Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14069 |
Resumo: | Neste relato de experiência descrevemos o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com cinco alunos do Ensino Fundamental participantes de um Clube de Ciências. Inspirados na proposta de Carvalho et al. (2009), a SEI intitulada “O problema do telefone” foi estruturada em sete etapas que ocorreram em dois sábados, cujo experimento foi a construção de um telefone caseiro feito de copos plásticos e fio barbante de algodão, e teve abordagens conceituais sobre ondas mecânicas-sonoras, em diálogo com outras temáticas no viés interdisciplinar. As reflexões permitiram elucidar que a experimentação investigativa pela SEI potencializou diversas aprendizagens dos alunos clubistas sobre conceitos físicos e interdisciplinares, além de aspectos valorativos, intelectuais e manipulativos. |
id |
UFFS-2_040f03ba4faa857b284f4a51a75cb2ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/14069 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de cienciasDesenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre ondas sonoras: o problema do telefone em um Clube de CiênciasDevelopment of an Investigative Teaching Sequence about sound waves: the telephone problem in a Science ClubNeste relato de experiência descrevemos o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com cinco alunos do Ensino Fundamental participantes de um Clube de Ciências. Inspirados na proposta de Carvalho et al. (2009), a SEI intitulada “O problema do telefone” foi estruturada em sete etapas que ocorreram em dois sábados, cujo experimento foi a construção de um telefone caseiro feito de copos plásticos e fio barbante de algodão, e teve abordagens conceituais sobre ondas mecânicas-sonoras, em diálogo com outras temáticas no viés interdisciplinar. As reflexões permitiram elucidar que a experimentação investigativa pela SEI potencializou diversas aprendizagens dos alunos clubistas sobre conceitos físicos e interdisciplinares, além de aspectos valorativos, intelectuais e manipulativos.In this experience report we describe the development of an Investigative Teaching Sequence (ITS) with five elementary school students participating in a Science Club. Inspired by the proposal of Carvalho et al. (2009), the ITS entitled "The telephone problem" was structured in seven stages that occurred over two Saturdays, whose experiment was the construction of a homemade telephone made of plastic cups and string, under conceptual approaches on sound-mechanical waves, in dialogue with other themes in the interdisciplinary perspective. The reflections allowed us to elucidate that the investigative experimentation by the ITS potentiated several learnings of the clubbing students about physical and interdisciplinary concepts, as well as evaluative, intellectual and manipulative aspects.En este informe de experiencia describimos el desarrollo de una Secuencia Didáctica Investigativa (SDI) con cinco alumnos de primaria que participan en un Club de Ciencias. Inspirado en la propuesta de Carvalho et al. (2009), el SDI titulado "El problema del teléfono" se estructuró en siete pasos que ocurrieron en dos sábados, cuyo experimento fue la construcción de un teléfono casero hecho con vasos de plástico y cuerda, bajo enfoques conceptuales sobre las ondas sonoro-mecánicas, en diálogo con otros temas en la perspectiva interdisciplinaria. Las reflexiones permitieron dilucidar que la experimentación investigativa del SDI potenció varios aprendizajes de los alumnos del club sobre conceptos físicos e interdisciplinarios, además de los aspectos valorativos, intelectuales y manipulativos.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1406910.36661/2595-4520.2023v6n5.14069Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 5 (2023): Edição especial: Ensino de Física; 248-263Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 5 (2023): Special Edition: Physics Education; 248-2632595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14069/9014http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Breno DiasPereira de Sousa, Rosa Mariada Silva Malheiro, João Manoel2024-08-01T11:55:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/14069Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T11:55:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias Desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre ondas sonoras: o problema do telefone em um Clube de Ciências Development of an Investigative Teaching Sequence about sound waves: the telephone problem in a Science Club |
title |
Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias |
spellingShingle |
Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias Rodrigues, Breno Dias |
title_short |
Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias |
title_full |
Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias |
title_fullStr |
Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias |
title_full_unstemmed |
Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias |
title_sort |
Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias |
author |
Rodrigues, Breno Dias |
author_facet |
Rodrigues, Breno Dias Pereira de Sousa, Rosa Maria da Silva Malheiro, João Manoel |
author_role |
author |
author2 |
Pereira de Sousa, Rosa Maria da Silva Malheiro, João Manoel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Breno Dias Pereira de Sousa, Rosa Maria da Silva Malheiro, João Manoel |
description |
Neste relato de experiência descrevemos o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com cinco alunos do Ensino Fundamental participantes de um Clube de Ciências. Inspirados na proposta de Carvalho et al. (2009), a SEI intitulada “O problema do telefone” foi estruturada em sete etapas que ocorreram em dois sábados, cujo experimento foi a construção de um telefone caseiro feito de copos plásticos e fio barbante de algodão, e teve abordagens conceituais sobre ondas mecânicas-sonoras, em diálogo com outras temáticas no viés interdisciplinar. As reflexões permitiram elucidar que a experimentação investigativa pela SEI potencializou diversas aprendizagens dos alunos clubistas sobre conceitos físicos e interdisciplinares, além de aspectos valorativos, intelectuais e manipulativos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14069 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14069 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14069 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n5.14069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14069/9014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 5 (2023): Edição especial: Ensino de Física; 248-263 Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 5 (2023): Special Edition: Physics Education; 248-263 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704930663104512 |