Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taques, Rhuann Carlo Viero
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Araújo, Mariane, Affonso, Ana Lucia Suriani, Kataoka, Adriana Massaê
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12344
Resumo: A Educação Ambiental (EA) em Unidades de Conservação, além atuar na conservação de ambientes naturais, possui a capacidade de resgatar valores éticos e morais perdidos historicamente na relação sociedade/natureza. Quando essa atuação está aliada à Extensão Universitária, torna-se capaz de fomentar interações entre vários atores sociais, de modo a incentivar o engajamento e participação na resolução de problemáticas locais. Neste contexto, o presente manuscrito objetiva, por meio de um relato crítico de experiências, demonstrar como a articulação entre a EA Crítica e a Extensão Universitária Social-Acadêmica pode fomentar o desenvolvimento sociorregional do município de Turvo, Paraná, por meio do incentivo à conservação de suas Estações Ecológicas (ESECs) municipais. Foram realizadas quatro ações principais entre novembro de 2019 e abril de 2021, compreendendo: 1) diagnóstico socioambiental da comunidade do município; 2) curso de formação continuada para os professores de sua rede municipal; 3) reuniões com os gestores municipais e 4) elaboração de materiais socioeducativos a serem socializados com a comunidade. Consideramos que as ações extensionistas realizadas cumpriram sua função acadêmica, social e articuladora, pois proporcionaram a aproximação e sensibilização entre a comunidade escolar e a comunidade gestora do município em relação aos seus aspectos socioambientais, demonstrando que a necessidade de conservação das ESECs possui implicações sociais, econômicas, políticas e culturais. Palavras-chave: Estações Ecológicas; Teoria Crítica; Social-Acadêmica Environmental Education, University Extension Programs and the socio-regional development of Turvo, Paraná Abstract: Environmental Education (EE) in Natural Parks, related to conservation actions of natural environments, can recover ethical and moral values historically lost in the society/nature relation. Moreover, when these actions are combined with University Extension, it could foster interactions between different social actors to encourage engagement and participation in solving local problems. Supported by a critical experience report, this paper aimed to demonstrate how the articulation between critical EE and Social-Academic University Extension can promote the social development of the local region called Turvo, Paraná (Brazil), by encouraging the conservation of its Natural Parks. In this context, four main actions were carried out between November 2019 and April 2021, comprising: 1) socio-environmental diagnosis of the municipality's community, 2) continuing education course for teachers in its municipal network; 3) meetings with municipal managers and 4) elaboration of socio-educational materials to be socialized with the community. We consider that the extension actions carried out fulfilled their academic, social and articulating function, as they provided the approximation and awareness between the school community and the municipal management community about its socio-environmental aspects, demonstrating that the need for conservation of Natural Parks has social, economic, political and cultural implications. Keywords: Ecological Stations; Critical Theory; Social-Academic
id UFFS-1_33a1d39a8d08d471bdfc0351b3037a85
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12344
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, ParanáA Educação Ambiental (EA) em Unidades de Conservação, além atuar na conservação de ambientes naturais, possui a capacidade de resgatar valores éticos e morais perdidos historicamente na relação sociedade/natureza. Quando essa atuação está aliada à Extensão Universitária, torna-se capaz de fomentar interações entre vários atores sociais, de modo a incentivar o engajamento e participação na resolução de problemáticas locais. Neste contexto, o presente manuscrito objetiva, por meio de um relato crítico de experiências, demonstrar como a articulação entre a EA Crítica e a Extensão Universitária Social-Acadêmica pode fomentar o desenvolvimento sociorregional do município de Turvo, Paraná, por meio do incentivo à conservação de suas Estações Ecológicas (ESECs) municipais. Foram realizadas quatro ações principais entre novembro de 2019 e abril de 2021, compreendendo: 1) diagnóstico socioambiental da comunidade do município; 2) curso de formação continuada para os professores de sua rede municipal; 3) reuniões com os gestores municipais e 4) elaboração de materiais socioeducativos a serem socializados com a comunidade. Consideramos que as ações extensionistas realizadas cumpriram sua função acadêmica, social e articuladora, pois proporcionaram a aproximação e sensibilização entre a comunidade escolar e a comunidade gestora do município em relação aos seus aspectos socioambientais, demonstrando que a necessidade de conservação das ESECs possui implicações sociais, econômicas, políticas e culturais. Palavras-chave: Estações Ecológicas; Teoria Crítica; Social-Acadêmica Environmental Education, University Extension Programs and the socio-regional development of Turvo, Paraná Abstract: Environmental Education (EE) in Natural Parks, related to conservation actions of natural environments, can recover ethical and moral values historically lost in the society/nature relation. Moreover, when these actions are combined with University Extension, it could foster interactions between different social actors to encourage engagement and participation in solving local problems. Supported by a critical experience report, this paper aimed to demonstrate how the articulation between critical EE and Social-Academic University Extension can promote the social development of the local region called Turvo, Paraná (Brazil), by encouraging the conservation of its Natural Parks. In this context, four main actions were carried out between November 2019 and April 2021, comprising: 1) socio-environmental diagnosis of the municipality's community, 2) continuing education course for teachers in