Bots como agentes de expressão: regime de visibilidades e o poder de criar redes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regattieri, Lorena Lucas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28504
Resumo: O que aprendemos a respeito da utilização de robôs nas redes sociais e seus efeitos comunicacionais? Considerando as práticas midiáticas contemporâneas, os estudos críticos algorítmicos vêm debatendo uma transformação nos regimes de visibilidade (Magalhães, 2018). Esse artigo retoma um estudo de caso das eleições presidenciais de 2014 sobre o uso de bots no Twitter como agentes de expressão. Ao coletar dados digitais do Twitter, partiu-se de uma técnica quali-quantitativa de análise das redes sociais para cartografar as estratégias de compuatacionais de propaganda. Assim, sob efeito dos bots, as modulações produzidas da interação entre atores humanos e não humanos fornecem novos parâmetros para compreender fenômenos políticos-comunicacionais.
id UFF-5_fc3ba2dea944581d82c16da2e8766578
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28504
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Bots como agentes de expressão: regime de visibilidades e o poder de criar redesbotsvisibilidadeinteligência artificialanálise de redes sociaisO que aprendemos a respeito da utilização de robôs nas redes sociais e seus efeitos comunicacionais? Considerando as práticas midiáticas contemporâneas, os estudos críticos algorítmicos vêm debatendo uma transformação nos regimes de visibilidade (Magalhães, 2018). Esse artigo retoma um estudo de caso das eleições presidenciais de 2014 sobre o uso de bots no Twitter como agentes de expressão. Ao coletar dados digitais do Twitter, partiu-se de uma técnica quali-quantitativa de análise das redes sociais para cartografar as estratégias de compuatacionais de propaganda. Assim, sob efeito dos bots, as modulações produzidas da interação entre atores humanos e não humanos fornecem novos parâmetros para compreender fenômenos políticos-comunicacionais.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2019-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/2850410.22409/contracampo.v38i3.28504Contracampo; v. 38 n. 3 (2019): Temáticas Livres2238-25771414-748310.22409/contracampo.v38i3reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28504/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28504/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRegattieri, Lorena Lucas2020-04-17T16:26:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28504Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2020-04-17T16:26:20Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Bots como agentes de expressão: regime de visibilidades e o poder de criar redes
title Bots como agentes de expressão: regime de visibilidades e o poder de criar redes
spellingShingle Bots como agentes de expressão: regime de visibilidades e o poder de criar redes
Regattieri, Lorena Lucas
bots
visibilidade
inteligência artificial
análise de redes sociais
title_short Bots como agentes de expressão: regime de visibilidades e o poder de criar redes
title_full Bots como agentes de expressão: regime de visibilidades e o poder de criar redes
title_fullStr Bots como agentes de expressão: regime de visibilidades e o poder de criar redes
title_full_unstemmed Bots como agentes de expressão: regime de visibilidades e o poder de criar redes
title_sort Bots como agentes de expressão: regime de visibilidades e o poder de criar redes
author Regattieri, Lorena Lucas
author_facet Regattieri, Lorena Lucas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regattieri, Lorena Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv bots
visibilidade
inteligência artificial
análise de redes sociais
topic bots
visibilidade
inteligência artificial
análise de redes sociais
description O que aprendemos a respeito da utilização de robôs nas redes sociais e seus efeitos comunicacionais? Considerando as práticas midiáticas contemporâneas, os estudos críticos algorítmicos vêm debatendo uma transformação nos regimes de visibilidade (Magalhães, 2018). Esse artigo retoma um estudo de caso das eleições presidenciais de 2014 sobre o uso de bots no Twitter como agentes de expressão. Ao coletar dados digitais do Twitter, partiu-se de uma técnica quali-quantitativa de análise das redes sociais para cartografar as estratégias de compuatacionais de propaganda. Assim, sob efeito dos bots, as modulações produzidas da interação entre atores humanos e não humanos fornecem novos parâmetros para compreender fenômenos políticos-comunicacionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28504
10.22409/contracampo.v38i3.28504
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28504
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v38i3.28504
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28504/pdf
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28504/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; v. 38 n. 3 (2019): Temáticas Livres
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v38i3
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705522301042688