CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Isabela Brandão de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soares, Bianka de Oliveira, Pettinelli, Jamine de Almeida, Garcia, Renata, Silva, Cláudia Ribeiro da, Gagliardi, Rachel Fatima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/6838
Resumo: As plantas constituem a base dos ecossistemas e a necessidade de conservar a biodiversidade é imprescindível para a sociedade. O objetivo deste projeto foi conscientizar os alunos de uma escola pública de ensino médio do Rio de Janeiro desta realidade, gerando oportunidade para graduandos e pós-graduandos transmitirem conceitos de biotecnologia aplicada à conservação de plantas. A metodologia consistiu de palestras, documentários em vídeo e visita técnica aos laboratórios do Núcleo de Biotecnologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde os alunos acompanharam a produção e a conservação de plantas in vitro. A avaliação baseou-se na frequência e na participação, além da comparação das respostas a um questionário aplicado no início e ao final do projeto. Foi detectada uma grande variação entre as turmas, tanto na frequência (41-68%), quanto no percentual de acertos nos questionários, inicial (42-57%) e final (53-68%). Contudo, todas as turmas avaliadas apresentaram maior rendimento após a participação no projeto, indicando um efeito positivo nas questões específicas de Biotecnologia e sua aplicação na conservação da Biodiversidade. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Cultura In Vitro, Ensino de Biologia, Biotecnologia Vegetal   In vitro conservation of plant biodiversity: approach in high school Abstract: Plants constitute the base of ecosystems and the need to conserve biodiversity is indispensable for society. The aim of this project was to raise awareness among students of a public high school in Rio de Janeiro, creating opportunity for undergraduate and graduate students to transmit concepts of biotechnology applied to plants’ conservation. The methodology consisted of lectures, videos documentaries and a technical visit to laboratories of the Plant Biotechnology Center of the Rio de Janeiro State University where students saw in vitro production and conservation of plants. The evaluation was based on the attendance and participation, as well as the comparison of the answers to questionnaires applied in the beginning and the end of the project. A large variation in the results between the classes was detected both in the frequency (41-68%) and in the percentage of correct answers in the initial (42-57%) and final (53-68%) questionnaires. However, all evaluated classes showed higher performance after participating in the project, indicating a positive effect on specific issues of biotechnology and its application in biodiversity conservation. Keywords: Sustainable Development, In Vitro Culture, Biology Teaching, Plant Biotechnology     Conservación in vitro de biodiversidad vegetal: enfoque en la enseñanza media Resumen: Las plantas constituyen la base de los ecosistemas y la necesidad de conservar la biodiversidad es imprescindible para la sociedad. El objetivo de este proyecto fue concientizar a los alumnos de la enseñanza media pública de esta realidad, generando oportunidad para graduandos y post-graduandos transmitir conceptos de biotecnología aplicada a la conservación de plantas. La metodología consistió de conferencias, vídeos y visita técnica a los laboratorios del Núcleo de Biotecnología Vegetal de la Universidad del Estado de Río de Janeiro, donde los alumnos acompañaron la producción y la conservación de plantas in vitro. La evaluación se basó en la comparación de las respuestas a un cuestionario aplicado al principio y al final del proyecto. Se detectó una gran variación en los resultados entre las clases, tanto en la frecuencia (41-68%), como en el porcentaje de aciertos en los cuestionarios inicial (42-57%) y final (53-68%). Sin embargo, todas las clases evaluadas presentaron mayor rendimiento después de la aplicación en el proyecto, indicando un efecto positivo en las cuestiones específicas de Biotecnología y su aplicación en la conservación de la Biodiversidad. Palabras-clave: Desarrollo Sostenible, Cultivo In Vitro, Enseñanza de Biología, Biotecnología Vegetal
id UFFS-1_9083f975db95de78f45469cc22449193
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/6838
