Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Simone Silva da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Renata dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10724
Resumo: Neste artigo investiga-se as dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem de fração. São muitas as barreiras de entendimento do aluno no conteúdo de fração, e isto decorre de fatores como traumas, pensamentos de que a Matemática é algo complexo, “bicho de sete cabeças”, impossível de se entender até as questões metodológicas de ensino do próprio professor. As dificuldades na aprendizagem referem-se ao desenvolvimento cognitivo, construção e noções básicas da matemática básica, princípios numéricos, entraves na resolução e compreensão do problema, falta de conhecimento dos conceitos principais, prática metodológica não facilitadora à aprendizagem do conteúdo, aversão a disciplina de matemática, etc. Por se tratar de uma pesquisa de campo, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e exercício precedido de uma análise qualitativa – quantitativa. Constatamos que as principais dificuldades dos alunos se referem à falta de conhecimentos de conteúdos que são pré-requisitos como as quatro operações básicas, conceitos fracionários como divisão parte-todo, simplificação, cálculo do MMC, aversão à aprendizagem na disciplina de Matemática e organização dos dados da questão-problema. Dessa maneira, se faz necessário que haja uma maior atenção quanto ao acompanhamento da compreensão e aprendizagem dos alunos no conteúdo de fração, visando sempre uma forma de contribuir significativamente à superação das dificuldades encontradas.
id UFFS-2_14581f6c91a48a52e1a7d7cea5bb6711
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10724
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender FraçãoNeste artigo investiga-se as dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem de fração. São muitas as barreiras de entendimento do aluno no conteúdo de fração, e isto decorre de fatores como traumas, pensamentos de que a Matemática é algo complexo, “bicho de sete cabeças”, impossível de se entender até as questões metodológicas de ensino do próprio professor. As dificuldades na aprendizagem referem-se ao desenvolvimento cognitivo, construção e noções básicas da matemática básica, princípios numéricos, entraves na resolução e compreensão do problema, falta de conhecimento dos conceitos principais, prática metodológica não facilitadora à aprendizagem do conteúdo, aversão a disciplina de matemática, etc. Por se tratar de uma pesquisa de campo, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e exercício precedido de uma análise qualitativa – quantitativa. Constatamos que as principais dificuldades dos alunos se referem à falta de conhecimentos de conteúdos que são pré-requisitos como as quatro operações básicas, conceitos fracionários como divisão parte-todo, simplificação, cálculo do MMC, aversão à aprendizagem na disciplina de Matemática e organização dos dados da questão-problema. Dessa maneira, se faz necessário que haja uma maior atenção quanto ao acompanhamento da compreensão e aprendizagem dos alunos no conteúdo de fração, visando sempre uma forma de contribuir significativamente à superação das dificuldades encontradas.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1072410.36661/2595-4520.2019v2i1.10724Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 50-662595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10724/7141Copyright (c) 2019 Simone Silva da Fonseca, Renata dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Simone Silva daSantos, Renata dos2021-07-13T05:27:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10724Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração
title Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração
spellingShingle Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração
Fonseca, Simone Silva da
title_short Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração
title_full Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração
title_fullStr Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração
title_full_unstemmed Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração
title_sort Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração
author Fonseca, Simone Silva da
author_facet Fonseca, Simone Silva da
Santos, Renata dos
author_role author
author2 Santos, Renata dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Simone Silva da
Santos, Renata dos
description Neste artigo investiga-se as dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem de fração. São muitas as barreiras de entendimento do aluno no conteúdo de fração, e isto decorre de fatores como traumas, pensamentos de que a Matemática é algo complexo, “bicho de sete cabeças”, impossível de se entender até as questões metodológicas de ensino do próprio professor. As dificuldades na aprendizagem referem-se ao desenvolvimento cognitivo, construção e noções básicas da matemática básica, princípios numéricos, entraves na resolução e compreensão do problema, falta de conhecimento dos conceitos principais, prática metodológica não facilitadora à aprendizagem do conteúdo, aversão a disciplina de matemática, etc. Por se tratar de uma pesquisa de campo, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e exercício precedido de uma análise qualitativa – quantitativa. Constatamos que as principais dificuldades dos alunos se referem à falta de conhecimentos de conteúdos que são pré-requisitos como as quatro operações básicas, conceitos fracionários como divisão parte-todo, simplificação, cálculo do MMC, aversão à aprendizagem na disciplina de Matemática e organização dos dados da questão-problema. Dessa maneira, se faz necessário que haja uma maior atenção quanto ao acompanhamento da compreensão e aprendizagem dos alunos no conteúdo de fração, visando sempre uma forma de contribuir significativamente à superação das dificuldades encontradas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10724
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10724
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10724
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10724/7141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Simone Silva da Fonseca, Renata dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Simone Silva da Fonseca, Renata dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 50-66
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611965775872