INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/960 |
Resumo: | Com a expansão nacional da proposta do Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (ENEC) através da parceria junto ao Ministério da Saúde e ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, conforme a linha do Projeto Vivências e Estágios em Educação Popular em Saúde (VEPOP) e dentro do projeto VER-SUS Extensão, surge a necessídade de grande solidariedade no fluxo de conhecimentos e saberes entre as localidades onde já acontecem as propostas de ações extensionistas reflexivas norteadas pela metodologia do trabalho de Mobilização Coletiva e Individual (Met-MOCI), desenvolvida a partir da síntese de vinte anos de trabalhos de extensão comunitária na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aquelas onde a proposta está em vias de implantação. Assim, este instrumento metodológico se desdobra em quatro eixos que visam trabalhar questões que vão desde programas de organização interna dos trabalhos, até a busca de parcerias, tanto junto aos movimentos sociais como às grandes instituições formais, além, claro, de contribuir na sistematização dos diálogos iniciais junto aos atores sociais das comunidades. A expectativa é que este instrumento metodológico seja um catalisador para os trabalhos de extensão apoiados pela iniciativa do VEPOP e que estes possam ser ensaios de experiências que inovem na amostragem de formas de se integrar ensino e pesquisa a partir da extensão universitária, construindo novas bases de como se gerar conhecimento acadêmico, dialógico e interativo com a dinâmica da sociedade civil brasileira, principalmente naqueles setores nos quais se concentram as classes sociais subalternas. |
id |
UFFS-1_0e1c65ef21d2840779d0f7299139347b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/960 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADESCom a expansão nacional da proposta do Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (ENEC) através da parceria junto ao Ministério da Saúde e ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, conforme a linha do Projeto Vivências e Estágios em Educação Popular em Saúde (VEPOP) e dentro do projeto VER-SUS Extensão, surge a necessídade de grande solidariedade no fluxo de conhecimentos e saberes entre as localidades onde já acontecem as propostas de ações extensionistas reflexivas norteadas pela metodologia do trabalho de Mobilização Coletiva e Individual (Met-MOCI), desenvolvida a partir da síntese de vinte anos de trabalhos de extensão comunitária na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aquelas onde a proposta está em vias de implantação. Assim, este instrumento metodológico se desdobra em quatro eixos que visam trabalhar questões que vão desde programas de organização interna dos trabalhos, até a busca de parcerias, tanto junto aos movimentos sociais como às grandes instituições formais, além, claro, de contribuir na sistematização dos diálogos iniciais junto aos atores sociais das comunidades. A expectativa é que este instrumento metodológico seja um catalisador para os trabalhos de extensão apoiados pela iniciativa do VEPOP e que estes possam ser ensaios de experiências que inovem na amostragem de formas de se integrar ensino e pesquisa a partir da extensão universitária, construindo novas bases de como se gerar conhecimento acadêmico, dialógico e interativo com a dinâmica da sociedade civil brasileira, principalmente naqueles setores nos quais se concentram as classes sociais subalternas.Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2006-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/96010.36661/2358-0399.2006v4i2.960Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 4 n. 2 (2006); 19-25Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 4 No 2 (2006); 19-25Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 4 Núm. 2 (2006); 19-252358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/960/792da Rocha, Vinícius Ximenes M.Falcão, Emmanuel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-21T18:46:56Zoai:ojs.192.168.253.137:article/960Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2017-12-21T18:46:56Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES |
title |
INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES |
spellingShingle |
INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES da Rocha, Vinícius Ximenes M. |
title_short |
INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES |
title_full |
INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES |
title_fullStr |
INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES |
title_full_unstemmed |
INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES |
title_sort |
INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES |
author |
da Rocha, Vinícius Ximenes M. |
author_facet |
da Rocha, Vinícius Ximenes M. Falcão, Emmanuel Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Falcão, Emmanuel Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rocha, Vinícius Ximenes M. Falcão, Emmanuel Fernandes |
description |
Com a expansão nacional da proposta do Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (ENEC) através da parceria junto ao Ministério da Saúde e ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, conforme a linha do Projeto Vivências e Estágios em Educação Popular em Saúde (VEPOP) e dentro do projeto VER-SUS Extensão, surge a necessídade de grande solidariedade no fluxo de conhecimentos e saberes entre as localidades onde já acontecem as propostas de ações extensionistas reflexivas norteadas pela metodologia do trabalho de Mobilização Coletiva e Individual (Met-MOCI), desenvolvida a partir da síntese de vinte anos de trabalhos de extensão comunitária na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aquelas onde a proposta está em vias de implantação. Assim, este instrumento metodológico se desdobra em quatro eixos que visam trabalhar questões que vão desde programas de organização interna dos trabalhos, até a busca de parcerias, tanto junto aos movimentos sociais como às grandes instituições formais, além, claro, de contribuir na sistematização dos diálogos iniciais junto aos atores sociais das comunidades. A expectativa é que este instrumento metodológico seja um catalisador para os trabalhos de extensão apoiados pela iniciativa do VEPOP e que estes possam ser ensaios de experiências que inovem na amostragem de formas de se integrar ensino e pesquisa a partir da extensão universitária, construindo novas bases de como se gerar conhecimento acadêmico, dialógico e interativo com a dinâmica da sociedade civil brasileira, principalmente naqueles setores nos quais se concentram as classes sociais subalternas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/960 10.36661/2358-0399.2006v4i2.960 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/960 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2006v4i2.960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/960/792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 4 n. 2 (2006); 19-25 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 4 No 2 (2006); 19-25 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 4 Núm. 2 (2006); 19-25 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280738294497280 |