Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10724 |
Resumo: | Neste artigo investiga-se as dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem de fração. São muitas as barreiras de entendimento do aluno no conteúdo de fração, e isto decorre de fatores como traumas, pensamentos de que a Matemática é algo complexo, “bicho de sete cabeças”, impossível de se entender até as questões metodológicas de ensino do próprio professor. As dificuldades na aprendizagem referem-se ao desenvolvimento cognitivo, construção e noções básicas da matemática básica, princípios numéricos, entraves na resolução e compreensão do problema, falta de conhecimento dos conceitos principais, prática metodológica não facilitadora à aprendizagem do conteúdo, aversão a disciplina de matemática, etc. Por se tratar de uma pesquisa de campo, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e exercício precedido de uma análise qualitativa – quantitativa. Constatamos que as principais dificuldades dos alunos se referem à falta de conhecimentos de conteúdos que são pré-requisitos como as quatro operações básicas, conceitos fracionários como divisão parte-todo, simplificação, cálculo do MMC, aversão à aprendizagem na disciplina de Matemática e organização dos dados da questão-problema. Dessa maneira, se faz necessário que haja uma maior atenção quanto ao acompanhamento da compreensão e aprendizagem dos alunos no conteúdo de fração, visando sempre uma forma de contribuir significativamente à superação das dificuldades encontradas. |
id |
UFFS-2_14581f6c91a48a52e1a7d7cea5bb6711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10724 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender FraçãoNeste artigo investiga-se as dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem de fração. São muitas as barreiras de entendimento do aluno no conteúdo de fração, e isto decorre de fatores como traumas, pensamentos de que a Matemática é algo complexo, “bicho de sete cabeças”, impossível de se entender até as questões metodológicas de ensino do próprio professor. As dificuldades na aprendizagem referem-se ao desenvolvimento cognitivo, construção e noções básicas da matemática básica, princípios numéricos, entraves na resolução e compreensão do problema, falta de conhecimento dos conceitos principais, prática metodológica não facilitadora à aprendizagem do conteúdo, aversão a disciplina de matemática, etc. Por se tratar de uma pesquisa de campo, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e exercício precedido de uma análise qualitativa – quantitativa. Constatamos que as principais dificuldades dos alunos se referem à falta de conhecimentos de conteúdos que são pré-requisitos como as quatro operações básicas, conceitos fracionários como divisão parte-todo, simplificação, cálculo do MMC, aversão à aprendizagem na disciplina de Matemática e organização dos dados da questão-problema. Dessa maneira, se faz necessário que haja uma maior atenção quanto ao acompanhamento da compreensão e aprendizagem dos alunos no conteúdo de fração, visando sempre uma forma de contribuir significativamente à superação das dificuldades encontradas.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1072410.36661/2595-4520.2019v2i1.10724Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 50-662595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10724/7141Copyright (c) 2019 Simone Silva da Fonseca, Renata dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Simone Silva daSantos, Renata dos2021-07-13T05:27:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10724Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração |
title |
Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração |
spellingShingle |
Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração Fonseca, Simone Silva da |
title_short |
Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração |
title_full |
Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração |
title_fullStr |
Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração |
title_full_unstemmed |
Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração |
title_sort |
Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração |
author |
Fonseca, Simone Silva da |
author_facet |
Fonseca, Simone Silva da Santos, Renata dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Renata dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Simone Silva da Santos, Renata dos |
description |
Neste artigo investiga-se as dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem de fração. São muitas as barreiras de entendimento do aluno no conteúdo de fração, e isto decorre de fatores como traumas, pensamentos de que a Matemática é algo complexo, “bicho de sete cabeças”, impossível de se entender até as questões metodológicas de ensino do próprio professor. As dificuldades na aprendizagem referem-se ao desenvolvimento cognitivo, construção e noções básicas da matemática básica, princípios numéricos, entraves na resolução e compreensão do problema, falta de conhecimento dos conceitos principais, prática metodológica não facilitadora à aprendizagem do conteúdo, aversão a disciplina de matemática, etc. Por se tratar de uma pesquisa de campo, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e exercício precedido de uma análise qualitativa – quantitativa. Constatamos que as principais dificuldades dos alunos se referem à falta de conhecimentos de conteúdos que são pré-requisitos como as quatro operações básicas, conceitos fracionários como divisão parte-todo, simplificação, cálculo do MMC, aversão à aprendizagem na disciplina de Matemática e organização dos dados da questão-problema. Dessa maneira, se faz necessário que haja uma maior atenção quanto ao acompanhamento da compreensão e aprendizagem dos alunos no conteúdo de fração, visando sempre uma forma de contribuir significativamente à superação das dificuldades encontradas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10724 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10724 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10724 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10724/7141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Simone Silva da Fonseca, Renata dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Simone Silva da Fonseca, Renata dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 50-66 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611965775872 |