Protagonismo infantil na metodologia de projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2748 |
Resumo: | A presente monografia foi desenvolvida tendo como campo de pesquisa duas escolas de educação infantil do município de Ijuí e propõe-se a discutir se por meio da metodologia de projetos é possível à criança ser protagonista no seu processo de aprendizagem. Para tanto, buscou-se referências que discorrem sobre o tema da infância, da metodologia de projetos, da participação e do protagonismo infantil. Dentre os autores referência destacam-se: Barbosa & Horn, para quem a metodologia de projetos faz com que a criança pense sobre temas de sua realidade, desenvolvendo assim sua capacidade de reflexão, exercendo sua crítica e opinião, despertando a curiosidade e o gosto do estudar, do pesquisar e do aprender. Catarina Tomás, que conceitua participação como um processo de negociação entre adulto e criança, um processo embasado em objetivos no qual ambos (criança e adulto) participam ativamente desta caminhada. Evidencia-se que neste processo estão envolvidos os sujeitos professor e crianças, bem como todos os outros sujeitos que compõe a sociedade escolar e a sociedade em geral. Os conceitos de criança e infância, cuidar e educar, professor mediador e a metodologia, também são discutidos no sentido de que destas relações e da mediação pedagógica, nascem ou são ressignificadas as aprendizagens. Este trabalho resultou de estudos teóricos e por meio de pesquisa participante, observando-se práticas pedagógicas, dialogando com os professores e as crianças com o intuito de conhecer e refletir acerca dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da metodologia de projetos. Contudo, ressalta-se que a metodologia de projetos é uma discussão recente no âmbito da educação, e assim, as instituições de ensino estão aos poucos se adaptando a esta realidade, pois colocá-la em prática não é um processo fácil, porém, não é impossível. O importante é que se está dando início a esta caminhada, e com muito estudo, discussões e experimentações chegar-se-á ao objetivo final que é conceber a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem. |
id |
UNIJ_2ac1a7894c78c0320da0d62252b516fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2748 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleProtagonismo infantil na metodologia de projetos2015-05-0420142015-05-04T17:21:29Z2015-05-04T17:21:29ZA presente monografia foi desenvolvida tendo como campo de pesquisa duas escolas de educação infantil do município de Ijuí e propõe-se a discutir se por meio da metodologia de projetos é possível à criança ser protagonista no seu processo de aprendizagem. Para tanto, buscou-se referências que discorrem sobre o tema da infância, da metodologia de projetos, da participação e do protagonismo infantil. Dentre os autores referência destacam-se: Barbosa & Horn, para quem a metodologia de projetos faz com que a criança pense sobre temas de sua realidade, desenvolvendo assim sua capacidade de reflexão, exercendo sua crítica e opinião, despertando a curiosidade e o gosto do estudar, do pesquisar e do aprender. Catarina Tomás, que conceitua participação como um processo de negociação entre adulto e criança, um processo embasado em objetivos no qual ambos (criança e adulto) participam ativamente desta caminhada. Evidencia-se que neste processo estão envolvidos os sujeitos professor e crianças, bem como todos os outros sujeitos que compõe a sociedade escolar e a sociedade em geral. Os conceitos de criança e infância, cuidar e educar, professor mediador e a metodologia, também são discutidos no sentido de que destas relações e da mediação pedagógica, nascem ou são ressignificadas as aprendizagens. Este trabalho resultou de estudos teóricos e por meio de pesquisa participante, observando-se práticas pedagógicas, dialogando com os professores e as crianças com o intuito de conhecer e refletir acerca dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da metodologia de projetos. Contudo, ressalta-se que a metodologia de projetos é uma discussão recente no âmbito da educação, e assim, as instituições de ensino estão aos poucos se adaptando a esta realidade, pois colocá-la em prática não é um processo fácil, porém, não é impossível. O importante é que se está dando início a esta caminhada, e com muito estudo, discussões e experimentações chegar-se-á ao objetivo final que é conceber a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem.41 f.Ciências HumanasPedagogiaEducação infantilMetodologia de projetoProtagonismo infantilMediação pedagógicaAprendizagemhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2748DMD_hdl_123456789/2748Berton, Deiseporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDeise%20Berton.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2748/1/Deise%20Berton.pdfapplication/pdf292779http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2748/1/Deise%20Berton.pdfeb15d1b7a7e3b8b28b24fce80cf7ffa9MD5123456789_2748_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Protagonismo infantil na metodologia de projetos |
title |
Protagonismo infantil na metodologia de projetos |
spellingShingle |
Protagonismo infantil na metodologia de projetos Berton, Deise Ciências Humanas Pedagogia Educação infantil Metodologia de projeto Protagonismo infantil Mediação pedagógica Aprendizagem |
