A utilização da experimentação na sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henzel, Talya Ledesma
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11214
Resumo: O presente relato teve o intuito de demonstrar de forma escrita a realização de uma experiência vivenciada numa prática realizada. O objetivo foi focar numa prática realizada no corrente ano, com o foco relatando momentos e atividades realizadas no mesmo. A prática escolhida para relatar foi um plano de aula aplicado na Componente curricular de Prática de Ensino IV, com o intuito de usar a experimentação, na qual foi realizada a entrega do plano impresso. Logo depois, foi realizada a apresentação de slides sobre a condução de água nas plantas, seguindo com o experimento prático demonstrando a condução dos vasos vasculares nas plantas e, por fim, aplicado um questionário sobre o tema proposto, cujas respostas foram mencionadas oralmente. Os resultados obtidos foram satisfatórias, tendo todos os objetivos realizados. Pela observação dos aspectos analisados, deu-se que a experimentação, no ensino de ciências, é de suma importância metodológica, pois essa se dá como um instrumento fundamental no processo de ensino.
id UFFS-2_1600eca73b6d00a96e0bdfa958c662f4
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11214
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A utilização da experimentação na sala de aula.O presente relato teve o intuito de demonstrar de forma escrita a realização de uma experiência vivenciada numa prática realizada. O objetivo foi focar numa prática realizada no corrente ano, com o foco relatando momentos e atividades realizadas no mesmo. A prática escolhida para relatar foi um plano de aula aplicado na Componente curricular de Prática de Ensino IV, com o intuito de usar a experimentação, na qual foi realizada a entrega do plano impresso. Logo depois, foi realizada a apresentação de slides sobre a condução de água nas plantas, seguindo com o experimento prático demonstrando a condução dos vasos vasculares nas plantas e, por fim, aplicado um questionário sobre o tema proposto, cujas respostas foram mencionadas oralmente. Os resultados obtidos foram satisfatórias, tendo todos os objetivos realizados. Pela observação dos aspectos analisados, deu-se que a experimentação, no ensino de ciências, é de suma importância metodológica, pois essa se dá como um instrumento fundamental no processo de ensino.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1121410.36661/2595-4520.2019v2i3.11214Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 323-3302595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11214/7280Copyright (c) 2019 Talya Ledesma Henzelhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHenzel, Talya Ledesma2021-07-13T05:25:22Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11214Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:22Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da experimentação na sala de aula.
title A utilização da experimentação na sala de aula.
spellingShingle A utilização da experimentação na sala de aula.
Henzel, Talya Ledesma
title_short A utilização da experimentação na sala de aula.
title_full A utilização da experimentação na sala de aula.
title_fullStr A utilização da experimentação na sala de aula.
title_full_unstemmed A utilização da experimentação na sala de aula.
title_sort A utilização da experimentação na sala de aula.
author Henzel, Talya Ledesma
author_facet Henzel, Talya Ledesma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henzel, Talya Ledesma
description O presente relato teve o intuito de demonstrar de forma escrita a realização de uma experiência vivenciada numa prática realizada. O objetivo foi focar numa prática realizada no corrente ano, com o foco relatando momentos e atividades realizadas no mesmo. A prática escolhida para relatar foi um plano de aula aplicado na Componente curricular de Prática de Ensino IV, com o intuito de usar a experimentação, na qual foi realizada a entrega do plano impresso. Logo depois, foi realizada a apresentação de slides sobre a condução de água nas plantas, seguindo com o experimento prático demonstrando a condução dos vasos vasculares nas plantas e, por fim, aplicado um questionário sobre o tema proposto, cujas respostas foram mencionadas oralmente. Os resultados obtidos foram satisfatórias, tendo todos os objetivos realizados. Pela observação dos aspectos analisados, deu-se que a experimentação, no ensino de ciências, é de suma importância metodológica, pois essa se dá como um instrumento fundamental no processo de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11214
10.36661/2595-4520.2019v2i3.11214
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11214
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11214/7280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Talya Ledesma Henzel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Talya Ledesma Henzel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 323-330
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612390449152