O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/176 |
Resumo: | RESUMO: Este estudo parte da necessidade de uma reflexão em busca de metodologias que favoreçam a prática pedagógica no que se refere ao trabalho inclusivo de crianças e jovens com dislexia. Vê-se que é imprescindível uma adequação dos contextos escolares às singularidades educativas especiais, de forma a garantir aos alunos um ensino-aprendizagem de qualidade. Dessa forma, após verificar os principais processos desviantes durante a leitura oral em crianças e jovens diagnosticados com dislexia, se buscará produzir e aplicar um software multimídia com jogos educativos, a fim de facilitar e ajudar esses alunos a partir de suas dificuldades a desenvolver uma atitude mais confiante e segura na aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Distúrbios de leitura. Inclusão escolar. Instrumentalização de auxílio a alunos e professores. |
id |
UFF-4_375039e84fd57da56c51998b330c1492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/176 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexiaRESUMO: Este estudo parte da necessidade de uma reflexão em busca de metodologias que favoreçam a prática pedagógica no que se refere ao trabalho inclusivo de crianças e jovens com dislexia. Vê-se que é imprescindível uma adequação dos contextos escolares às singularidades educativas especiais, de forma a garantir aos alunos um ensino-aprendizagem de qualidade. Dessa forma, após verificar os principais processos desviantes durante a leitura oral em crianças e jovens diagnosticados com dislexia, se buscará produzir e aplicar um software multimídia com jogos educativos, a fim de facilitar e ajudar esses alunos a partir de suas dificuldades a desenvolver uma atitude mais confiante e segura na aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Distúrbios de leitura. Inclusão escolar. Instrumentalização de auxílio a alunos e professores.Liceu Literário Português2017-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/17610.18364/rc.v1i52.176Confluência; 2017: número 52; 212-231Confluência; 2017: número 52; 212-231Confluência; 2017: número 52; 212-231Confluência; 2017: número 52; 212-231Confluência; 2017: número 52; 212-2312317-41531415-740310.18364/rc.v1i52reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/176/115Copyright (c) 2021 Jeize de Fátima Batista, Márcia Cristina Zimmerinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Jeize de FátimaZimmer, Márcia Cristina2017-08-26T02:15:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/176Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-08-26T02:15:30Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia |
title |
O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia |
spellingShingle |
O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia Batista, Jeize de Fátima |
title_short |
O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia |
title_full |
O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia |
title_fullStr |
O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia |
title_full_unstemmed |
O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia |
title_sort |
O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia |
author |
Batista, Jeize de Fátima |
author_facet |
Batista, Jeize de Fátima Zimmer, Márcia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Zimmer, Márcia Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Jeize de Fátima Zimmer, Márcia Cristina |
description |
RESUMO: Este estudo parte da necessidade de uma reflexão em busca de metodologias que favoreçam a prática pedagógica no que se refere ao trabalho inclusivo de crianças e jovens com dislexia. Vê-se que é imprescindível uma adequação dos contextos escolares às singularidades educativas especiais, de forma a garantir aos alunos um ensino-aprendizagem de qualidade. Dessa forma, após verificar os principais processos desviantes durante a leitura oral em crianças e jovens diagnosticados com dislexia, se buscará produzir e aplicar um software multimídia com jogos educativos, a fim de facilitar e ajudar esses alunos a partir de suas dificuldades a desenvolver uma atitude mais confiante e segura na aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Distúrbios de leitura. Inclusão escolar. Instrumentalização de auxílio a alunos e professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/176 10.18364/rc.v1i52.176 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/176 |
identifier_str_mv |
10.18364/rc.v1i52.176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/176/115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jeize de Fátima Batista, Márcia Cristina Zimmer info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jeize de Fátima Batista, Márcia Cristina Zimmer |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2017: número 52; 212-231 Confluência; 2017: número 52; 212-231 Confluência; 2017: número 52; 212-231 Confluência; 2017: número 52; 212-231 Confluência; 2017: número 52; 212-231 2317-4153 1415-7403 10.18364/rc.v1i52 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705458281283585 |