title_short |
Protagonismo infantil na metodologia de projetos |
title_full |
Protagonismo infantil na metodologia de projetos |
title_fullStr |
Protagonismo infantil na metodologia de projetos |
title_full_unstemmed |
Protagonismo infantil na metodologia de projetos |
title_sort |
Protagonismo infantil na metodologia de projetos |
author |
Berton, Deise |
author_facet |
Berton, Deise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berton, Deise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Educação infantil Metodologia de projeto Protagonismo infantil Mediação pedagógica Aprendizagem |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Educação infantil Metodologia de projeto Protagonismo infantil Mediação pedagógica Aprendizagem |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A presente monografia foi desenvolvida tendo como campo de pesquisa duas escolas de educação infantil do município de Ijuí e propõe-se a discutir se por meio da metodologia de projetos é possível à criança ser protagonista no seu processo de aprendizagem. Para tanto, buscou-se referências que discorrem sobre o tema da infância, da metodologia de projetos, da participação e do protagonismo infantil. Dentre os autores referência destacam-se: Barbosa & Horn, para quem a metodologia de projetos faz com que a criança pense sobre temas de sua realidade, desenvolvendo assim sua capacidade de reflexão, exercendo sua crítica e opinião, despertando a curiosidade e o gosto do estudar, do pesquisar e do aprender. Catarina Tomás, que conceitua participação como um processo de negociação entre adulto e criança, um processo embasado em objetivos no qual ambos (criança e adulto) participam ativamente desta caminhada. Evidencia-se que neste processo estão envolvidos os sujeitos professor e crianças, bem como todos os outros sujeitos que compõe a sociedade escolar e a sociedade em geral. Os conceitos de criança e infância, cuidar e educar, professor mediador e a metodologia, também são discutidos no sentido de que destas relações e da mediação pedagógica, nascem ou são ressignificadas as aprendizagens. Este trabalho resultou de estudos teóricos e por meio de pesquisa participante, observando-se práticas pedagógicas, dialogando com os professores e as crianças com o intuito de conhecer e refletir acerca dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da metodologia de projetos. Contudo, ressalta-se que a metodologia de projetos é uma discussão recente no âmbito da educação, e assim, as instituições de ensino estão aos poucos se adaptando a esta realidade, pois colocá-la em prática não é um processo fácil, porém, não é impossível. O importante é que se está dando início a esta caminhada, e com muito estudo, discussões e experimentações chegar-se-á ao objetivo final que é conceber a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem. 41 f. |
description |
A presente monografia foi desenvolvida tendo como campo de pesquisa duas escolas de educação infantil do município de Ijuí e propõe-se a discutir se por meio da metodologia de projetos é possível à criança ser protagonista no seu processo de aprendizagem. Para tanto, buscou-se referências que discorrem sobre o tema da infância, da metodologia de projetos, da participação e do protagonismo infantil. Dentre os autores referência destacam-se: Barbosa & Horn, para quem a metodologia de projetos faz com que a criança pense sobre temas de sua realidade, desenvolvendo assim sua capacidade de reflexão, exercendo sua crítica e opinião, despertando a curiosidade e o gosto do estudar, do pesquisar e do aprender. Catarina Tomás, que conceitua participação como um processo de negociação entre adulto e criança, um processo embasado em objetivos no qual ambos (criança e adulto) participam ativamente desta caminhada. Evidencia-se que neste processo estão envolvidos os sujeitos professor e crianças, bem como todos os outros sujeitos que compõe a sociedade escolar e a sociedade em geral. Os conceitos de criança e infância, cuidar e educar, professor mediador e a metodologia, também são discutidos no sentido de que destas relações e da mediação pedagógica, nascem ou são ressignificadas as aprendizagens. Este trabalho resultou de estudos teóricos e por meio de pesquisa participante, observando-se práticas pedagógicas, dialogando com os professores e as crianças com o intuito de conhecer e refletir acerca dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da metodologia de projetos. Contudo, ressalta-se que a metodologia de projetos é uma discussão recente no âmbito da educação, e assim, as instituições de ensino estão aos poucos se adaptando a esta realidade, pois colocá-la em prática não é um processo fácil, porém, não é impossível. O importante é que se está dando início a esta caminhada, e com muito estudo, discussões e experimentações chegar-se-á ao objetivo final que é conceber a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2015-05-04T17:21:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-04T17:21:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2748 DMD_hdl_123456789/2748 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2748 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414621832478720 |