Protagonismo infantil na metodologia de projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berton, Deise
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2748
Resumo: A presente monografia foi desenvolvida tendo como campo de pesquisa duas escolas de educação infantil do município de Ijuí e propõe-se a discutir se por meio da metodologia de projetos é possível à criança ser protagonista no seu processo de aprendizagem. Para tanto, buscou-se referências que discorrem sobre o tema da infância, da metodologia de projetos, da participação e do protagonismo infantil. Dentre os autores referência destacam-se: Barbosa & Horn, para quem a metodologia de projetos faz com que a criança pense sobre temas de sua realidade, desenvolvendo assim sua capacidade de reflexão, exercendo sua crítica e opinião, despertando a curiosidade e o gosto do estudar, do pesquisar e do aprender. Catarina Tomás, que conceitua participação como um processo de negociação entre adulto e criança, um processo embasado em objetivos no qual ambos (criança e adulto) participam ativamente desta caminhada. Evidencia-se que neste processo estão envolvidos os sujeitos professor e crianças, bem como todos os outros sujeitos que compõe a sociedade escolar e a sociedade em geral. Os conceitos de criança e infância, cuidar e educar, professor mediador e a metodologia, também são discutidos no sentido de que destas relações e da mediação pedagógica, nascem ou são ressignificadas as aprendizagens. Este trabalho resultou de estudos teóricos e por meio de pesquisa participante, observando-se práticas pedagógicas, dialogando com os professores e as crianças com o intuito de conhecer e refletir acerca dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da metodologia de projetos. Contudo, ressalta-se que a metodologia de projetos é uma discussão recente no âmbito da educação, e assim, as instituições de ensino estão aos poucos se adaptando a esta realidade, pois colocá-la em prática não é um processo fácil, porém, não é impossível. O importante é que se está dando início a esta caminhada, e com muito estudo, discussões e experimentações chegar-se-á ao objetivo final que é conceber a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem.
id UNIJ_2ac1a7894c78c0320da0d62252b516fe
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2748
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleProtagonismo infantil na metodologia de projetos2015-05-0420142015-05-04T17:21:29Z2015-05-04T17:21:29ZA presente monografia foi desenvolvida tendo como campo de pesquisa duas escolas de educação infantil do município de Ijuí e propõe-se a discutir se por meio da metodologia de projetos é possível à criança ser protagonista no seu processo de aprendizagem. Para tanto, buscou-se referências que discorrem sobre o tema da infância, da metodologia de projetos, da participação e do protagonismo infantil. Dentre os autores referência destacam-se: Barbosa & Horn, para quem a metodologia de projetos faz com que a criança pense sobre temas de sua realidade, desenvolvendo assim sua capacidade de reflexão, exercendo sua crítica e opinião, despertando a curiosidade e o gosto do estudar, do pesquisar e do aprender. Catarina Tomás, que conceitua participação como um processo de negociação entre adulto e criança, um processo embasado em objetivos no qual ambos (criança e adulto) participam ativamente desta caminhada. Evidencia-se que neste processo estão envolvidos os sujeitos professor e crianças, bem como todos os outros sujeitos que compõe a sociedade escolar e a sociedade em geral. Os conceitos de criança e infância, cuidar e educar, professor mediador e a metodologia, também são discutidos no sentido de que destas relações e da mediação pedagógica, nascem ou são ressignificadas as aprendizagens. Este trabalho resultou de estudos teóricos e por meio de pesquisa participante, observando-se práticas pedagógicas, dialogando com os professores e as crianças com o intuito de conhecer e refletir acerca dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da metodologia de projetos. Contudo, ressalta-se que a metodologia de projetos é uma discussão recente no âmbito da educação, e assim, as instituições de ensino estão aos poucos se adaptando a esta realidade, pois colocá-la em prática não é um processo fácil, porém, não é impossível. O importante é que se está dando início a esta caminhada, e com muito estudo, discussões e experimentações chegar-se-á ao objetivo final que é conceber a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem.41 f.Ciências HumanasPedagogiaEducação infantilMetodologia de projetoProtagonismo infantilMediação pedagógicaAprendizagemhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2748DMD_hdl_123456789/2748Berton, Deiseporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDeise%20Berton.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2748/1/Deise%20Berton.pdfapplication/pdf292779http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2748/1/Deise%20Berton.pdfeb15d1b7a7e3b8b28b24fce80cf7ffa9MD5123456789_2748_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Protagonismo infantil na metodologia de projetos
title Protagonismo infantil na metodologia de projetos
spellingShingle Protagonismo infantil na metodologia de projetos
Berton, Deise
Ciências Humanas