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIOAs plantas constituem a base dos ecossistemas e a necessidade de conservar a biodiversidade é imprescindível para a sociedade. O objetivo deste projeto foi conscientizar os alunos de uma escola pública de ensino médio do Rio de Janeiro desta realidade, gerando oportunidade para graduandos e pós-graduandos transmitirem conceitos de biotecnologia aplicada à conservação de plantas. A metodologia consistiu de palestras, documentários em vídeo e visita técnica aos laboratórios do Núcleo de Biotecnologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde os alunos acompanharam a produção e a conservação de plantas in vitro. A avaliação baseou-se na frequência e na participação, além da comparação das respostas a um questionário aplicado no início e ao final do projeto. Foi detectada uma grande variação entre as turmas, tanto na frequência (41-68%), quanto no percentual de acertos nos questionários, inicial (42-57%) e final (53-68%). Contudo, todas as turmas avaliadas apresentaram maior rendimento após a participação no projeto, indicando um efeito positivo nas questões específicas de Biotecnologia e sua aplicação na conservação da Biodiversidade. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Cultura In Vitro, Ensino de Biologia, Biotecnologia Vegetal   In vitro conservation of plant biodiversity: approach in high school Abstract: Plants constitute the base of ecosystems and the need to conserve biodiversity is indispensable for society. The aim of this project was to raise awareness among students of a public high school in Rio de Janeiro, creating opportunity for undergraduate and graduate students to transmit concepts of biotechnology applied to plants’ conservation. The methodology consisted of lectures, videos documentaries and a technical visit to laboratories of the Plant Biotechnology Center of the Rio de Janeiro State University where students saw in vitro production and conservation of plants. The evaluation was based on the attendance and participation, as well as the comparison of the answers to questionnaires applied in the beginning and the end of the project. A large variation in the results between the classes was detected both in the frequency (41-68%) and in the percentage of correct answers in the initial (42-57%) and final (53-68%) questionnaires. However, all evaluated classes showed higher performance after participating in the project, indicating a positive effect on specific issues of biotechnology and its application in biodiversity conservation. Keywords: Sustainable Development, In Vitro Culture, Biology Teaching, Plant Biotechnology     Conservación in vitro de biodiversidad vegetal: enfoque en la enseñanza media Resumen: Las plantas constituyen la base de los ecosistemas y la necesidad de conservar la biodiversidad es imprescindible para la sociedad. El objetivo de este proyecto fue concientizar a los alumnos de la enseñanza media pública de esta realidad, generando oportunidad para graduandos y post-graduandos transmitir conceptos de biotecnología aplicada a la conservación de plantas. La metodología consistió de conferencias, vídeos y visita técnica a los laboratorios del Núcleo de Biotecnología Vegetal de la Universidad del Estado de Río de Janeiro, donde los alumnos acompañaron la producción y la conservación de plantas in vitro. La evaluación se basó en la comparación de las respuestas a un cuestionario aplicado al principio y al final del proyecto. Se detectó una gran variación en los resultados entre las clases, tanto en la frecuencia (41-68%), como en el porcentaje de aciertos en los cuestionarios inicial (42-57%) y final (53-68%). Sin embargo, todas las clases evaluadas presentaron mayor rendimiento después de la aplicación en el proyecto, indicando un efecto positivo en las cuestiones específicas de Biotecnología y su aplicación en la conservación de la Biodiversidad. Palabras-clave: Desarrollo Sostenible, Cultivo In Vitro, Enseñanza de Biología, Biotecnología VegetalUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2018-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/683810.24317/2358-0399.2018v9i1.6838Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 1 (2018); 47-56Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 1 (2018); 47-56Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 47-562358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/6838/5143Copyright (c) 2018 Dos autoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Isabela Brandão deSoares, Bianka de OliveiraPettinelli, Jamine de AlmeidaGarcia, RenataSilva, Cláudia Ribeiro daGagliardi, Rachel Fatima2022-08-18T20:52:07Zoai:ojs.192.168.253.137:article/6838Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T20:52:07Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
title CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
Sousa, Isabela Brandão de
title_short CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
title_full CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
title_sort CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
author Sousa, Isabela Brandão de
author_facet Sousa, Isabela Brandão de
Soares, Bianka de Oliveira
Pettinelli, Jamine de Almeida
Garcia, Renata
Silva, Cláudia Ribeiro da
Gagliardi, Rachel Fatima
author_role author
author2 Soares, Bianka de Oliveira
Pettinelli, Jamine de Almeida
Garcia, Renata
