Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Beatriz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barreira, Ivone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17509
Resumo: A partir da compreensão das narrativas jornalísticas multimídia como uma das escrituras mais inovadoras do século XXI e da repercussão da reportagem Snow Fall, este artigo propõe uma reflexão sobre transformações que a mistura de linguagens e suportes impõem à formação dos futuros jornalistas. Assume-se que o aperfeiçoamento das grades curriculares e dos processos de aprendizagem pode colaborar para práticas profissionais de maior qualidade, porém os cursos precisam ser repensados. Neste trabalho são focalizados desafios enfrentados por universidades no Brasil e em Portugal, mais especificamente as experiências de ensino na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no curso de Ciências da Comunicação, Assessoria, Jornalismo e Multimídia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
id UFF-5_3fcb94dd8ed702e357fb61a2c5842b60
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17509
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism educationensino de jornalismonarrativas jornalísticas multimídiaSnow FallA partir da compreensão das narrativas jornalísticas multimídia como uma das escrituras mais inovadoras do século XXI e da repercussão da reportagem Snow Fall, este artigo propõe uma reflexão sobre transformações que a mistura de linguagens e suportes impõem à formação dos futuros jornalistas. Assume-se que o aperfeiçoamento das grades curriculares e dos processos de aprendizagem pode colaborar para práticas profissionais de maior qualidade, porém os cursos precisam ser repensados. Neste trabalho são focalizados desafios enfrentados por universidades no Brasil e em Portugal, mais especificamente as experiências de ensino na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no curso de Ciências da Comunicação, Assessoria, Jornalismo e Multimídia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2013-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1750910.22409/contracampo.v0i28.587Contracampo; n. 28 (2013): Dezembro/Março - Mídia e Populismo; 73-912238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i28reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17509/11135Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, BeatrizBarreira, Ivone2018-09-13T17:01:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17509Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:01:24Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education
title Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education
spellingShingle Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education
Becker, Beatriz
ensino de jornalismo
narrativas jornalísticas multimídia
Snow Fall
title_short Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education
title_full Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education
title_fullStr Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education
title_full_unstemmed Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education
title_sort Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education
author Becker, Beatriz
author_facet Becker, Beatriz
Barreira, Ivone
author_role author
author2 Barreira, Ivone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Beatriz
Barreira, Ivone
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de jornalismo
narrativas jornalísticas multimídia
Snow Fall
topic ensino de jornalismo
narrativas jornalísticas multimídia
Snow Fall
description A partir da compreensão das narrativas jornalísticas multimídia como uma das escrituras mais inovadoras do século XXI e da repercussão da reportagem Snow Fall, este artigo propõe uma reflexão sobre transformações que a mistura de linguagens e suportes impõem à formação dos futuros jornalistas. Assume-se que o aperfeiçoamento das grades curriculares e dos processos de aprendizagem pode colaborar para práticas profissionais de maior qualidade, porém os cursos precisam ser repensados. Neste trabalho são focalizados desafios enfrentados por universidades no Brasil e em Portugal, mais especificamente as experiências de ensino na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no curso de Ciências da Comunicação, Assessoria, Jornalismo e Multimídia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17509
10.22409/contracampo.v0i28.587
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17509
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i28.587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17509/11135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 28 (2013): Dezembro/Março - Mídia e Populismo; 73-91
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i28
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705521793531904