A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemke, Cláudia Elizandra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Scheid, Neusa Maria John
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12049
Resumo: A RIEC é uma rede de interação, formação de pesquisadores, compartilhamento e produção de pesquisas de Pós-Graduação com temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências (EC). A interdisciplinaridade, como um desafio no EC, apresenta-se como uma possibilidade de ampliar os conhecimentos, promover diálogos, e parcerias por meio da interlocução com as outras áreas. Com isso, a presente pesquisa documental por meio da revisão integrativa, investiga os periódicos da RIEC procurou responder quantos estudos/práticas interdisciplinares estão presentes nas seções de relatos de experiencias/práticas pedagógicas dos periódicos da rede e quais desses estudos utilizaram a investigação-ação/pesquisa-ação para realizar reflexões sobre as ações docentes. O descritor utilizado foi “interdisciplinar”, no qual os critérios de inclusão do estudo são os artigos com experiências pedagógicas e/ou relatos de experiências. Encontramos 21 relatos, distribuídos entre 2011 a 2020 examinados pela análise de conteúdo. Assim, concluímos que 15 trabalhos interdisciplinares dos periódicos da RIEC utilizaram investigação-ação/pesquisa-ação para refletir sobre a atuação docente nos relatos de experiência, com sua maioria realizados com o uso dos diários de bordo como instrumento de auxílio da reflexão profissional docente. Portanto, a RIEC, por meio dos periódicos que abriga, está contribuindo para a promoção da interdisciplinaridade no currículo.
id UFFS-2_0bc51e9e1c75f0537726cc886b6c994a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12049
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)A RIEC é uma rede de interação, formação de pesquisadores, compartilhamento e produção de pesquisas de Pós-Graduação com temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências (EC). A interdisciplinaridade, como um desafio no EC, apresenta-se como uma possibilidade de ampliar os conhecimentos, promover diálogos, e parcerias por meio da interlocução com as outras áreas. Com isso, a presente pesquisa documental por meio da revisão integrativa, investiga os periódicos da RIEC procurou responder quantos estudos/práticas interdisciplinares estão presentes nas seções de relatos de experiencias/práticas pedagógicas dos periódicos da rede e quais desses estudos utilizaram a investigação-ação/pesquisa-ação para realizar reflexões sobre as ações docentes. O descritor utilizado foi “interdisciplinar”, no qual os critérios de inclusão do estudo são os artigos com experiências pedagógicas e/ou relatos de experiências. Encontramos 21 relatos, distribuídos entre 2011 a 2020 examinados pela análise de conteúdo. Assim, concluímos que 15 trabalhos interdisciplinares dos periódicos da RIEC utilizaram investigação-ação/pesquisa-ação para refletir sobre a atuação docente nos relatos de experiência, com sua maioria realizados com o uso dos diários de bordo como instrumento de auxílio da reflexão profissional docente. Portanto, a RIEC, por meio dos periódicos que abriga, está contribuindo para a promoção da interdisciplinaridade no currículo. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1204910.36661/2595-4520.2021v4i4.12049Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 270-2912595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12049/7967Copyright (c) 2021 Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheidhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemke, Cláudia ElizandraScheid, Neusa Maria John2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12049Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)
title A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)
spellingShingle A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)
Lemke, Cláudia Elizandra
title_short A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)
title_full A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)
title_fullStr A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)
title_sort A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)
author Lemke, Cláudia Elizandra
author_facet Lemke, Cláudia Elizandra
Scheid, Neusa Maria John
author_role author
author2 Scheid, Neusa Maria John
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemke, Cláudia Elizandra
Scheid, Neusa Maria John
description A RIEC é uma rede de interação, formação de pesquisadores, compartilhamento e produção de pesquisas de Pós-Graduação com temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências (EC). A interdisciplinaridade, como um desafio no EC, apresenta-se como uma possibilidade de ampliar os conhecimentos, promover diálogos, e parcerias por meio da interlocução com as outras áreas. Com isso, a presente pesquisa documental por meio da revisão integrativa, investiga os periódicos da RIEC procurou responder quantos estudos/práticas interdisciplinares estão presentes nas seções de relatos de experiencias/práticas pedagógicas dos periódicos da rede e quais desses estudos utilizaram a investigação-ação/pesquisa-ação para realizar reflexões sobre as ações docentes. O descritor utilizado foi “interdisciplinar”, no qual os critérios de inclusão do estudo são os artigos com experiências pedagógicas e/ou relatos de experiências. Encontramos 21 relatos, distribuídos entre 2011 a 2020 examinados pela análise de conteúdo. Assim, concluímos que 15 trabalhos interdisciplinares dos periódicos da RIEC utilizaram investigação-ação/pesquisa-ação para refletir sobre a atuação docente nos relatos de experiência, com sua maioria realizados com o uso dos diários de bordo como instrumento de auxílio da reflexão profissional docente. Portanto, a RIEC, por meio dos periódicos que abriga, está contribuindo para a promoção da interdisciplinaridade no currículo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12049
10.36661/2595-4520.2021v4i4.12049
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12049
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i4.12049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12049/7967
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheid
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheid
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 270-291
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612913688576