Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512 |
Resumo: | O conhecimento básico sobre a neurociência é importante em diversos aspectos da vida, já que permite o entendimento de processos neurais presentes em nosso dia a dia, como a cognição e a aprendizagem. Para o professor, principal mediador da construção do conhecimento na sala de aula, o conhecimento desta temática é importante para facilitar sua prática pedagógica, já que a neurociência contribui para a compreensão dos processos cognitivos e das individualidades de cada aluno. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores da Educação Básica do município de Uruguaiana/RS acerca da neurociência e sua importância para a educação, antes e após a realização da oitava edição do curso de formação continuada intitulado “Curso de Neurociência Aplicada à Educação”. No total, vinte e oito (28) professores participaram do curso, que abordou diferentes temas: neurociência e educação, neuroanatomia, neurofisiologia, neurobiologia da aprendizagem e memória, fatores que interferem na aprendizagem e inovação pedagógica. De acordo com a percepção dos professores, o curso ministrado foi de fundamental importância para a aquisição de novos conhecimentos sobre a neurociência, e todos concordaram que os conceitos abordados podem ser aplicados para melhorar sua prática pedagógica e seu ambiente de ensino. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Cérebro; Professor Continuing training in neuroscience: perceptions of basic education teachers Abstract: Basic neuroscience knowledge is important in all aspects of life, as it allows the understanding of neural processes present in our daily lives, such as cognition and learning. For the teacher, the central mediator of knowledge in the classroom, it is essential to understand this theme since it can facilitate his pedagogical practice since neuroscience teaches to understand the student through their individualities. This study aims to report the perception and knowledge of primary education teachers in Uruguaiana, Rio Grande do Sul state, Brazil, about neuroscience, before and after the eighth edition of the continuing education course entitled "Course of Neuroscience Applied to Education." In total, twenty-eight (28) teachers participated in the course, divided into two modules that addressed different themes: neuroscience and education, neuroanatomy, neurophysiology, the neurobiology of learning and memory, factors that interfere in learning, and pedagogical innovation. According to the teachers' perception, the course taught was of fundamental importance for acquiring new knowledge about neuroscience, and everyone agreed on the possible applicability of the concepts covered to improve their pedagogical practice and their teaching environment. Keywords: Learning; Teaching; Brain; Teacher |
id |
UFFS-1_b78a53e2c92ec148f40570f0f371f9c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11512 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básicaO conhecimento básico sobre a neurociência é importante em diversos aspectos da vida, já que permite o entendimento de processos neurais presentes em nosso dia a dia, como a cognição e a aprendizagem. Para o professor, principal mediador da construção do conhecimento na sala de aula, o conhecimento desta temática é importante para facilitar sua prática pedagógica, já que a neurociência contribui para a compreensão dos processos cognitivos e das individualidades de cada aluno. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores da Educação Básica do município de Uruguaiana/RS acerca da neurociência e sua importância para a educação, antes e após a realização da oitava edição do curso de formação continuada intitulado “Curso de Neurociência Aplicada à Educação”. No total, vinte e oito (28) professores participaram do curso, que abordou diferentes temas: neurociência e educação, neuroanatomia, neurofisiologia, neurobiologia da aprendizagem e memória, fatores que interferem na aprendizagem e inovação pedagógica. De acordo com a percepção dos professores, o curso ministrado foi de fundamental importância para a aquisição de novos conhecimentos sobre a neurociência, e todos concordaram que os conceitos abordados podem ser aplicados para melhorar sua prática pedagógica e seu ambiente de ensino. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Cérebro; Professor Continuing training in neuroscience: perceptions of basic education teachers Abstract: Basic neuroscience knowledge is important in all aspects of life, as it allows the understanding of neural processes present in our daily lives, such as cognition and learning. For the teacher, the central mediator of knowledge in the classroom, it is essential to understand this theme since it can facilitate his pedagogical practice since neuroscience teaches to understand the student through their individualities. This study aims to report the perception and knowledge of primary education teachers in Uruguaiana, Rio Grande do Sul state, Brazil, about neuroscience, before and after the eighth edition of the continuing education course entitled "Course of Neuroscience Applied to Education." In total, twenty-eight (28) teachers participated in the course, divided into two modules that addressed different themes: neuroscience and education, neuroanatomy, neurophysiology, the neurobiology of learning and memory, factors that interfere in learning, and pedagogical innovation. According