A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12049 |
Resumo: | A RIEC é uma rede de interação, formação de pesquisadores, compartilhamento e produção de pesquisas de Pós-Graduação com temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências (EC). A interdisciplinaridade, como um desafio no EC, apresenta-se como uma possibilidade de ampliar os conhecimentos, promover diálogos, e parcerias por meio da interlocução com as outras áreas. Com isso, a presente pesquisa documental por meio da revisão integrativa, investiga os periódicos da RIEC procurou responder quantos estudos/práticas interdisciplinares estão presentes nas seções de relatos de experiencias/práticas pedagógicas dos periódicos da rede e quais desses estudos utilizaram a investigação-ação/pesquisa-ação para realizar reflexões sobre as ações docentes. O descritor utilizado foi “interdisciplinar”, no qual os critérios de inclusão do estudo são os artigos com experiências pedagógicas e/ou relatos de experiências. Encontramos 21 relatos, distribuídos entre 2011 a 2020 examinados pela análise de conteúdo. Assim, concluímos que 15 trabalhos interdisciplinares dos periódicos da RIEC utilizaram investigação-ação/pesquisa-ação para refletir sobre a atuação docente nos relatos de experiência, com sua maioria realizados com o uso dos diários de bordo como instrumento de auxílio da reflexão profissional docente. Portanto, a RIEC, por meio dos periódicos que abriga, está contribuindo para a promoção da interdisciplinaridade no currículo. |
id |
UFFS-2_0bc51e9e1c75f0537726cc886b6c994a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12049 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)A RIEC é uma rede de interação, formação de pesquisadores, compartilhamento e produção de pesquisas de Pós-Graduação com temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências (EC). A interdisciplinaridade, como um desafio no EC, apresenta-se como uma possibilidade de ampliar os conhecimentos, promover diálogos, e parcerias por meio da interlocução com as outras áreas. Com isso, a presente pesquisa documental por meio da revisão integrativa, investiga os periódicos da RIEC procurou responder quantos estudos/práticas interdisciplinares estão presentes nas seções de relatos de experiencias/práticas pedagógicas dos periódicos da rede e quais desses estudos utilizaram a investigação-ação/pesquisa-ação para realizar reflexões sobre as ações docentes. O descritor utilizado foi “interdisciplinar”, no qual os critérios de inclusão do estudo são os artigos com experiências pedagógicas e/ou relatos de experiências. Encontramos 21 relatos, distribuídos entre 2011 a 2020 examinados pela análise de conteúdo. Assim, concluímos que 15 trabalhos interdisciplinares dos periódicos da RIEC utilizaram investigação-ação/pesquisa-ação para refletir sobre a atuação docente nos relatos de experiência, com sua maioria realizados com o uso dos diários de bordo como instrumento de auxílio da reflexão profissional docente. Portanto, a RIEC, por meio dos periódicos que abriga, está contribuindo para a promoção da interdisciplinaridade no currículo. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1204910.36661/2595-4520.2021v4i4.12049Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 270-2912595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12049/7967Copyright (c) 2021 Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheidhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemke, Cláudia ElizandraScheid, Neusa Maria John2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12049Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC) |
title |
A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC) |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC) Lemke, Cláudia Elizandra |
title_short |
A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC) |
title_full |
A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC) |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC) |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC) |
title_sort |
A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC) |
author |
Lemke, Cláudia Elizandra |
author_facet |
Lemke, Cláudia Elizandra Scheid, Neusa Maria John |
author_role |
author |
author2 |
Scheid, Neusa Maria John |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemke, Cláudia Elizandra Scheid, Neusa Maria John |
description |
A RIEC é uma rede de interação, formação de pesquisadores, compartilhamento e produção de pesquisas de Pós-Graduação com temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências (EC). A interdisciplinaridade, como um desafio no EC, apresenta-se como uma possibilidade de ampliar os conhecimentos, promover diálogos, e parcerias por meio da interlocução com as outras áreas. Com isso, a presente pesquisa documental por meio da revisão integrativa, investiga os periódicos da RIEC procurou responder quantos estudos/práticas interdisciplinares estão presentes nas seções de relatos de experiencias/práticas pedagógicas dos periódicos da rede e quais desses estudos utilizaram a investigação-ação/pesquisa-ação para realizar reflexões sobre as ações docentes. O descritor utilizado foi “interdisciplinar”, no qual os critérios de inclusão do estudo são os artigos com experiências pedagógicas e/ou relatos de experiências. Encontramos 21 relatos, distribuídos entre 2011 a 2020 examinados pela análise de conteúdo. Assim, concluímos que 15 trabalhos interdisciplinares dos periódicos da RIEC utilizaram investigação-ação/pesquisa-ação para refletir sobre a atuação docente nos relatos de experiência, com sua maioria realizados com o uso dos diários de bordo como instrumento de auxílio da reflexão profissional docente. Portanto, a RIEC, por meio dos periódicos que abriga, está contribuindo para a promoção da interdisciplinaridade no currículo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12049 10.36661/2595-4520.2021v4i4.12049 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12049 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i4.12049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12049/7967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheid http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cláudia Elizandra Lemke, Neusa Maria John Scheid http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 270-291 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612913688576 |