Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Karine Ramires
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Luiza Freitas, Marks, Náthaly, Franco, Ronan Moura, Mello, Elena Maria Billig, Mello-Carpes, Pâmela B
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512
Resumo: O conhecimento básico sobre a neurociência é importante em diversos aspectos da vida, já que permite o entendimento de processos neurais presentes em nosso dia a dia, como a cognição e a aprendizagem. Para o professor, principal mediador da construção do conhecimento na sala de aula, o conhecimento desta temática é importante para facilitar sua prática pedagógica, já que a neurociência contribui para a compreensão dos processos cognitivos e das individualidades de cada aluno. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores da Educação Básica do município de Uruguaiana/RS acerca da neurociência e sua importância para a educação, antes e após a realização da oitava edição do curso de formação continuada intitulado “Curso de Neurociência Aplicada à Educação”. No total, vinte e oito (28) professores participaram do curso, que abordou diferentes temas: neurociência e educação, neuroanatomia, neurofisiologia, neurobiologia da aprendizagem e memória, fatores que interferem na aprendizagem e inovação pedagógica. De acordo com a percepção dos professores, o curso ministrado foi de fundamental importância para a aquisição de novos conhecimentos sobre a neurociência, e todos concordaram que os conceitos abordados podem ser aplicados para melhorar sua prática pedagógica e seu ambiente de ensino. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Cérebro; Professor   Continuing training in neuroscience: perceptions of basic education teachers   Abstract: Basic neuroscience knowledge is important in all aspects of life, as it allows the understanding of neural processes present in our daily lives, such as cognition and learning. For the teacher, the central mediator of knowledge in the classroom, it is essential to understand this theme since it can facilitate his pedagogical practice since neuroscience teaches to understand the student through their individualities. This study aims to report the perception and knowledge of primary education teachers in Uruguaiana, Rio Grande do Sul state, Brazil, about neuroscience, before and after the eighth edition of the continuing education course entitled "Course of Neuroscience Applied to Education." In total, twenty-eight (28) teachers participated in the course, divided into two modules that addressed different themes: neuroscience and education, neuroanatomy, neurophysiology, the neurobiology of learning and memory, factors that interfere in learning, and pedagogical innovation. According to the teachers' perception, the course taught was of fundamental importance for acquiring new knowledge about neuroscience, and everyone agreed on the possible applicability of the concepts covered to improve their pedagogical practice and their teaching environment. Keywords: Learning; Teaching; Brain; Teacher
id UFFS-1_b78a53e2c92ec148f40570f0f371f9c6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11512
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básicaO conhecimento básico sobre a neurociência é importante em diversos aspectos da vida, já que permite o entendimento de processos neurais presentes em nosso dia a dia, como a cognição e a aprendizagem. Para o professor, principal mediador da construção do conhecimento na sala de aula, o conhecimento desta temática é importante para facilitar sua prática pedagógica, já que a neurociência contribui para a compreensão dos processos cognitivos e das individualidades de cada aluno. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores da Educação Básica do município de Uruguaiana/RS acerca da neurociência e sua importância para a educação, antes e após a realização da oitava edição do curso de formação continuada intitulado “Curso de Neurociência Aplicada à Educação”. No total, vinte e oito (28) professores participaram do curso, que abordou diferentes temas: neurociência e educação, neuroanatomia, neurofisiologia, neurobiologia da aprendizagem e memória, fatores que interferem na aprendizagem e inovação pedagógica. De acordo com a percepção dos professores, o curso ministrado foi de fundamental importância para a aquisição de novos conhecimentos sobre a neurociência, e todos concordaram que os conceitos abordados podem ser aplicados para melhorar sua prática pedagógica e seu ambiente de ensino. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Cérebro; Professor   Continuing training in neuroscience: perceptions of basic education teachers   Abstract: Basic neuroscience knowledge is important in all aspects of life, as it allows the understanding of neural processes present in our daily lives, such as cognition and learning. For the teacher, the central mediator of knowledge in the classroom, it is essential to understand this theme since it can facilitate his pedagogical practice since neuroscience teaches to understand the student through their individualities. This study aims to report the perception and knowledge of primary education teachers in Uruguaiana, Rio Grande do Sul state, Brazil, about neuroscience, before and after the eighth edition of the continuing education course entitled "Course of Neuroscience Applied to Education." In total, twenty-eight (28) teachers participated in the course, divided into two modules that addressed different themes: neuroscience and