to the teachers' perception, the course taught was of fundamental importance for acquiring new knowledge about neuroscience, and everyone agreed on the possible applicability of the concepts covered to improve their pedagogical practice and their teaching environment. Keywords: Learning; Teaching; Brain; TeacherUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1151210.36661/2358-0399.2020v11i3.11512Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 361-376Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 361-376Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 361-3762358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512/7510Copyright (c) 2020 Karine Ramires Lima, Luiza Freitas Lopes, Náthaly Marks, Ronan Moura Franco, Elena Maria Billig Mello, Pâmela B Mello-Carpeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Karine RamiresLopes, Luiza FreitasMarks, NáthalyFranco, Ronan MouraMello, Elena Maria BilligMello-Carpes, Pâmela B2022-08-18T17:49:04Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11512Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:49:04Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica |
title |
Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica |
spellingShingle |
Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica Lima, Karine Ramires |
title_short |
Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica |
title_full |
Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica |
title_fullStr |
Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica |
title_full_unstemmed |
Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica |
title_sort |
Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica |
author |
Lima, Karine Ramires |
author_facet |
Lima, Karine Ramires Lopes, Luiza Freitas Marks, Náthaly Franco, Ronan Moura Mello, Elena Maria Billig Mello-Carpes, Pâmela B |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Luiza Freitas Marks, Náthaly Franco, Ronan Moura Mello, Elena Maria Billig Mello-Carpes, Pâmela B |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Karine Ramires Lopes, Luiza Freitas Marks, Náthaly Franco, Ronan Moura Mello, Elena Maria Billig Mello-Carpes, Pâmela B |
description |
O conhecimento básico sobre a neurociência é importante em diversos aspectos da vida, já que permite o entendimento de processos neurais presentes em nosso dia a dia, como a cognição e a aprendizagem. Para o professor, principal mediador da construção do conhecimento na sala de aula, o conhecimento desta temática é importante para facilitar sua prática pedagógica, já que a neurociência contribui para a compreensão dos processos cognitivos e das individualidades de cada aluno. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores da Educação Básica do município de Uruguaiana/RS acerca da neurociência e sua importância para a educação, antes e após a realização da oitava edição do curso de formação continuada intitulado “Curso de Neurociência Aplicada à Educação”. No total, vinte e oito (28) professores participaram do curso, que abordou diferentes temas: neurociência e educação, neuroanatomia, neurofisiologia, neurobiologia da aprendizagem e memória, fatores que interferem na aprendizagem e inovação pedagógica. De acordo com a percepção dos professores, o curso ministrado foi de fundamental importância para a aquisição de novos conhecimentos sobre a neurociência, e todos concordaram que os conceitos abordados podem ser aplicados para melhorar sua prática pedagógica e seu ambiente de ensino. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Cérebro; Professor Continuing training in neuroscience: perceptions of basic education teachers Abstract: Basic neuroscience knowledge is important in all aspects of life, as it allows the understanding of neural processes present in our daily lives, such as cognition and learning. For the teacher, the central mediator of knowledge in the classroom, it is essential to understand this theme since it can facilitate his pedagogical practice since neuroscience teaches to understand the student through their individualities. This study aims to report the perception and knowledge of primary education teachers in Uruguaiana, Rio Grande do Sul state, Brazil, about neuroscience, before and after the eighth edition of the continuing education course entitled "Course of Neuroscience Applied to Education." In total, twenty-eight (28) teachers participated in the course, divided into two modules that addressed different themes: neuroscience and education, neuroanatomy, neurophysiology, the neurobiology of learning and memory, factors that interfere in learning, and pedagogical innovation. According to the teachers' perception, the course taught was of fundamental importance for acquiring new knowledge about neuroscience, and everyone agreed on the possible applicability of the concepts covered to improve their pedagogical practice and their teaching environment. Keywords: Learning; Teaching; Brain; Teacher |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512 10.36661/2358-0399.2020v11i3.11512 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2020v11i3.11512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512/7510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 361-376 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 361-376 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 361-376 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280739823321088 |