Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17509 |
Resumo: | A partir da compreensão das narrativas jornalísticas multimídia como uma das escrituras mais inovadoras do século XXI e da repercussão da reportagem Snow Fall, este artigo propõe uma reflexão sobre transformações que a mistura de linguagens e suportes impõem à formação dos futuros jornalistas. Assume-se que o aperfeiçoamento das grades curriculares e dos processos de aprendizagem pode colaborar para práticas profissionais de maior qualidade, porém os cursos precisam ser repensados. Neste trabalho são focalizados desafios enfrentados por universidades no Brasil e em Portugal, mais especificamente as experiências de ensino na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no curso de Ciências da Comunicação, Assessoria, Jornalismo e Multimídia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. |
id |
UFF-5_3fcb94dd8ed702e357fb61a2c5842b60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17509 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism educationensino de jornalismonarrativas jornalísticas multimídiaSnow FallA partir da compreensão das narrativas jornalísticas multimídia como uma das escrituras mais inovadoras do século XXI e da repercussão da reportagem Snow Fall, este artigo propõe uma reflexão sobre transformações que a mistura de linguagens e suportes impõem à formação dos futuros jornalistas. Assume-se que o aperfeiçoamento das grades curriculares e dos processos de aprendizagem pode colaborar para práticas profissionais de maior qualidade, porém os cursos precisam ser repensados. Neste trabalho são focalizados desafios enfrentados por universidades no Brasil e em Portugal, mais especificamente as experiências de ensino na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no curso de Ciências da Comunicação, Assessoria, Jornalismo e Multimídia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2013-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1750910.22409/contracampo.v0i28.587Contracampo; n. 28 (2013): Dezembro/Março - Mídia e Populismo; 73-912238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i28reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17509/11135Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, BeatrizBarreira, Ivone2018-09-13T17:01:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17509Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:01:24Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education |
title |
Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education |
spellingShingle |
Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education Becker, Beatriz ensino de jornalismo narrativas jornalísticas multimídia Snow Fall |
title_short |
Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education |
title_full |
Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education |
title_fullStr |
Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education |
title_full_unstemmed |
Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education |
title_sort |
Snow Fall: uma avalanche de criatividade e de desafios para o Ensino de Jornalismo / Snow Fall: An avalanche of creativity and challenges to journalism education |
author |
Becker, Beatriz |
author_facet |
Becker, Beatriz Barreira, Ivone |
author_role |
author |
author2 |
Barreira, Ivone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Beatriz Barreira, Ivone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de jornalismo narrativas jornalísticas multimídia Snow Fall |
topic |
ensino de jornalismo narrativas jornalísticas multimídia Snow Fall |
description |
A partir da compreensão das narrativas jornalísticas multimídia como uma das escrituras mais inovadoras do século XXI e da repercussão da reportagem Snow Fall, este artigo propõe uma reflexão sobre transformações que a mistura de linguagens e suportes impõem à formação dos futuros jornalistas. Assume-se que o aperfeiçoamento das grades curriculares e dos processos de aprendizagem pode colaborar para práticas profissionais de maior qualidade, porém os cursos precisam ser repensados. Neste trabalho são focalizados desafios enfrentados por universidades no Brasil e em Portugal, mais especificamente as experiências de ensino na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no curso de Ciências da Comunicação, Assessoria, Jornalismo e Multimídia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17509 10.22409/contracampo.v0i28.587 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17509 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i28.587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17509/11135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; n. 28 (2013): Dezembro/Março - Mídia e Populismo; 73-91 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v0i28 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705521793531904 |