INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha, Vinícius Ximenes M.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Falcão, Emmanuel Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/960
Resumo: Com a expansão nacional da proposta do Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (ENEC) através da parceria junto ao Ministério da Saúde e ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, conforme a linha do Projeto Vivências e Estágios em Educação Popular em Saúde (VEPOP) e dentro do projeto VER-SUS Extensão, surge a necessídade de grande solidariedade no fluxo de conhecimentos e saberes entre as localidades onde já acontecem as propostas de ações extensionistas reflexivas norteadas pela metodologia do trabalho de Mobilização Coletiva e Individual (Met-MOCI), desenvolvida a partir da síntese de vinte anos de trabalhos de extensão comunitária na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aquelas onde a proposta está em vias de implantação. Assim, este instrumento metodológico se desdobra em quatro eixos que visam trabalhar questões que vão desde programas de organização interna dos trabalhos, até a busca de parcerias, tanto junto aos movimentos sociais como às grandes instituições formais, além, claro, de contribuir na sistematização dos diálogos iniciais junto aos atores sociais das comunidades. A expectativa é que este instrumento metodológico seja um catalisador para os trabalhos de extensão apoiados pela iniciativa do VEPOP e que estes possam ser ensaios de experiências que inovem na amostragem de formas de se integrar ensino e pesquisa a partir da extensão universitária, construindo novas bases de como se gerar conhecimento acadêmico, dialógico e interativo com a dinâmica da sociedade civil brasileira, principalmente naqueles setores nos quais se concentram as classes sociais subalternas.
id UFFS-1_0e1c65ef21d2840779d0f7299139347b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/960
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADESCom a expansão nacional da proposta do Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (ENEC) através da parceria junto ao Ministério da Saúde e ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, conforme a linha do Projeto Vivências e Estágios em Educação Popular em Saúde (VEPOP) e dentro do projeto VER-SUS Extensão, surge a necessídade de grande solidariedade no fluxo de conhecimentos e saberes entre as localidades onde já acontecem as propostas de ações extensionistas reflexivas norteadas pela metodologia do trabalho de Mobilização Coletiva e Individual (Met-MOCI), desenvolvida a partir da síntese de vinte anos de trabalhos de extensão comunitária na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aquelas onde a proposta está em vias de implantação. Assim, este instrumento metodológico se desdobra em quatro eixos que visam trabalhar questões que vão desde programas de organização interna dos trabalhos, até a busca de parcerias, tanto junto aos movimentos sociais como às grandes instituições formais, além, claro, de contribuir na sistematização dos diálogos iniciais junto aos atores sociais das comunidades. A expectativa é que este instrumento metodológico seja um catalisador para os trabalhos de extensão apoiados pela iniciativa do VEPOP e que estes possam ser ensaios de experiências que inovem na amostragem de formas de se integrar ensino e pesquisa a partir da extensão universitária, construindo novas bases de como se gerar conhecimento acadêmico, dialógico e interativo com a dinâmica da sociedade civil brasileira, principalmente naqueles setores nos quais se concentram as classes sociais subalternas.Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2006-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/96010.36661/2358-0399.2006v4i2.960Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 4 n. 2 (2006); 19-25Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 4 No 2 (2006); 19-25Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 4 Núm. 2 (2006); 19-252358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/960/792da Rocha, Vinícius Ximenes M.Falcão, Emmanuel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-21T18:46:56Zoai:ojs.192.168.253.137:article/960Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2017-12-21T18:46:56Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES
title INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES
spellingShingle INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES
da Rocha, Vinícius Ximenes M.
title_short INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES
title_full INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES
title_fullStr INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES
title_full_unstemmed INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES
title_sort INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES
author da Rocha, Vinícius Ximenes M.
author_facet da Rocha, Vinícius Ximenes M.
Falcão, Emmanuel Fernandes
author_role author
author2 Falcão, Emmanuel Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha, Vinícius Ximenes M.
Falcão, Emmanuel Fernandes
description Com a expansão nacional da proposta do Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (ENEC) através da parceria junto ao Ministério da Saúde e ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, conforme a linha do Projeto Vivências e Estágios em Educação Popular em Saúde (VEPOP) e dentro do projeto VER-SUS Extensão, surge a necessídade de grande solidariedade no fluxo de conhecimentos e saberes entre as localidades onde já acontecem as propostas de ações extensionistas reflexivas norteadas pela metodologia do trabalho de Mobilização Coletiva e Individual (Met-MOCI), desenvolvida a partir da síntese de vinte anos de trabalhos de extensão comunitária na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aquelas onde a proposta está em vias de implantação. Assim, este instrumento metodológico se desdobra em quatro eixos que visam trabalhar questões que vão desde programas de organização interna dos trabalhos, até a busca de parcerias, tanto junto aos movimentos sociais como às grandes instituições formais, além, claro, de contribuir na sistematização dos diálogos iniciais junto aos atores sociais das comunidades. A expectativa é que este instrumento metodológico seja um catalisador para os trabalhos de extensão apoiados pela iniciativa do VEPOP e que estes possam ser ensaios de experiências que inovem na amostragem de formas de se integrar ensino e pesquisa a partir da extensão universitária, construindo novas bases de como se gerar conhecimento acadêmico, dialógico e interativo com a dinâmica da sociedade civil brasileira, principalmente naqueles setores nos quais se concentram as classes sociais subalternas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/960
10.36661/2358-0399.2006v4i2.960
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/960
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2006v4i2.960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/960/792
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 4 n. 2 (2006); 19-25
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 4 No 2 (2006); 19-25
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 4 Núm. 2 (2006); 19-25
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280738294497280