Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Azevedo Junior, Edmilson Pinheiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Matos, Adriano José Barbosa, Menezes, Jônatas Feitosa, Póvoas, Amanda Santana, Costa, Saulo Jonas Borges, Moreau, Ana Maria Souza dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12521
Resumo: Com a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e impossibilidade de realizar os projetos de extensão Oficina da Ciência da Terra e Caminhão com Ciência, o Programa de Educação Tutorial em Solos (PET Solos), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), recorreu à produção, divulgação e disponibilização de materiais didáticos com a finalidade de difundir a Ciência do Solo. Cinco graduandos em Agronomia (bolsistas do PET Solos) e uma professora universitária (tutora do grupo), em reuniões semanais, definiram os temas, os conteúdos e a forma de transposição das linguagens científicas utilizadas nas ações de extensão do grupo. Foram delineadas duas cartilhas (“O Universo abaixo dos nossos pés” e “O solo e as plantas: uma íntima relação”) e três jogos (“Jogo da memória”, “Passe e repasse” e “Que solo sou eu”). A produção visual foi desenvolvida com o Canva – software de desenvolvimento visual e audiovisual – e as ilustrações, no software Paint Tool SAI. Os materiais didáticos produzidos foram divulgados no Instagram, no YouTube (PET Solos UESC) e disponibilizados para download. Até o dia 20 de outubro de 2021, as divulgações já registravam 675 e 239 visualizações no Instagram e YouTube, respectivamente. Os materiais didáticos foram utilizados em oficinas, monitorias e nas aulas da disciplina de Pedologia da UESC, totalizando até a data mencionada, 310 estudantes assistidos. Nesse sentido, a sua abrangência e o seu alcance têm promovido o conhecimento e a ampliação dos saberes sobre solos e representam uma efetiva contribuição à educação em cenário pandêmico. Palavras-chave: Cartilha; Jogos didáticos; Ensino em Solos Resignifying the extension during the pandemic with the production and diffusion of didactic materials for education in soils Abstract: With the coronavirus (SARS-CoV-2) pandemic and the impossibility to carry out the extension projects Earth Science Workshop (Oficina da Ciência da Terra) and Truck with Science (Caminhão com Ciência), the Soil Tutorial Education Program (PET Soils) from State University of Santa Cruz (UESC, Brazil), resorted to production, divulgation, and availability of didactic materials to spread the Soil Science. Five graduation students in Agronomy (scholarship holders from PET Soils) and a university professor (tutor of the group), in weekly meetings, defined the topics, content, and the way of scientific language transposition used on the extension actions of the group. Were outlined two booklets (“O Universo abaixo dos nossos pés” - The Universe below our feet, and “O solo e as plantas: uma íntima relação” - The soil and the plants: an intimate relationship) and three education games (“Jogo da memória” – Memory game, “Passe e repasse” – Pass and repass, and “Que solo sou eu” – What soil am I). The visual production was developed on Canva -visual and audiovisual software development- and the illustrations on Paint Tool SAI software. The didactic material produced was spread on Instagram, Youtube (PET Solos UESC, Brazil) and available for download. Until the day 2021, October 20th, the divulgation registered 675 and 239 visualizations on Instagram and Youtube, respectively. The didactic materials were applied on workshops, monitories, and classes of Pedology on UESC, reaching 310 assisted students until the date above. In this sense, its coverage and reach have been promoting expanding the knowledge about soil and represent an effective contribution to soil education in a pandemic scene. Keywords: Booklet; Educational Games; Teaching in Soils
id UFFS-1_9cef40a4fe149fda8de71802413a15ef
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12521
