Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Paulo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/275
Resumo: Este artigo pretende refletir acerca de alguns conceitos muito produtivos em Didática e Ensino de Línguas, favorecendo-se, para o efeito, o enquadramento teórico e metodológico da Sociolinguística. O estudo sobre o ensino de línguas, partilhando a visão de vários autores como Garmadi (1983), Elia (1987), Amor (1993), entre outros, deve ser realizado observando os pressupostos fornecidos pela Sociolinguística, bem como o valor que ela assume para a compreensão dos vários fatores implicados no processo de ensino-aprendizagem de uma língua. A problemática das línguas e do seu ensino tem suscitado grandes controvérsias no seio dos linguistas e de vários estudiosos interessados pela área da Linguística. Deste modo, estamos certos de que o ensino da língua não pode ser estudado isoladamente da Sociolinguística pelas razões que apontaremos ao longo da nossa reflexão.
id UFF-4_1cb87514ae665d480a6a53566abc12dc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/275
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicosEste artigo pretende refletir acerca de alguns conceitos muito produtivos em Didática e Ensino de Línguas, favorecendo-se, para o efeito, o enquadramento teórico e metodológico da Sociolinguística. O estudo sobre o ensino de línguas, partilhando a visão de vários autores como Garmadi (1983), Elia (1987), Amor (1993), entre outros, deve ser realizado observando os pressupostos fornecidos pela Sociolinguística, bem como o valor que ela assume para a compreensão dos vários fatores implicados no processo de ensino-aprendizagem de uma língua. A problemática das línguas e do seu ensino tem suscitado grandes controvérsias no seio dos linguistas e de vários estudiosos interessados pela área da Linguística. Deste modo, estamos certos de que o ensino da língua não pode ser estudado isoladamente da Sociolinguística pelas razões que apontaremos ao longo da nossa reflexão.Liceu Literário Português2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/27510.18364/rc.v1i56.275Confluência; 2019: Número 56; 115-132Confluência; 2019: Número 56; 115-132Confluência; 2019: Número 56; 115-132Confluência; 2019: Número 56; 115-132Confluência; 2019: Número 56; 115-1322317-41531415-740310.18364/rc.v1i56reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/275/180Copyright (c) 2021 Paulo Osório, João Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessOsório, PauloMartins, João2019-08-01T15:14:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/275Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2019-08-01T15:14:01Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos
title Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos
spellingShingle Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos
Osório, Paulo
title_short Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos
title_full Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos
title_fullStr Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos
title_full_unstemmed Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos
title_sort Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos
author Osório, Paulo
author_facet Osório, Paulo
Martins, João
author_role author
author2 Martins, João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osório, Paulo
Martins, João
description Este artigo pretende refletir acerca de alguns conceitos muito produtivos em Didática e Ensino de Línguas, favorecendo-se, para o efeito, o enquadramento teórico e metodológico da Sociolinguística. O estudo sobre o ensino de línguas, partilhando a visão de vários autores como Garmadi (1983), Elia (1987), Amor (1993), entre outros, deve ser realizado observando os pressupostos fornecidos pela Sociolinguística, bem como o valor que ela assume para a compreensão dos vários fatores implicados no processo de ensino-aprendizagem de uma língua. A problemática das línguas e do seu ensino tem suscitado grandes controvérsias no seio dos linguistas e de vários estudiosos interessados pela área da Linguística. Deste modo, estamos certos de que o ensino da língua não pode ser estudado isoladamente da Sociolinguística pelas razões que apontaremos ao longo da nossa reflexão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/275
10.18364/rc.v1i56.275
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/275
identifier_str_mv 10.18364/rc.v1i56.275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/275/180
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Paulo Osório, João Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Paulo Osório, João Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2019: Número 56; 115-132
Confluência; 2019: Número 56; 115-132
Confluência; 2019: Número 56; 115-132
Confluência; 2019: Número 56; 115-132
Confluência; 2019: Número 56; 115-132
2317-4153
1415-7403
10.18364/rc.v1i56
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705458781454336