Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gênero |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31150 |
Resumo: | Este artigo discute a construção da identidade de gênero na infânciae analisa as interações entre professoras e crianças em geral e, especialmente,as crianças que transgridem os padrões de gênero que lhes sãoimpostos. Trata de um processo de socialização de gênero caracterizadapor uma disciplina heteronormativa de controle, regulação e normatizaçãodos corpos e dos desejos de meninas e meninos na educação infantil.Revela os espaços da pré-escola como espaços de encontro, confronto econvívio com a diversidade. Nesse contexto, as possibilidades de produção,reprodução e resistência à discriminação de gênero interagem de maneiracomplexa e colocam-nos muitos desafios. |
id |
UFF-8_c19d3d95a528d31714b7dcc4e10c6b08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31150 |
network_acronym_str |
UFF-8 |
network_name_str |
Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infânciaeducação infantilgênerosexualidadeEste artigo discute a construção da identidade de gênero na infânciae analisa as interações entre professoras e crianças em geral e, especialmente,as crianças que transgridem os padrões de gênero que lhes sãoimpostos. Trata de um processo de socialização de gênero caracterizadapor uma disciplina heteronormativa de controle, regulação e normatizaçãodos corpos e dos desejos de meninas e meninos na educação infantil.Revela os espaços da pré-escola como espaços de encontro, confronto econvívio com a diversidade. Nesse contexto, as possibilidades de produção,reprodução e resistência à discriminação de gênero interagem de maneiracomplexa e colocam-nos muitos desafios.ABEC2013-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/3115010.22409/rg.v12i2.414Revista Gênero; v. 12 n. 2 (2012): Revista Gênero2316-11081517-969910.22409/rg.v12i2reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31150/18240Copyright (c) 2019 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessFinco, Daniela2019-08-16T15:20:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31150Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2019-08-16T15:20:38Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância |
title |
Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância |
spellingShingle |
Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância Finco, Daniela educação infantil gênero sexualidade |
title_short |
Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância |
title_full |
Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância |
title_fullStr |
Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância |
title_full_unstemmed |
Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância |
title_sort |
Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância |
author |
Finco, Daniela |
author_facet |
Finco, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Finco, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil gênero sexualidade |
topic |
educação infantil gênero sexualidade |
description |
Este artigo discute a construção da identidade de gênero na infânciae analisa as interações entre professoras e crianças em geral e, especialmente,as crianças que transgridem os padrões de gênero que lhes sãoimpostos. Trata de um processo de socialização de gênero caracterizadapor uma disciplina heteronormativa de controle, regulação e normatizaçãodos corpos e dos desejos de meninas e meninos na educação infantil.Revela os espaços da pré-escola como espaços de encontro, confronto econvívio com a diversidade. Nesse contexto, as possibilidades de produção,reprodução e resistência à discriminação de gênero interagem de maneiracomplexa e colocam-nos muitos desafios. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31150 10.22409/rg.v12i2.414 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31150 |
identifier_str_mv |
10.22409/rg.v12i2.414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31150/18240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gênero; v. 12 n. 2 (2012): Revista Gênero 2316-1108 1517-9699 10.22409/rg.v12i2 reponame:Gênero instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Gênero |
collection |
Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br |
_version_ |
1799319677573267456 |