NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393 |
Resumo: | Esse artigo tem o propósito de refletir sobre a articulação entre neurociência e a formação inicial, permanente e continuada de docentes. Para tanto, foi necessário identificar a contribuição da neurociência para educação; verificar as disciplinas que podem dialogar com a neurociência; e, propor uma abordagem pautada na neurociência para formação docente. Esta pesquisa baseou-se em estratégia qualitativa, participante e bibliográfica, e realizou-se por meio de uma pesquisa de campo. A coleta de dados contemplou um questionário aplicado com 17 acadêmicos matriculados na - disciplina “Corpo e Movimento” oferecido por um curso de pedagogia do estado de Santa Catarina. Para análise dos dados optamos pela Análise Discursiva textual de Morais e Galiazzi (2011). Como resultado, podemos considerar que os acadêmicos anseiam em aprofundar seus conhecimentos pautando seus estudos sobre o tema pois contribui para atualização das bases pedagógicas e para o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNIPLAC_fc9083ecb4663189b6468dceb780be1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/393 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORESNeurociência. Formação inicial. Formação permanente. Formação continuada.Esse artigo tem o propósito de refletir sobre a articulação entre neurociência e a formação inicial, permanente e continuada de docentes. Para tanto, foi necessário identificar a contribuição da neurociência para educação; verificar as disciplinas que podem dialogar com a neurociência; e, propor uma abordagem pautada na neurociência para formação docente. Esta pesquisa baseou-se em estratégia qualitativa, participante e bibliográfica, e realizou-se por meio de uma pesquisa de campo. A coleta de dados contemplou um questionário aplicado com 17 acadêmicos matriculados na - disciplina “Corpo e Movimento” oferecido por um curso de pedagogia do estado de Santa Catarina. Para análise dos dados optamos pela Análise Discursiva textual de Morais e Galiazzi (2011). Como resultado, podemos considerar que os acadêmicos anseiam em aprofundar seus conhecimentos pautando seus estudos sobre o tema pois contribui para atualização das bases pedagógicas e para o processo de ensino e aprendizagem.Editora ICEPda Silva da Luz Severo, RegianeFeijó de Andrade, Izabel Cristina2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393Revista GepesVida; v. 6, n. 14 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393/213info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T18:33:03Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/393Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-07-29T18:33:03Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES |
title |
NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES |
spellingShingle |
NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES da Silva da Luz Severo, Regiane Neurociência. Formação inicial. Formação permanente. Formação continuada. |
title_short |
NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES |
title_full |
NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES |
title_fullStr |
NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES |
title_sort |
NEUROCIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL, PERMANENTE E CONTINUADA DOS PROFESSORES |
author |
da Silva da Luz Severo, Regiane |
author_facet |
da Silva da Luz Severo, Regiane Feijó de Andrade, Izabel Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Feijó de Andrade, Izabel Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva da Luz Severo, Regiane Feijó de Andrade, Izabel Cristina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurociência. Formação inicial. Formação permanente. Formação continuada. |
topic |
Neurociência. Formação inicial. Formação permanente. Formação continuada. |
description |
Esse artigo tem o propósito de refletir sobre a articulação entre neurociência e a formação inicial, permanente e continuada de docentes. Para tanto, foi necessário identificar a contribuição da neurociência para educação; verificar as disciplinas que podem dialogar com a neurociência; e, propor uma abordagem pautada na neurociência para formação docente. Esta pesquisa baseou-se em estratégia qualitativa, participante e bibliográfica, e realizou-se por meio de uma pesquisa de campo. A coleta de dados contemplou um questionário aplicado com 17 acadêmicos matriculados na - disciplina “Corpo e Movimento” oferecido por um curso de pedagogia do estado de Santa Catarina. Para análise dos dados optamos pela Análise Discursiva textual de Morais e Galiazzi (2011). Como resultado, podemos considerar que os acadêmicos anseiam em aprofundar seus conhecimentos pautando seus estudos sobre o tema pois contribui para atualização das bases pedagógicas e para o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/393/213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 6, n. 14 (2020): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699399053312 |