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solosCom a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e impossibilidade de realizar os projetos de extensão Oficina da Ciência da Terra e Caminhão com Ciência, o Programa de Educação Tutorial em Solos (PET Solos), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), recorreu à produção, divulgação e disponibilização de materiais didáticos com a finalidade de difundir a Ciência do Solo. Cinco graduandos em Agronomia (bolsistas do PET Solos) e uma professora universitária (tutora do grupo), em reuniões semanais, definiram os temas, os conteúdos e a forma de transposição das linguagens científicas utilizadas nas ações de extensão do grupo. Foram delineadas duas cartilhas (“O Universo abaixo dos nossos pés” e “O solo e as plantas: uma íntima relação”) e três jogos (“Jogo da memória”, “Passe e repasse” e “Que solo sou eu”). A produção visual foi desenvolvida com o Canva – software de desenvolvimento visual e audiovisual – e as ilustrações, no software Paint Tool SAI. Os materiais didáticos produzidos foram divulgados no Instagram, no YouTube (PET Solos UESC) e disponibilizados para download. Até o dia 20 de outubro de 2021, as divulgações já registravam 675 e 239 visualizações no Instagram e YouTube, respectivamente. Os materiais didáticos foram utilizados em oficinas, monitorias e nas aulas da disciplina de Pedologia da UESC, totalizando até a data mencionada, 310 estudantes assistidos. Nesse sentido, a sua abrangência e o seu alcance têm promovido o conhecimento e a ampliação dos saberes sobre solos e representam uma efetiva contribuição à educação em cenário pandêmico. Palavras-chave: Cartilha; Jogos didáticos; Ensino em Solos Resignifying the extension during the pandemic with the production and diffusion of didactic materials for education in soils Abstract: With the coronavirus (SARS-CoV-2) pandemic and the impossibility to carry out the extension projects Earth Science Workshop (Oficina da Ciência da Terra) and Truck with Science (Caminhão com Ciência), the Soil Tutorial Education Program (PET Soils) from State University of Santa Cruz (UESC, Brazil), resorted to production, divulgation, and availability of didactic materials to spread the Soil Science. Five graduation students in Agronomy (scholarship holders from PET Soils) and a university professor (tutor of the group), in weekly meetings, defined the topics, content, and the way of scientific language transposition used on the extension actions of the group. Were outlined two booklets (“O Universo abaixo dos nossos pés” - The Universe below our feet, and “O solo e as plantas: uma íntima relação” - The soil and the plants: an intimate relationship) and three education games (“Jogo da memória” – Memory game, “Passe e repasse” – Pass and repass, and “Que solo sou eu” – What soil am I). The visual production was developed on Canva -visual and audiovisual software development- and the illustrations on Paint Tool SAI software. The didactic material produced was spread on Instagram, Youtube (PET Solos UESC, Brazil) and available for download. Until the day 2021, October 20th, the divulgation registered 675 and 239 visualizations on Instagram and Youtube, respectively. The didactic materials were applied on workshops, monitories, and classes of Pedology on UESC, reaching 310 assisted students until the date above. In this sense, its coverage and reach have been promoting expanding the knowledge about soil and represent an effective contribution to soil education in a pandemic scene. Keywords: Booklet; Educational Games; Teaching in SoilsUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1252110.36661/2358-0399.2022v13n1.12521Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 1 (2022); 97-110Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 1 (2022); 97-110Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 1 (2022); 97-1102358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12521/8471Copyright (c) 2022 Edmilson Pinheiro de Azevedo Junior, Adriano José Barbosa Matos, Jônatas Feitosa Menezes, Amanda Santana Póvoas, Saulo Jonas Borges Costa, Ana Maria Souza dos Santos Moreauhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo Junior, Edmilson PinheiroMatos, Adriano José BarbosaMenezes, Jônatas FeitosaPóvoas, Amanda SantanaCosta, Saulo Jonas BorgesMoreau, Ana Maria Souza dos Santos2022-08-18T17:38:19Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12521Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:38:19Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solos
title Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solos
spellingShingle Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solos
de Azevedo Junior, Edmilson Pinheiro
title_short Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solos
title_full Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solos
title_fullStr Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solos
title_full_unstemmed Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solos
title_sort Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solos
author de Azevedo Junior, Edmilson Pinheiro
author_facet de Azevedo Junior, Edmilson Pinheiro
Matos, Adriano José Barbosa