education, neuroanatomy, neurophysiology, the neurobiology of learning and memory, factors that interfere in learning, and pedagogical innovation. According to the teachers' perception, the course taught was of fundamental importance for acquiring new knowledge about neuroscience, and everyone agreed on the possible applicability of the concepts covered to improve their pedagogical practice and their teaching environment. Keywords: Learning; Teaching; Brain; TeacherUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1151210.36661/2358-0399.2020v11i3.11512Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 361-376Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 361-376Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 361-3762358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512/7510Copyright (c) 2020 Karine Ramires Lima, Luiza Freitas Lopes, Náthaly Marks, Ronan Moura Franco, Elena Maria Billig Mello, Pâmela B Mello-Carpeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Karine RamiresLopes, Luiza FreitasMarks, NáthalyFranco, Ronan MouraMello, Elena Maria BilligMello-Carpes, Pâmela B2022-08-18T17:49:04Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11512Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:49:04Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica
title Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica
spellingShingle Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica
Lima, Karine Ramires
title_short Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica
title_full Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica
title_fullStr Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica
title_full_unstemmed Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica
title_sort Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica
author Lima, Karine Ramires
author_facet Lima, Karine Ramires
Lopes, Luiza Freitas
Marks, Náthaly
Franco, Ronan Moura
Mello, Elena Maria Billig
Mello-Carpes, Pâmela B
author_role author
author2 Lopes, Luiza Freitas
Marks, Náthaly
Franco, Ronan Moura
Mello, Elena Maria Billig
Mello-Carpes, Pâmela B
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Karine Ramires
Lopes, Luiza Freitas
Marks, Náthaly
Franco, Ronan Moura
Mello, Elena Maria Billig
Mello-Carpes, Pâmela B
description O conhecimento básico sobre a neurociência é importante em diversos aspectos da vida, já que permite o entendimento de processos neurais presentes em nosso dia a dia, como a cognição e a aprendizagem. Para o professor, principal mediador da construção do conhecimento na sala de aula, o conhecimento desta temática é importante para facilitar sua prática pedagógica, já que a neurociência contribui para a compreensão dos processos cognitivos e das individualidades de cada aluno. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores da Educação Básica do município de Uruguaiana/RS acerca da neurociência e sua importância para a educação, antes e após a realização da oitava edição do curso de formação continuada intitulado “Curso de Neurociência Aplicada à Educação”. No total, vinte e oito (28) professores participaram do curso, que abordou diferentes temas: neurociência e educação, neuroanatomia, neurofisiologia, neurobiologia da aprendizagem e memória, fatores que interferem na aprendizagem e inovação pedagógica. De acordo com a percepção dos professores, o curso ministrado foi de fundamental importância para a aquisição de novos conhecimentos sobre a neurociência, e todos concordaram que os conceitos abordados podem ser aplicados para melhorar sua prática pedagógica e seu ambiente de ensino. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Cérebro; Professor   Continuing training in neuroscience: perceptions of basic education teachers   Abstract: Basic neuroscience knowledge is important in all aspects of life, as it allows the understanding of neural processes present in our daily lives, such as cognition and learning. For the teacher, the central mediator of knowledge in the classroom, it is essential to understand this theme since it can facilitate his pedagogical practice since neuroscience teaches to understand the student through their individualities. This study aims to report the perception and knowledge of primary education teachers in Uruguaiana, Rio Grande do Sul state, Brazil, about neuroscience, before and after the eighth edition of the continuing education course entitled "Course of Neuroscience Applied to Education." In total, twenty-eight (28) teachers participated in the course, divided into two modules that addressed different themes: neuroscience and education, neuroanatomy, neurophysiology, the neurobiology of learning and memory, factors that interfere in learning, and pedagogical innovation. According to the teachers' perception, the course taught was of fundamental importance for acquiring new knowledge about neuroscience, and everyone agreed on the possible applicability of the concepts covered to improve their pedagogical practice and their teaching environment. Keywords: Learning; Teaching; Brain; Teacher
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512
10.36661/2358-0399.2020v11i3.11512
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2020v11i3.11512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512/7510
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 361-376
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 361-376
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 361-376
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739823321088