O protagonismo infantil e adulto em uma creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valiengo, Amanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leandro, Sofia, Marchi da Silva, Inara, Ribeiro de Noronha, Thais, Silveira, Isabela Franciele, Alves, Valdineia Aparecida, Nunes Pessôa, Âmali Girardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11747
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar e analisar algumas situações que evidenciam o protagonismo de crianças e adultos no processo de aprendizagem da cultura humana, vivenciadas em uma Creche, situada em São João del Rei, MG, no âmbito de um programa de extensão denominado CRIAÇÃO – Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens em Ação, da Universidade Federal de São João del Rei, MG. Tal programa tem como objetivo vivenciar na creche experiências multissensoriais e criativas, com diferentes artes, inventando novas possibilidades de viver - por meio da formação, planejamento, intervenção e avaliação efetivados em parceria entre professoras, coordenação da escola e extensionistas (graduandos e professoras universitárias em Teatro, Artes Aplicadas, Educação Física, Música e Pedagogia).  Neste artigo, analisamos quatro momentos, vivenciados na creche com professoras, extensionistas e crianças, envolvidos na extensão. Descrevemos algumas atividades realizadas e as analisamos com o aporte teórico dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da abordagem de Reggio Emilia. Ao longo do processo, que incluiu a escrita deste artigo, consideramos a necessidade do protagonismo infantil e adulto. Para as professoras, identificamos a necessidade de planejamento, organização do espaço, tempo e materiais que sejam, de fato, flexíveis, observando e permitindo a participação e protagonismo infantis. Para as crianças, identificou-se a necessidade de tempo, espaço e encorajamento para que ampliem sua autonomia com liberdade, resultando em participação e protagonismo, e consequente aprendizagem e desenvolvimento. Palavras-chave: Educação Infantil; Participação; Professora; Criança; Extensão Universitária Child and adult protagonism in a nursery Abstract: This article aims to present and analyze some situations which highlight the protagonism of children and adults in the process of learning human culture. These situations were experienced in the Nursery Celina Viegas, located in São João del Rei, Minas Gerais, Brazil, in the context of a university extension program called Center of Respect for Childhood and its Learnings in Action, at the University of São João de Rei. Such a program aims to promote multisensory and creative experiences at the nursery, with different arts, inventing new possibilities of living. The Program follows through training, planning, intervention, and evaluation in partnership between teachers, school coordination, and the extension team (undergraduate students and university teachers in Theater, Applied Arts, Physical Education, Music, and Pedagogy). This article analyzes four moments experienced with the extension team, nursery teachers, and children involved in the extension program. To do so, we describe some activities and analyze them with the theoretical contribution of the principles of the Historical-Cultural Theory and the Reggio Emilia approach. Along the process, including the writing of this article, we consider the need for the protagonism of the child and the adult. For teachers, we identify the need for planning and organizing of space, time, and materials that are indeed flexible, observing and allowing participation and child protagonism. For children, we identify the need for time, space, and encouragement to increase autonomy with freedom, thus resulting in participation and protagonism, and as a consequence, learning and development. Keywords: Child Education; Participation; Teacher; Child; University Extension
id UFFS-1_369cc6bea282e26c84f3cc6f98d50504
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11747
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling O protagonismo infantil e adulto em uma crecheEste texto tem como objetivo apresentar e analisar algumas situações que evidenciam o protagonismo de crianças e adultos no processo de aprendizagem da cultura humana, vivenciadas em uma Creche, situada em São João del Rei, MG, no âmbito de um programa de extensão denominado CRIAÇÃO – Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens em Ação, da Universidade Federal de São João del Rei, MG. Tal programa tem como objetivo vivenciar na creche experiências multissensoriais e criativas, com diferentes artes, inventando novas possibilidades de viver - por meio da formação, planejamento, intervenção e avaliação efetivados em parceria entre professoras, coordenação da escola e extensionistas (graduandos e professoras universitárias em Teatro, Artes Aplicadas, Educação Física, Música e Pedagogia).  Neste artigo, analisamos quatro momentos, vivenciados na creche com professoras, extensionistas e crianças, envolvidos na extensão. Descrevemos algumas atividades realizadas e as analisamos com o aporte teórico dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da abordagem de Reggio Emilia. Ao longo do processo, que incluiu a escrita deste artigo, consideramos a necessidade do protagonismo infantil e adulto. Para as professoras, identificamos a necessidade de planejamento, organização do espaço, tempo e materiais que sejam, de fato, flexíveis, observando e permitindo a participação e protagonismo infantis. Para as crianças, identificou-se a necessidade de tempo, espaço e encorajamento para que ampliem sua autonomia com liberdade, resultando em participação e protagonismo, e consequente aprendizagem e desenvolvimento. Palavras-chave: Educação Infantil; Participação; Professora; Criança; Extensão Universitária Child and adult protagonism in a nursery Abstract: This article aims to present and analyze some situations which highlight the protagonism of children and adults in the process of learning human culture. These situations were experienced in the Nursery Celina Viegas, located in São João del Rei, Minas Gerais, Brazil, in the context of a university extension program called Center of Respect for Childhood and its Learnings in Action, at the University of São João de Rei. Such a program aims to promote multisensory and creative experiences at the nursery, with different arts, inventing new possibilities of living. The Program follows through training, planning, intervention, and evaluation in partnership between teachers, school coordination, and the extension team (undergraduate students and university teachers in Theater, Applied Arts, Physical Education, Music, and Pedagogy). This article analyzes four moments experienced with the extension team, nursery teachers, and children involved