Menezes, Jônatas Feitosa
Póvoas, Amanda Santana
Costa, Saulo Jonas Borges
Moreau, Ana Maria Souza dos Santos
author_role author
author2 Matos, Adriano José Barbosa
Menezes, Jônatas Feitosa
Póvoas, Amanda Santana
Costa, Saulo Jonas Borges
Moreau, Ana Maria Souza dos Santos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Azevedo Junior, Edmilson Pinheiro
Matos, Adriano José Barbosa
Menezes, Jônatas Feitosa
Póvoas, Amanda Santana
Costa, Saulo Jonas Borges
Moreau, Ana Maria Souza dos Santos
description Com a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e impossibilidade de realizar os projetos de extensão Oficina da Ciência da Terra e Caminhão com Ciência, o Programa de Educação Tutorial em Solos (PET Solos), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), recorreu à produção, divulgação e disponibilização de materiais didáticos com a finalidade de difundir a Ciência do Solo. Cinco graduandos em Agronomia (bolsistas do PET Solos) e uma professora universitária (tutora do grupo), em reuniões semanais, definiram os temas, os conteúdos e a forma de transposição das linguagens científicas utilizadas nas ações de extensão do grupo. Foram delineadas duas cartilhas (“O Universo abaixo dos nossos pés” e “O solo e as plantas: uma íntima relação”) e três jogos (“Jogo da memória”, “Passe e repasse” e “Que solo sou eu”). A produção visual foi desenvolvida com o Canva – software de desenvolvimento visual e audiovisual – e as ilustrações, no software Paint Tool SAI. Os materiais didáticos produzidos foram divulgados no Instagram, no YouTube (PET Solos UESC) e disponibilizados para download. Até o dia 20 de outubro de 2021, as divulgações já registravam 675 e 239 visualizações no Instagram e YouTube, respectivamente. Os materiais didáticos foram utilizados em oficinas, monitorias e nas aulas da disciplina de Pedologia da UESC, totalizando até a data mencionada, 310 estudantes assistidos. Nesse sentido, a sua abrangência e o seu alcance têm promovido o conhecimento e a ampliação dos saberes sobre solos e representam uma efetiva contribuição à educação em cenário pandêmico. Palavras-chave: Cartilha; Jogos didáticos; Ensino em Solos Resignifying the extension during the pandemic with the production and diffusion of didactic materials for education in soils Abstract: With the coronavirus (SARS-CoV-2) pandemic and the impossibility to carry out the extension projects Earth Science Workshop (Oficina da Ciência da Terra) and Truck with Science (Caminhão com Ciência), the Soil Tutorial Education Program (PET Soils) from State University of Santa Cruz (UESC, Brazil), resorted to production, divulgation, and availability of didactic materials to spread the Soil Science. Five graduation students in Agronomy (scholarship holders from PET Soils) and a university professor (tutor of the group), in weekly meetings, defined the topics, content, and the way of scientific language transposition used on the extension actions of the group. Were outlined two booklets (“O Universo abaixo dos nossos pés” - The Universe below our feet, and “O solo e as plantas: uma íntima relação” - The soil and the plants: an intimate relationship) and three education games (“Jogo da memória” – Memory game, “Passe e repasse” – Pass and repass, and “Que solo sou eu” – What soil am I). The visual production was developed on Canva -visual and audiovisual software development- and the illustrations on Paint Tool SAI software. The didactic material produced was spread on Instagram, Youtube (PET Solos UESC, Brazil) and available for download. Until the day 2021, October 20th, the divulgation registered 675 and 239 visualizations on Instagram and Youtube, respectively. The didactic materials were applied on workshops, monitories, and classes of Pedology on UESC, reaching 310 assisted students until the date above. In this sense, its coverage and reach have been promoting expanding the knowledge about soil and represent an effective contribution to soil education in a pandemic scene. Keywords: Booklet; Educational Games; Teaching in Soils
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12521
10.36661/2358-0399.2022v13n1.12521
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12521
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2022v13n1.12521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12521/8471
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 1 (2022); 97-110
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 1 (2022); 97-110
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 1 (2022); 97-110
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280740037230592