Silva, Cláudia Ribeiro da
Gagliardi, Rachel Fatima
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Isabela Brandão de
Soares, Bianka de Oliveira
Pettinelli, Jamine de Almeida
Garcia, Renata
Silva, Cláudia Ribeiro da
Gagliardi, Rachel Fatima
description As plantas constituem a base dos ecossistemas e a necessidade de conservar a biodiversidade é imprescindível para a sociedade. O objetivo deste projeto foi conscientizar os alunos de uma escola pública de ensino médio do Rio de Janeiro desta realidade, gerando oportunidade para graduandos e pós-graduandos transmitirem conceitos de biotecnologia aplicada à conservação de plantas. A metodologia consistiu de palestras, documentários em vídeo e visita técnica aos laboratórios do Núcleo de Biotecnologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde os alunos acompanharam a produção e a conservação de plantas in vitro. A avaliação baseou-se na frequência e na participação, além da comparação das respostas a um questionário aplicado no início e ao final do projeto. Foi detectada uma grande variação entre as turmas, tanto na frequência (41-68%), quanto no percentual de acertos nos questionários, inicial (42-57%) e final (53-68%). Contudo, todas as turmas avaliadas apresentaram maior rendimento após a participação no projeto, indicando um efeito positivo nas questões específicas de Biotecnologia e sua aplicação na conservação da Biodiversidade. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Cultura In Vitro, Ensino de Biologia, Biotecnologia Vegetal   In vitro conservation of plant biodiversity: approach in high school Abstract: Plants constitute the base of ecosystems and the need to conserve biodiversity is indispensable for society. The aim of this project was to raise awareness among students of a public high school in Rio de Janeiro, creating opportunity for undergraduate and graduate students to transmit concepts of biotechnology applied to plants’ conservation. The methodology consisted of lectures, videos documentaries and a technical visit to laboratories of the Plant Biotechnology Center of the Rio de Janeiro State University where students saw in vitro production and conservation of plants. The evaluation was based on the attendance and participation, as well as the comparison of the answers to questionnaires applied in the beginning and the end of the project. A large variation in the results between the classes was detected both in the frequency (41-68%) and in the percentage of correct answers in the initial (42-57%) and final (53-68%) questionnaires. However, all evaluated classes showed higher performance after participating in the project, indicating a positive effect on specific issues of biotechnology and its application in biodiversity conservation. Keywords: Sustainable Development, In Vitro Culture, Biology Teaching, Plant Biotechnology     Conservación in vitro de biodiversidad vegetal: enfoque en la enseñanza media Resumen: Las plantas constituyen la base de los ecosistemas y la necesidad de conservar la biodiversidad es imprescindible para la sociedad. El objetivo de este proyecto fue concientizar a los alumnos de la enseñanza media pública de esta realidad, generando oportunidad para graduandos y post-graduandos transmitir conceptos de biotecnología aplicada a la conservación de plantas. La metodología consistió de conferencias, vídeos y visita técnica a los laboratorios del Núcleo de Biotecnología Vegetal de la Universidad del Estado de Río de Janeiro, donde los alumnos acompañaron la producción y la conservación de plantas in vitro. La evaluación se basó en la comparación de las respuestas a un cuestionario aplicado al principio y al final del proyecto. Se detectó una gran variación en los resultados entre las clases, tanto en la frecuencia (41-68%), como en el porcentaje de aciertos en los cuestionarios inicial (42-57%) y final (53-68%). Sin embargo, todas las clases evaluadas presentaron mayor rendimiento después de la aplicación en el proyecto, indicando un efecto positivo en las cuestiones específicas de Biotecnología y su aplicación en la conservación de la Biodiversidad. Palabras-clave: Desarrollo Sostenible, Cultivo In Vitro, Enseñanza de Biología, Biotecnología Vegetal
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/6838
10.24317/2358-0399.2018v9i1.6838
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/6838
identifier_str_mv 10.24317/2358-0399.2018v9i1.6838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/6838/5143
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Dos autores
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Dos autores
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 1 (2018); 47-56
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 1 (2018); 47-56
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 47-56
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739023257600