A CONDICIONALIDADE DE EDUCAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: ENTRE O FAMILISMO E O MATERNALISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende Oliveira, Roberta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gênero
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31267
Resumo: Este trabalho objetiva discutir a relação entre o familismo e o maternalismo presente no programa de transferência de renda Bolsa Família. Mais especificamente, procura-se mostrar como a condicionalidade de educação pode reforçar a responsabilização da família frente à educação de seus filhos, em especial a mãe, ao mesmo tempo em que desloca o objetivo do Programa para uma lógica pró-criança. Como metodologia, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação de um município de pequeno porte, localizado no interior do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se compreender de que forma os educadores locais atribuem sentido à condicionalidade de educação do Programa, com a qual, tanto os alunos e suas famílias, quanto às escolas devem se relacionar
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