Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabela Vieira Vieira da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fonseca, Layla, Tavares, Cristiana, Tavares, Cristina, do Carmo, Ana Maria, Sant'Ana, Antônio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959
Resumo: Neste estudo estão relatadas as atividades desenvolvidas em escolas públicas de Juiz de Fora, MG, pelo grupo de trabalho formado por licenciandos bolsistas do subprojeto de Ciências, Ciclo II, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os projetos pedagógicos desenvolvidos tiveram por base as propostas da Carta da Transdisciplinaridade que envolvem diálogos entre os conteúdos disciplinares e as realidades social, econômica e cultural dos alunos. Outro objetivo presente nos projetos foi a construção de ações que permitissem o desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, compreendida como a capacidade de dar significado aos conceitos científicos. A produção de jogos didáticos, privilegiando sempre cartas com textos e regras pelas quais a leitura das cartas devesse ser realizada pelos próprios jogadores, foi a principal ferramenta para eficientemente conciliar a proposta transdisciplinar com a busca da alfabetização científica.
id UFFS-2_20a33b74a7643369d6f81c7d538bdd80
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10959
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da NaturezaNeste estudo estão relatadas as atividades desenvolvidas em escolas públicas de Juiz de Fora, MG, pelo grupo de trabalho formado por licenciandos bolsistas do subprojeto de Ciências, Ciclo II, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os projetos pedagógicos desenvolvidos tiveram por base as propostas da Carta da Transdisciplinaridade que envolvem diálogos entre os conteúdos disciplinares e as realidades social, econômica e cultural dos alunos. Outro objetivo presente nos projetos foi a construção de ações que permitissem o desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, compreendida como a capacidade de dar significado aos conceitos científicos. A produção de jogos didáticos, privilegiando sempre cartas com textos e regras pelas quais a leitura das cartas devesse ser realizada pelos próprios jogadores, foi a principal ferramenta para eficientemente conciliar a proposta transdisciplinar com a busca da alfabetização científica.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1095910.36661/2595-4520.2019v2i4.10959Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 349-3632595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959/7334Copyright (c) 2019 Isabela Vieira Vieira da Silva, Layla Fonseca, Cristiana Tavares, Cristina Tavares, Ana Maria do Carmo, Antônio Carlos Sant'Anahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Isabela Vieira Vieira daFonseca, LaylaTavares, CristianaTavares, Cristinado Carmo, Ana MariaSant'Ana, Antônio Carlos2021-07-13T05:24:45Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10959Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:45Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza
title Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza
spellingShingle Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza
Silva, Isabela Vieira Vieira da
title_short Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza
title_full Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza
title_fullStr Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza
title_full_unstemmed Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza
title_sort Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdiciplinares e da alfabetização científica no ensino das Ciências da Natureza
author Silva, Isabela Vieira Vieira da
author_facet Silva, Isabela Vieira Vieira da
Fonseca, Layla
Tavares, Cristiana
Tavares, Cristina
do Carmo, Ana Maria
Sant'Ana, Antônio Carlos
author_role author
author2 Fonseca, Layla
Tavares, Cristiana
Tavares, Cristina
do Carmo, Ana Maria
Sant'Ana, Antônio Carlos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabela Vieira Vieira da
Fonseca, Layla
Tavares, Cristiana
Tavares, Cristina
do Carmo, Ana Maria
Sant'Ana, Antônio Carlos
description Neste estudo estão relatadas as atividades desenvolvidas em escolas públicas de Juiz de Fora, MG, pelo grupo de trabalho formado por licenciandos bolsistas do subprojeto de Ciências, Ciclo II, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os projetos pedagógicos desenvolvidos tiveram por base as propostas da Carta da Transdisciplinaridade que envolvem diálogos entre os conteúdos disciplinares e as realidades social, econômica e cultural dos alunos. Outro objetivo presente nos projetos foi a construção de ações que permitissem o desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, compreendida como a capacidade de dar significado aos conceitos científicos. A produção de jogos didáticos, privilegiando sempre cartas com textos e regras pelas quais a leitura das cartas devesse ser realizada pelos próprios jogadores, foi a principal ferramenta para eficientemente conciliar a proposta transdisciplinar com a busca da alfabetização científica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959
10.36661/2595-4520.2019v2i4.10959
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959/7334
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 349-363
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612002476032