Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959 |
Resumo: | Neste estudo estão relatadas as atividades desenvolvidas em escolas públicas de Juiz de Fora, MG, pelo grupo de trabalho formado por licenciandos bolsistas do subprojeto de Ciências, Ciclo II, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os projetos pedagógicos desenvolvidos tiveram por base as propostas da Carta da Transdisciplinaridade que envolvem diálogos entre os conteúdos disciplinares e as realidades social, econômica e cultural dos alunos. Outro objetivo presente nos projetos foi a construção de ações que permitissem o desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, compreendida como a capacidade de dar significado aos conceitos científicos. A produção de jogos didáticos, privilegiando sempre cartas com textos e regras pelas quais a leitura das cartas devesse ser realizada pelos próprios jogadores, foi a principal ferramenta para eficientemente conciliar a proposta transdisciplinar com a busca da alfabetização científica. |
id |
UFFS-2_20a33b74a7643369d6f81c7d538bdd80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10959 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da NaturezaNeste estudo estão relatadas as atividades desenvolvidas em escolas públicas de Juiz de Fora, MG, pelo grupo de trabalho formado por licenciandos bolsistas do subprojeto de Ciências, Ciclo II, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os projetos pedagógicos desenvolvidos tiveram por base as propostas da Carta da Transdisciplinaridade que envolvem diálogos entre os conteúdos disciplinares e as realidades social, econômica e cultural dos alunos. Outro objetivo presente nos projetos foi a construção de ações que permitissem o desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, compreendida como a capacidade de dar significado aos conceitos científicos. A produção de jogos didáticos, privilegiando sempre cartas com textos e regras pelas quais a leitura das cartas devesse ser realizada pelos próprios jogadores, foi a principal ferramenta para eficientemente conciliar a proposta transdisciplinar com a busca da alfabetização científica.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1095910.36661/2595-4520.2019v2i4.10959Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 349-3632595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959/7334Copyright (c) 2019 Isabela Vieira Vieira da Silva, Layla Fonseca, Cristiana Tavares, Cristina Tavares, Ana Maria do Carmo, Antônio Carlos Sant'Anahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Isabela Vieira Vieira daFonseca, LaylaTavares, CristianaTavares, Cristinado Carmo, Ana MariaSant'Ana, Antônio Carlos2021-07-13T05:24:45Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10959Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:45Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza |
title |
Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza |
spellingShingle |
Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza Silva, Isabela Vieira Vieira da |
title_short |
Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza |
title_full |
Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza |
title_fullStr |
Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza |
title_sort |
Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza |
author |
Silva, Isabela Vieira Vieira da |
author_facet |
Silva, Isabela Vieira Vieira da Fonseca, Layla Tavares, Cristiana Tavares, Cristina do Carmo, Ana Maria Sant'Ana, Antônio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Layla Tavares, Cristiana Tavares, Cristina do Carmo, Ana Maria Sant'Ana, Antônio Carlos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Isabela Vieira Vieira da Fonseca, Layla Tavares, Cristiana Tavares, Cristina do Carmo, Ana Maria Sant'Ana, Antônio Carlos |
description |
Neste estudo estão relatadas as atividades desenvolvidas em escolas públicas de Juiz de Fora, MG, pelo grupo de trabalho formado por licenciandos bolsistas do subprojeto de Ciências, Ciclo II, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os projetos pedagógicos desenvolvidos tiveram por base as propostas da Carta da Transdisciplinaridade que envolvem diálogos entre os conteúdos disciplinares e as realidades social, econômica e cultural dos alunos. Outro objetivo presente nos projetos foi a construção de ações que permitissem o desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, compreendida como a capacidade de dar significado aos conceitos científicos. A produção de jogos didáticos, privilegiando sempre cartas com textos e regras pelas quais a leitura das cartas devesse ser realizada pelos próprios jogadores, foi a principal ferramenta para eficientemente conciliar a proposta transdisciplinar com a busca da alfabetização científica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10959 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i4.10959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959/7334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 349-363 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612002476032 |