Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17227 |
Resumo: | O presente artigo reflete acerca das relações que se estabelecem entre a fotografia e a memória, e no caso específico da série fotográfica Sobras, de Geraldo de Barros, que inspira este trabalho, a transformação dessa matéria (fotografia e memória) em objeto artístico. Três são os eixos temáticos trabalhados: fotografia, memória e arte. Para refletir acerca da relação entre memória e fotografia a perspectiva teórica é bergsoniana. A relação entre percepção e memória será abordada e a partir dela emerge um conceito fundamental, o de imagem-cristal que, acredita-se caracterizar a série Sobras. Em relação à arte o texto é ancorado em autores que abordam as vanguardas históricas e suas relações com a fotografia bem como aqueles que tratam da Fotografia Moderna no Brasil. Ao final os três eixos são convocados de modo que se possa entender a relação da série Sobras com a memória e sua inserção no universo da arte e da imagem-cristal. |
id |
UFF-5_47f40ac5ec7f7ba845f1613ab90dbceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17227 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de BarrosFotografiaArteMemóriaO presente artigo reflete acerca das relações que se estabelecem entre a fotografia e a memória, e no caso específico da série fotográfica Sobras, de Geraldo de Barros, que inspira este trabalho, a transformação dessa matéria (fotografia e memória) em objeto artístico. Três são os eixos temáticos trabalhados: fotografia, memória e arte. Para refletir acerca da relação entre memória e fotografia a perspectiva teórica é bergsoniana. A relação entre percepção e memória será abordada e a partir dela emerge um conceito fundamental, o de imagem-cristal que, acredita-se caracterizar a série Sobras. Em relação à arte o texto é ancorado em autores que abordam as vanguardas históricas e suas relações com a fotografia bem como aqueles que tratam da Fotografia Moderna no Brasil. Ao final os três eixos são convocados de modo que se possa entender a relação da série Sobras com a memória e sua inserção no universo da arte e da imagem-cristal.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2011-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1722710.22409/contracampo.v0i23.156Contracampo; n. 23 (2011): Crítica Cultural; 86-1152238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i23reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17227/10865Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Gonçalves, Sandra Maria Lúcia2018-09-13T16:28:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17227Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:28:35Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros |
title |
Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros |
spellingShingle |
Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Fotografia Arte Memória |
title_short |
Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros |
title_full |
Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros |
title_fullStr |
Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros |
title_full_unstemmed |
Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros |
title_sort |
Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros |
author |
Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lúcia |
author_facet |
Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Arte Memória |
topic |
Fotografia Arte Memória |
description |
O presente artigo reflete acerca das relações que se estabelecem entre a fotografia e a memória, e no caso específico da série fotográfica Sobras, de Geraldo de Barros, que inspira este trabalho, a transformação dessa matéria (fotografia e memória) em objeto artístico. Três são os eixos temáticos trabalhados: fotografia, memória e arte. Para refletir acerca da relação entre memória e fotografia a perspectiva teórica é bergsoniana. A relação entre percepção e memória será abordada e a partir dela emerge um conceito fundamental, o de imagem-cristal que, acredita-se caracterizar a série Sobras. Em relação à arte o texto é ancorado em autores que abordam as vanguardas históricas e suas relações com a fotografia bem como aqueles que tratam da Fotografia Moderna no Brasil. Ao final os três eixos são convocados de modo que se possa entender a relação da série Sobras com a memória e sua inserção no universo da arte e da imagem-cristal. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17227 10.22409/contracampo.v0i23.156 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17227 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i23.156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17227/10865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; n. 23 (2011): Crítica Cultural; 86-115 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v0i23 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705520719790081 |