A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osorio Veloso, Laura Helena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Renata Godinho, Copetti, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11284
Resumo: A relação interpessoal e a afetividade são fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano. Com o objetivo de verificar a compreensão de professores e alunos sobre a afetividade e a relação desta com o processo de ensino-aprendizagem, efetuou-se um estudo de natureza qualitativa, recorreu as considerações de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS sobre a temática. Com relação aos instrumentos utilizados, para os professores foi aplicado um questionário adaptado com questões sobre o perfil destes, bem como perguntas ligadas à afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos alunos do 9º ano, foi aplicado um questionário com dados sobre o tempo em que estuda na escola e uma questão sobre “Qual a disciplina que mais gosta e por quê?”, ainda, foi realizado um grupo focal com as duas turmas do 9°ano do ensino fundamental participantes do estudo. Como resultados pode-se observar que na relação professor/aluno, a afetividade é de suma importância em sala de aula onde o professor torna-se mediador entre essa interação de razão e emoção. Percebeu-se que uma relação de maior afetividade e diálogo entre professor/aluno acaba por tornar a aprendizagem mais significativa.
id UFFS-2_0498ce4746e827e0c8eb4736c3e0af3c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11284
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagemA relação interpessoal e a afetividade são fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano. Com o objetivo de verificar a compreensão de professores e alunos sobre a afetividade e a relação desta com o processo de ensino-aprendizagem, efetuou-se um estudo de natureza qualitativa, recorreu as considerações de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS sobre a temática. Com relação aos instrumentos utilizados, para os professores foi aplicado um questionário adaptado com questões sobre o perfil destes, bem como perguntas ligadas à afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos alunos do 9º ano, foi aplicado um questionário com dados sobre o tempo em que estuda na escola e uma questão sobre “Qual a disciplina que mais gosta e por quê?”, ainda, foi realizado um grupo focal com as duas turmas do 9°ano do ensino fundamental participantes do estudo. Como resultados pode-se observar que na relação professor/aluno, a afetividade é de suma importância em sala de aula onde o professor torna-se mediador entre essa interação de razão e emoção. Percebeu-se que uma relação de maior afetividade e diálogo entre professor/aluno acaba por tornar a aprendizagem mais significativa.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1128410.36661/2595-4520.2020v3i5.11284Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 60-762595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11284/7623Copyright (c) 2020 Laura Helena Osorio Veloso, Veloso L., Renata Godinho Soares, Soares RG, Jaqueline Copettihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOsorio Veloso, Laura HelenaSoares, Renata GodinhoCopetti, Jaqueline2021-07-13T05:22:24Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11284Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:24Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem
title A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem
Osorio Veloso, Laura Helena
title_short A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem
title_full A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem
title_sort A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem
author Osorio Veloso, Laura Helena
author_facet Osorio Veloso, Laura Helena
Soares, Renata Godinho
Copetti, Jaqueline
author_role author
author2 Soares, Renata Godinho
Copetti, Jaqueline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osorio Veloso, Laura Helena
Soares, Renata Godinho
Copetti, Jaqueline
description A relação interpessoal e a afetividade são fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano. Com o objetivo de verificar a compreensão de professores e alunos sobre a afetividade e a relação desta com o processo de ensino-aprendizagem, efetuou-se um estudo de natureza qualitativa, recorreu as considerações de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS sobre a temática. Com relação aos instrumentos utilizados, para os professores foi aplicado um questionário adaptado com questões sobre o perfil destes, bem como perguntas ligadas à afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos alunos do 9º ano, foi aplicado um questionário com dados sobre o tempo em que estuda na escola e uma questão sobre “Qual a disciplina que mais gosta e por quê?”, ainda, foi realizado um grupo focal com as duas turmas do 9°ano do ensino fundamental participantes do estudo. Como resultados pode-se observar que na relação professor/aluno, a afetividade é de suma importância em sala de aula onde o professor torna-se mediador entre essa interação de razão e emoção. Percebeu-se que uma relação de maior afetividade e diálogo entre professor/aluno acaba por tornar a aprendizagem mais significativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11284
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11284
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11284
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11284/7623
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 60-76
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612406177792