in the extension program. To do so, we describe some activities and analyze them with the theoretical contribution of the principles of the Historical-Cultural Theory and the Reggio Emilia approach. Along the process, including the writing of this article, we consider the need for the protagonism of the child and the adult. For teachers, we identify the need for planning and organizing of space, time, and materials that are indeed flexible, observing and allowing participation and child protagonism. For children, we identify the need for time, space, and encouragement to increase autonomy with freedom, thus resulting in participation and protagonism, and as a consequence, learning and development. Keywords: Child Education; Participation; Teacher; Child; University ExtensionUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1174710.36661/2358-0399.2021v12n3.11747Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 375-385Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 375-385Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 375-3852358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11747/8287Copyright (c) 2021 Amanda Valiengo, Sofia Leandro, Inara Marchi da Silva, Thais Ribeiro de Noronha, Isabela Franciele Silveira, Valdineia Aparecida Alves, Âmali Girardi Nunes Pessôahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValiengo, AmandaLeandro, SofiaMarchi da Silva, InaraRibeiro de Noronha, ThaisSilveira, Isabela FrancieleAlves, Valdineia AparecidaNunes Pessôa, Âmali Girardi2022-08-18T17:39:17Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11747Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:39:17Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O protagonismo infantil e adulto em uma creche
title O protagonismo infantil e adulto em uma creche
spellingShingle O protagonismo infantil e adulto em uma creche
Valiengo, Amanda
title_short O protagonismo infantil e adulto em uma creche
title_full O protagonismo infantil e adulto em uma creche
title_fullStr O protagonismo infantil e adulto em uma creche
title_full_unstemmed O protagonismo infantil e adulto em uma creche
title_sort O protagonismo infantil e adulto em uma creche
author Valiengo, Amanda
author_facet Valiengo, Amanda
Leandro, Sofia
Marchi da Silva, Inara
Ribeiro de Noronha, Thais
Silveira, Isabela Franciele
Alves, Valdineia Aparecida
Nunes Pessôa, Âmali Girardi
author_role author
author2 Leandro, Sofia
Marchi da Silva, Inara
Ribeiro de Noronha, Thais
Silveira, Isabela Franciele
Alves, Valdineia Aparecida
Nunes Pessôa, Âmali Girardi
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valiengo, Amanda
Leandro, Sofia
Marchi da Silva, Inara
Ribeiro de Noronha, Thais
Silveira, Isabela Franciele
Alves, Valdineia Aparecida
Nunes Pessôa, Âmali Girardi
description Este texto tem como objetivo apresentar e analisar algumas situações que evidenciam o protagonismo de crianças e adultos no processo de aprendizagem da cultura humana, vivenciadas em uma Creche, situada em São João del Rei, MG, no âmbito de um programa de extensão denominado CRIAÇÃO – Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens em Ação, da Universidade Federal de São João del Rei, MG. Tal programa tem como objetivo vivenciar na creche experiências multissensoriais e criativas, com diferentes artes, inventando novas possibilidades de viver - por meio da formação, planejamento, intervenção e avaliação efetivados em parceria entre professoras, coordenação da escola e extensionistas (graduandos e professoras universitárias em Teatro, Artes Aplicadas, Educação Física, Música e Pedagogia).  Neste artigo, analisamos quatro momentos, vivenciados na creche com professoras, extensionistas e crianças, envolvidos na extensão. Descrevemos algumas atividades realizadas e as analisamos com o aporte teórico dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da abordagem de Reggio Emilia. Ao longo do processo, que incluiu a escrita deste artigo, consideramos a necessidade do protagonismo infantil e adulto. Para as professoras, identificamos a necessidade de planejamento, organização do espaço, tempo e materiais que sejam, de fato, flexíveis, observando e permitindo a participação e protagonismo infantis. Para as crianças, identificou-se a necessidade de tempo, espaço e encorajamento para que ampliem sua autonomia com liberdade, resultando em participação e protagonismo, e consequente aprendizagem e desenvolvimento. Palavras-chave: Educação Infantil; Participação; Professora; Criança; Extensão Universitária Child and adult protagonism in a nursery Abstract: This article aims to present and analyze some situations which highlight the protagonism of children and adults in the process of learning human culture. These situations were experienced in the Nursery Celina Viegas, located in São João del Rei, Minas Gerais, Brazil, in the context of a university extension program called Center of Respect for Childhood and its Learnings in Action, at the University of São João de Rei. Such a program aims to promote multisensory and creative experiences at the nursery, with different arts, inventing new possibilities of living. The Program follows through training, planning, intervention, and evaluation in partnership between teachers, school coordination, and the extension team (undergraduate students and university teachers in Theater, Applied Arts, Physical Education, Music, and Pedagogy). This article analyzes four moments experienced with the extension team, nursery teachers, and children involved in the extension program. To do so, we describe some activities and analyze them with the theoretical contribution of the principles of the Historical-Cultural Theory and the Reggio Emilia approach. Along the process, including the writing of this article, we consider the need for the protagonism of the child and the adult. For teachers, we identify the need for planning and organizing of space, time, and materials that are indeed flexible, observing and allowing participation and child protagonism. For children, we identify the need for time, space, and encouragement to increase autonomy with freedom, thus resulting in participation and protagonism, and as a consequence, learning and development. Keywords: Child Education; Participation; Teacher; Child; University Extension
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11747
10.36661/2358-0399.2021v12n3.11747
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11747
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12n3.11747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11747/8287
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 375-385
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 375-385
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 375-385
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739917692928