Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Breno Dias
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira de Sousa, Rosa Maria, da Silva Malheiro, João Manoel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14069
Resumo: Neste relato de experiência descrevemos o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com cinco alunos do Ensino Fundamental participantes de um Clube de Ciências. Inspirados na proposta de Carvalho et al. (2009), a SEI intitulada “O problema do telefone” foi estruturada em sete etapas que ocorreram em dois sábados, cujo experimento foi a construção de um telefone caseiro feito de copos plásticos e fio barbante de algodão, e teve abordagens conceituais sobre ondas mecânicas-sonoras, em diálogo com outras temáticas no viés interdisciplinar. As reflexões permitiram elucidar que a experimentação investigativa pela SEI potencializou diversas aprendizagens dos alunos clubistas sobre conceitos físicos e interdisciplinares, além de aspectos valorativos, intelectuais e manipulativos.
id UFFS-2_040f03ba4faa857b284f4a51a75cb2ed
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/14069
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de cienciasDesenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre ondas sonoras: o problema do telefone em um Clube de CiênciasDevelopment of an Investigative Teaching Sequence about sound waves: the telephone problem in a Science ClubNeste relato de experiência descrevemos o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com cinco alunos do Ensino Fundamental participantes de um Clube de Ciências. Inspirados na proposta de Carvalho et al. (2009), a SEI intitulada “O problema do telefone” foi estruturada em sete etapas que ocorreram em dois sábados, cujo experimento foi a construção de um telefone caseiro feito de copos plásticos e fio barbante de algodão, e teve abordagens conceituais sobre ondas mecânicas-sonoras, em diálogo com outras temáticas no viés interdisciplinar. As reflexões permitiram elucidar que a experimentação investigativa pela SEI potencializou diversas aprendizagens dos alunos clubistas sobre conceitos físicos e interdisciplinares, além de aspectos valorativos, intelectuais e manipulativos.In this experience report we describe the development of an Investigative Teaching Sequence (ITS) with five elementary school students participating in a Science Club. Inspired by the proposal of Carvalho et al. (2009), the ITS entitled "The telephone problem" was structured in seven stages that occurred over two Saturdays, whose experiment was the construction of a homemade telephone made of plastic cups and string, under conceptual approaches on sound-mechanical waves, in dialogue with other themes in the interdisciplinary perspective. The reflections allowed us to elucidate that the investigative experimentation by the ITS potentiated several learnings of the clubbing students about physical and interdisciplinary concepts, as well as evaluative, intellectual and manipulative aspects.En este informe de experiencia describimos el desarrollo de una Secuencia Didáctica Investigativa (SDI) con cinco alumnos de primaria que participan en un Club de Ciencias. Inspirado en la propuesta de Carvalho et al. (2009), el SDI titulado "El problema del teléfono" se estructuró en siete pasos que ocurrieron en dos sábados, cuyo experimento fue la construcción de un teléfono casero hecho con vasos de plástico y cuerda, bajo enfoques conceptuales sobre las ondas sonoro-mecánicas, en diálogo con otros temas en la perspectiva interdisciplinaria. Las reflexiones permitieron dilucidar que la experimentación investigativa del SDI potenció varios aprendizajes de los alumnos del club sobre conceptos físicos e interdisciplinarios, además de los aspectos valorativos, intelectuales y manipulativos.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1406910.36661/2595-4520.2023v6n5.14069Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 5 (2023): Edição especial: Ensino de Física; 248-263Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 5 (2023): Special Edition: Physics Education; 248-2632595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14069/9014http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Breno DiasPereira de Sousa, Rosa Mariada Silva Malheiro, João Manoel2024-08-01T11:55:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/14069Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T11:55:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias
Desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre ondas sonoras: o problema do telefone em um Clube de Ciências
Development of an Investigative Teaching Sequence about sound waves: the telephone problem in a Science Club
title Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias
spellingShingle Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias
Rodrigues, Breno Dias
title_short Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias
title_full Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias
title_fullStr Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias
title_full_unstemmed Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias
title_sort Desarrollo de una Secuencia Didáctica de Investigación sobre las ondas sonoras: el problema del teléfono en un club de ciencias
author Rodrigues, Breno Dias
author_facet Rodrigues, Breno Dias
Pereira de Sousa, Rosa Maria
da Silva Malheiro, João Manoel
author_role author
author2 Pereira de Sousa, Rosa Maria
da Silva Malheiro, João Manoel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Breno Dias
Pereira de Sousa, Rosa Maria
da Silva Malheiro, João Manoel
description Neste relato de experiência descrevemos o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com cinco alunos do Ensino Fundamental participantes de um Clube de Ciências. Inspirados na proposta de Carvalho et al. (2009), a SEI intitulada “O problema do telefone” foi estruturada em sete etapas que ocorreram em dois sábados, cujo experimento foi a construção de um telefone caseiro feito de copos plásticos e fio barbante de algodão, e teve abordagens conceituais sobre ondas mecânicas-sonoras, em diálogo com outras temáticas no viés interdisciplinar. As reflexões permitiram elucidar que a experimentação investigativa pela SEI potencializou diversas aprendizagens dos alunos clubistas sobre conceitos físicos e interdisciplinares, além de aspectos valorativos, intelectuais e manipulativos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14069
10.36661/2595-4520.2023v6n5.14069
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14069
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14069/9014
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 5 (2023): Edição especial: Ensino de Física; 248-263
Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 5 (2023): Special Edition: Physics Education; 248-263
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704930663104512