Pedagogia
Educação infantil
Metodologia de projeto
Protagonismo infantil
Mediação pedagógica
Aprendizagem
title_short Protagonismo infantil na metodologia de projetos
title_full Protagonismo infantil na metodologia de projetos
title_fullStr Protagonismo infantil na metodologia de projetos
title_full_unstemmed Protagonismo infantil na metodologia de projetos
title_sort Protagonismo infantil na metodologia de projetos
author Berton, Deise
author_facet Berton, Deise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berton, Deise
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Educação infantil
Metodologia de projeto
Protagonismo infantil
Mediação pedagógica
Aprendizagem
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Educação infantil
Metodologia de projeto
Protagonismo infantil
Mediação pedagógica
Aprendizagem
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A presente monografia foi desenvolvida tendo como campo de pesquisa duas escolas de educação infantil do município de Ijuí e propõe-se a discutir se por meio da metodologia de projetos é possível à criança ser protagonista no seu processo de aprendizagem. Para tanto, buscou-se referências que discorrem sobre o tema da infância, da metodologia de projetos, da participação e do protagonismo infantil. Dentre os autores referência destacam-se: Barbosa & Horn, para quem a metodologia de projetos faz com que a criança pense sobre temas de sua realidade, desenvolvendo assim sua capacidade de reflexão, exercendo sua crítica e opinião, despertando a curiosidade e o gosto do estudar, do pesquisar e do aprender. Catarina Tomás, que conceitua participação como um processo de negociação entre adulto e criança, um processo embasado em objetivos no qual ambos (criança e adulto) participam ativamente desta caminhada. Evidencia-se que neste processo estão envolvidos os sujeitos professor e crianças, bem como todos os outros sujeitos que compõe a sociedade escolar e a sociedade em geral. Os conceitos de criança e infância, cuidar e educar, professor mediador e a metodologia, também são discutidos no sentido de que destas relações e da mediação pedagógica, nascem ou são ressignificadas as aprendizagens. Este trabalho resultou de estudos teóricos e por meio de pesquisa participante, observando-se práticas pedagógicas, dialogando com os professores e as crianças com o intuito de conhecer e refletir acerca dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da metodologia de projetos. Contudo, ressalta-se que a metodologia de projetos é uma discussão recente no âmbito da educação, e assim, as instituições de ensino estão aos poucos se adaptando a esta realidade, pois colocá-la em prática não é um processo fácil, porém, não é impossível. O importante é que se está dando início a esta caminhada, e com muito estudo, discussões e experimentações chegar-se-á ao objetivo final que é conceber a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem.
41 f.
description A presente monografia foi desenvolvida tendo como campo de pesquisa duas escolas de educação infantil do município de Ijuí e propõe-se a discutir se por meio da metodologia de projetos é possível à criança ser protagonista no seu processo de aprendizagem. Para tanto, buscou-se referências que discorrem sobre o tema da infância, da metodologia de projetos, da participação e do protagonismo infantil. Dentre os autores referência destacam-se: Barbosa & Horn, para quem a metodologia de projetos faz com que a criança pense sobre temas de sua realidade, desenvolvendo assim sua capacidade de reflexão, exercendo sua crítica e opinião, despertando a curiosidade e o gosto do estudar, do pesquisar e do aprender. Catarina Tomás, que conceitua participação como um processo de negociação entre adulto e criança, um processo embasado em objetivos no qual ambos (criança e adulto) participam ativamente desta caminhada. Evidencia-se que neste processo estão envolvidos os sujeitos professor e crianças, bem como todos os outros sujeitos que compõe a sociedade escolar e a sociedade em geral. Os conceitos de criança e infância, cuidar e educar, professor mediador e a metodologia, também são discutidos no sentido de que destas relações e da mediação pedagógica, nascem ou são ressignificadas as aprendizagens. Este trabalho resultou de estudos teóricos e por meio de pesquisa participante, observando-se práticas pedagógicas, dialogando com os professores e as crianças com o intuito de conhecer e refletir acerca dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da metodologia de projetos. Contudo, ressalta-se que a metodologia de projetos é uma discussão recente no âmbito da educação, e assim, as instituições de ensino estão aos poucos se adaptando a esta realidade, pois colocá-la em prática não é um processo fácil, porém, não é impossível. O importante é que se está dando início a esta caminhada, e com muito estudo, discussões e experimentações chegar-se-á ao objetivo final que é conceber a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2015-05-04T17:21:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-04T17:21:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2748
DMD_hdl_123456789/2748
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2748
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414621832478720