021 Paulo Osório, João Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessOsório, PauloMartins, João2019-08-01T15:14:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/275Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2019-08-01T15:14:01Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos |
title |
Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos |
spellingShingle |
Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos Osório, Paulo |
title_short |
Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos |
title_full |
Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos |
title_fullStr |
Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos |
title_full_unstemmed |
Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos |
title_sort |
Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos |
author |
Osório, Paulo |
author_facet |
Osório, Paulo Martins, João |
author_role |
author |
author2 |
Martins, João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osório, Paulo Martins, João |
description |
Este artigo pretende refletir acerca de alguns conceitos muito produtivos em Didática e Ensino de Línguas, favorecendo-se, para o efeito, o enquadramento teórico e metodológico da Sociolinguística. O estudo sobre o ensino de línguas, partilhando a visão de vários autores como Garmadi (1983), Elia (1987), Amor (1993), entre outros, deve ser realizado observando os pressupostos fornecidos pela Sociolinguística, bem como o valor que ela assume para a compreensão dos vários fatores implicados no processo de ensino-aprendizagem de uma língua. A problemática das línguas e do seu ensino tem suscitado grandes controvérsias no seio dos linguistas e de vários estudiosos interessados pela área da Linguística. Deste modo, estamos certos de que o ensino da língua não pode ser estudado isoladamente da Sociolinguística pelas razões que apontaremos ao longo da nossa reflexão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/275 10.18364/rc.v1i56.275 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/275 |
identifier_str_mv |
10.18364/rc.v1i56.275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/275/180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Paulo Osório, João Martins info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Paulo Osório, João Martins |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2019: Número 56; 115-132 Confluência; 2019: Número 56; 115-132 Confluência; 2019: Número 56; 115-132 Confluência; 2019: Número 56; 115-132 Confluência; 2019: Número 56; 115-132 2317-4153 1415-7403 10.18364/rc.v1i56 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705458781454336 |