Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950 |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de divulgar as ações do Capacita SUS, atividade de extensão, direcionadas a estudantes do ensino médio em Boa Vista, Roraima, com vistas a discutir e divulgar o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Esse projeto diferencia-se do projeto feito pelo Governo Federal, tendo sido criado para auxiliar as ações de educação em saúde em uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR) durante os anos de 2018 e 2019. As ações foram conduzidas por cinco estudantes de medicina supervisionados por um professor. O processo educativo se deu através de oficinas compostas por dinâmicas em grupo, rodas de conversa, teatro e exposições dialogadas, envolvendo metodologias de avaliação. O presente relato descreve os três encontros feitos com 180 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública. Percebeu-se o acréscimo de conhecimento dos escolares sobre a temática além do forte engajamento dos mesmos no processo educativo. Atividades como essas devem ser estimuladas e repetidas em outros contextos, pois contribuem para solidificar e fortalecer o sistema de saúde. Palavras-chave: Serviço de Saúde Escolar; Educação em Saúde; Promoção da Saúde Capacita SUS: Discussing the health system with high school students Abstract: This is an experience report to disseminate the actions of Capacita SUS, an extension activity performed to the high school students in Boa Vista, Roraima, Brazil, to discuss and disseminate the functioning of the Brazilian unified health system. This project differs from the project carried out by the Federal Government once it has been created to assist health education actions in a discipline of the basic cycle of Medal Scholl at the State University of Roraima (UERR) during the years 2018 and 2019. The actions were conducted by five medical students supervised by a professor. The educational process took place through workshops composed of group dynamics, conversation circles, theater, and dialogue expositions involving evaluation methodologies. This report was based on three meetings held with 180 students in the 3rd year of public high school. The increased knowledge of the students on the theme was noticed, in addition to their strong engagement in the educational process. Activities like these should be encouraged and repeated in other contexts, as they contribute to solidifying and strengthening the health system. Keywords: School Health Services; Health Education; Health Promotion |
id |
UFFS-1_ab808df0d2ed9927d4d728df8c3f0e7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12950 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médioTrata-se de um relato de experiência com o objetivo de divulgar as ações do Capacita SUS, atividade de extensão, direcionadas a estudantes do ensino médio em Boa Vista, Roraima, com vistas a discutir e divulgar o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Esse projeto diferencia-se do projeto feito pelo Governo Federal, tendo sido criado para auxiliar as ações de educação em saúde em uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR) durante os anos de 2018 e 2019. As ações foram conduzidas por cinco estudantes de medicina supervisionados por um professor. O processo educativo se deu através de oficinas compostas por dinâmicas em grupo, rodas de conversa, teatro e exposições dialogadas, envolvendo metodologias de avaliação. O presente relato descreve os três encontros feitos com 180 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública. Percebeu-se o acréscimo de conhecimento dos escolares sobre a temática além do forte engajamento dos mesmos no processo educativo. Atividades como essas devem ser estimuladas e repetidas em outros contextos, pois contribuem para solidificar e fortalecer o sistema de saúde. Palavras-chave: Serviço de Saúde Escolar; Educação em Saúde; Promoção da Saúde Capacita SUS: Discussing the health system with high school students Abstract: This is an experience report to disseminate the actions of Capacita SUS, an extension activity performed to the high school students in Boa Vista, Roraima, Brazil, to discuss and disseminate the functioning of the Brazilian unified health system. This project differs from the project carried out by the Federal Government once it has been created to assist health education actions in a discipline of the basic cycle of Medal Scholl at the State University of Roraima (UERR) during the years 2018 and 2019. The actions were conducted by five medical students supervised by a professor. The educational process took place through workshops composed of group dynamics, conversation circles, theater, and dialogue expositions involving evaluation methodologies. This report was based on three meetings held with 180 students in the 3rd year of public high school. The increased knowledge of the students on the theme was noticed, in addition to their strong engagement in the educational process. Activities like these should be encouraged and repeated in other contexts, as they contribute to solidifying and strengthening the health system. Keywords: School Health Services; Health Education; Health PromotionEste es un relato de experiencia educativa con el objetivo de difundir las acciones de Capacita SUS dirigidas a estudiantes de enseñanza media en Boa Vista-Roraima, que tiene como objetivo discutir y difundir el funcionamiento del sistema de salud con los escolares participantes. Las acciones fueron realizadas por estudiantes de medicina supervisados por profesores. El proceso educativo se desarrolló a través de talleres compuestos por dinámicas, círculos de conversación, teatro y exposiciones dialogadas, involucrando metodologías de evaluación. Se notó el aumento del conocimiento de los estudiantes sobre el tema además de su fuerte compromiso en el proceso educativo. Actividades como estas deben ser incentivadas y repetidas en otros contextos, ya que contribuyen a solidificar y fortalecer el sistema de salud.Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1295010.29327/2303474.14.3-4Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 251-258Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 251-258Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 251-2582358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950/8975Copyright (c) 2023 Loeste Arruda-Barbosa, Josué Rulian Mendes Paneque, Sanna Castro Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArruda-Barbosa, LoesteMendes Paneque, Josué RulianTavares, Sanna Castro2024-05-06T13:50:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12950Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-06T13:50:13Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio |
title |
Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio Arruda-Barbosa, Loeste |
title_short |
Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio |
title_full |
Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio |
title_sort |
Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio |
author |
Arruda-Barbosa, Loeste |
author_facet |
Arruda-Barbosa, Loeste Mendes Paneque, Josué Rulian Tavares, Sanna Castro |
author_role |
author |
author2 |
Mendes Paneque, Josué Rulian Tavares, Sanna Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda-Barbosa, Loeste Mendes Paneque, Josué Rulian Tavares, Sanna Castro |
description |
Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de divulgar as ações do Capacita SUS, atividade de extensão, direcionadas a estudantes do ensino médio em Boa Vista, Roraima, com vistas a discutir e divulgar o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Esse projeto diferencia-se do projeto feito pelo Governo Federal, tendo sido criado para auxiliar as ações de educação em saúde em uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR) durante os anos de 2018 e 2019. As ações foram conduzidas por cinco estudantes de medicina supervisionados por um professor. O processo educativo se deu através de oficinas compostas por dinâmicas em grupo, rodas de conversa, teatro e exposições dialogadas, envolvendo metodologias de avaliação. O presente relato descreve os três encontros feitos com 180 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública. Percebeu-se o acréscimo de conhecimento dos escolares sobre a temática além do forte engajamento dos mesmos no processo educativo. Atividades como essas devem ser estimuladas e repetidas em outros contextos, pois contribuem para solidificar e fortalecer o sistema de saúde. Palavras-chave: Serviço de Saúde Escolar; Educação em Saúde; Promoção da Saúde Capacita SUS: Discussing the health system with high school students Abstract: This is an experience report to disseminate the actions of Capacita SUS, an extension activity performed to the high school students in Boa Vista, Roraima, Brazil, to discuss and disseminate the functioning of the Brazilian unified health system. This project differs from the project carried out by the Federal Government once it has been created to assist health education actions in a discipline of the basic cycle of Medal Scholl at the State University of Roraima (UERR) during the years 2018 and 2019. The actions were conducted by five medical students supervised by a professor. The educational process took place through workshops composed of group dynamics, conversation circles, theater, and dialogue expositions involving evaluation methodologies. This report was based on three meetings held with 180 students in the 3rd year of public high school. The increased knowledge of the students on the theme was noticed, in addition to their strong engagement in the educational process. Activities like these should be encouraged and repeated in other contexts, as they contribute to solidifying and strengthening the health system. Keywords: School Health Services; Health Education; Health Promotion |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950 10.29327/2303474.14.3-4 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950 |
identifier_str_mv |
10.29327/2303474.14.3-4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950/8975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Loeste Arruda-Barbosa, Josué Rulian Mendes Paneque, Sanna Castro Tavares http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Loeste Arruda-Barbosa, Josué Rulian Mendes Paneque, Sanna Castro Tavares http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 251-258 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 251-258 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 251-258 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280740415766528 |