its municipal network; 3) meetings with municipal managers and 4) elaboration of socio-educational materials to be socialized with the community. We consider that the extension actions carried out fulfilled their academic, social and articulating function, as they provided the approximation and awareness between the school community and the municipal management community about its socio-environmental aspects, demonstrating that the need for conservation of Natural Parks has social, economic, political and cultural implications. Keywords: Ecological Stations; Critical Theory; Social-AcademicUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2022-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1234410.36661/2358-0399.2022v13n1.12344Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 1 (2022); 137-148Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 1 (2022); 137-148Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 1 (2022); 137-1482358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12344/8475Copyright (c) 2022 Rhuann Carlo Viero Taques, Mariane de Araújo, Ana Lucia Suriani Affonso, Adriana Massaê Kataokahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTaques, Rhuann Carlo Vierode Araújo, MarianeAffonso, Ana Lucia SurianiKataoka, Adriana Massaê2022-08-18T17:38:19Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12344Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:38:19Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, Paraná
title Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, Paraná
spellingShingle Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, Paraná
Taques, Rhuann Carlo Viero
title_short Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, Paraná
title_full Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, Paraná
title_fullStr Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, Paraná
title_full_unstemmed Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, Paraná
title_sort Educação Ambiental, Extensão Universitária e o desenvolvimento socioregional de Turvo, Paraná
author Taques, Rhuann Carlo Viero
author_facet Taques, Rhuann Carlo Viero
de Araújo, Mariane
Affonso, Ana Lucia Suriani
Kataoka, Adriana Massaê
author_role author
author2 de Araújo, Mariane
Affonso, Ana Lucia Suriani
Kataoka, Adriana Massaê
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taques, Rhuann Carlo Viero
de Araújo, Mariane
Affonso, Ana Lucia Suriani
Kataoka, Adriana Massaê
description A Educação Ambiental (EA) em Unidades de Conservação, além atuar na conservação de ambientes naturais, possui a capacidade de resgatar valores éticos e morais perdidos historicamente na relação sociedade/natureza. Quando essa atuação está aliada à Extensão Universitária, torna-se capaz de fomentar interações entre vários atores sociais, de modo a incentivar o engajamento e participação na resolução de problemáticas locais. Neste contexto, o presente manuscrito objetiva, por meio de um relato crítico de experiências, demonstrar como a articulação entre a EA Crítica e a Extensão Universitária Social-Acadêmica pode fomentar o desenvolvimento sociorregional do município de Turvo, Paraná, por meio do incentivo à conservação de suas Estações Ecológicas (ESECs) municipais. Foram realizadas quatro ações principais entre novembro de 2019 e abril de 2021, compreendendo: 1) diagnóstico socioambiental da comunidade do município; 2) curso de formação continuada para os professores de sua rede municipal; 3) reuniões com os gestores municipais e 4) elaboração de materiais socioeducativos a serem socializados com a comunidade. Consideramos que as ações extensionistas realizadas cumpriram sua função acadêmica, social e articuladora, pois proporcionaram a aproximação e sensibilização entre a comunidade escolar e a comunidade gestora do município em relação aos seus aspectos socioambientais, demonstrando que a necessidade de conservação das ESECs possui implicações sociais, econômicas, políticas e culturais. Palavras-chave: Estações Ecológicas; Teoria Crítica; Social-Acadêmica Environmental Education, University Extension Programs and the socio-regional development of Turvo, Paraná Abstract: Environmental Education (EE) in Natural Parks, related to conservation actions of natural environments, can recover ethical and moral values historically lost in the society/nature relation. Moreover, when these actions are combined with University Extension, it could foster interactions between different social actors to encourage engagement and participation in solving local problems. Supported by a critical experience report, this paper aimed to demonstrate how the articulation between critical EE and Social-Academic University Extension can promote the social development of the local region called Turvo, Paraná (Brazil), by encouraging the conservation of its Natural Parks. In this context, four main actions were carried out between November 2019 and April 2021, comprising: 1) socio-environmental diagnosis of the municipality's community, 2) continuing education course for teachers in its municipal network; 3) meetings with municipal managers and 4) elaboration of socio-educational materials to be socialized with the community. We consider that the extension actions carried out fulfilled their academic, social and articulating function, as they provided the approximation and awareness between the school community and the municipal management community about its socio-environmental aspects, demonstrating that the need for conservation of Natural Parks has social, economic, political and cultural implications. Keywords: Ecological Stations; Critical Theory; Social-Academic
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12344
10.36661/2358-0399.2022v13n1.12344
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12344
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2022v13n1.12344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12344/8475
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 1 (2022); 137-148
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 1 (2022); 137-148
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 1 (2022); 137-148
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739960684544