O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Jeize de Fátima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zimmer, Márcia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/176
Resumo: RESUMO: Este estudo parte da necessidade de uma reflexão em busca de metodologias que favoreçam a prática pedagógica no que se refere ao trabalho inclusivo de crianças e jovens com dislexia. Vê-se que é imprescindível uma adequação dos contextos escolares às singularidades educativas especiais, de forma a garantir aos alunos um ensino-aprendizagem de qualidade. Dessa forma, após verificar os principais processos desviantes durante a leitura oral em crianças e jovens diagnosticados com dislexia, se buscará produzir e aplicar um software multimídia com jogos educativos, a fim de facilitar e ajudar esses alunos a partir de suas dificuldades a desenvolver uma atitude mais confiante e segura na aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Distúrbios de leitura. Inclusão escolar. Instrumentalização de auxílio a alunos e professores.
id UFF-4_375039e84fd57da56c51998b330c1492
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/176
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexiaRESUMO: Este estudo parte da necessidade de uma reflexão em busca de metodologias que favoreçam a prática pedagógica no que se refere ao trabalho inclusivo de crianças e jovens com dislexia. Vê-se que é imprescindível uma adequação dos contextos escolares às singularidades educativas especiais, de forma a garantir aos alunos um ensino-aprendizagem de qualidade. Dessa forma, após verificar os principais processos desviantes durante a leitura oral em crianças e jovens diagnosticados com dislexia, se buscará produzir e aplicar um software multimídia com jogos educativos, a fim de facilitar e ajudar esses alunos a partir de suas dificuldades a desenvolver uma atitude mais confiante e segura na aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Distúrbios de leitura. Inclusão escolar. Instrumentalização de auxílio a alunos e professores.Liceu Literário Português2017-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/17610.18364/rc.v1i52.176Confluência; 2017: número 52; 212-231Confluência; 2017: número 52; 212-231Confluência; 2017: número 52; 212-231Confluência; 2017: número 52; 212-231Confluência; 2017: número 52; 212-2312317-41531415-740310.18364/rc.v1i52reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/176/115Copyright (c) 2021 Jeize de Fátima Batista, Márcia Cristina Zimmerinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Jeize de FátimaZimmer, Márcia Cristina2017-08-26T02:15:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/176Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-08-26T02:15:30Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia
title O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia
spellingShingle O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia
Batista, Jeize de Fátima
title_short O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia
title_full O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia
title_fullStr O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia
title_full_unstemmed O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia
title_sort O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia
author Batista, Jeize de Fátima
author_facet Batista, Jeize de Fátima
Zimmer, Márcia Cristina
author_role author
author2 Zimmer, Márcia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Jeize de Fátima
Zimmer, Márcia Cristina
description RESUMO: Este estudo parte da necessidade de uma reflexão em busca de metodologias que favoreçam a prática pedagógica no que se refere ao trabalho inclusivo de crianças e jovens com dislexia. Vê-se que é imprescindível uma adequação dos contextos escolares às singularidades educativas especiais, de forma a garantir aos alunos um ensino-aprendizagem de qualidade. Dessa forma, após verificar os principais processos desviantes durante a leitura oral em crianças e jovens diagnosticados com dislexia, se buscará produzir e aplicar um software multimídia com jogos educativos, a fim de facilitar e ajudar esses alunos a partir de suas dificuldades a desenvolver uma atitude mais confiante e segura na aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Distúrbios de leitura. Inclusão escolar. Instrumentalização de auxílio a alunos e professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/176
10.18364/rc.v1i52.176
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/176
identifier_str_mv 10.18364/rc.v1i52.176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/176/115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Jeize de Fátima Batista, Márcia Cristina Zimmer
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Jeize de Fátima Batista, Márcia Cristina Zimmer
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2017: número 52; 212-231
Confluência; 2017: número 52; 212-231
Confluência; 2017: número 52; 212-231
Confluência; 2017: número 52; 212-231
Confluência; 2017: número 52; 212-231
2317-4153
1415-7403
10.18364/rc.v1i52
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705458281283585