Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12122 |
Resumo: | O trabalho ao qual se refere este artigo consiste em um levantamento quantitativo, que objetivou analisar os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) nas edições de 2006 a 2018 em distribuição por linhas temáticas. Para isso, realizou-se o levantamento dos dados mediante consulta aos anais do evento, organizados para visualização pelo método gráfico. Nos resultados foi possível verificar o comportamento das linhas temáticas ao longo das sete últimas edições do evento. Desse modo, pode-se evidenciar um crescimento significativo de trabalhos publicados no ENEQ durante o período analisado, dos quais a temática ensino aprendizagem aparece como a mais recorrente. Por outro lado, as linhas Currículo e Avaliação, Formação de Professores e Experimentação apresentaram decaimento em publicações, enquanto as temáticas CTS, Educação em espaços não-formais e Divulgação Científica tiveram acrescidos à medida que foram incorporadas ao evento. Portanto, os resultados possibilitam o encaminhamento/adequação de novas pesquisas considerando o ENEQ como espaço de ampla divulgação da produção científica. |
id |
UFFS-2_20e096c544e55d4c7a593ad17a035c3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12122 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018O trabalho ao qual se refere este artigo consiste em um levantamento quantitativo, que objetivou analisar os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) nas edições de 2006 a 2018 em distribuição por linhas temáticas. Para isso, realizou-se o levantamento dos dados mediante consulta aos anais do evento, organizados para visualização pelo método gráfico. Nos resultados foi possível verificar o comportamento das linhas temáticas ao longo das sete últimas edições do evento. Desse modo, pode-se evidenciar um crescimento significativo de trabalhos publicados no ENEQ durante o período analisado, dos quais a temática ensino aprendizagem aparece como a mais recorrente. Por outro lado, as linhas Currículo e Avaliação, Formação de Professores e Experimentação apresentaram decaimento em publicações, enquanto as temáticas CTS, Educação em espaços não-formais e Divulgação Científica tiveram acrescidos à medida que foram incorporadas ao evento. Portanto, os resultados possibilitam o encaminhamento/adequação de novas pesquisas considerando o ENEQ como espaço de ampla divulgação da produção científica.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1212210.36661/2595-4520.2021v4i3.12122Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 227-2412595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12122/7800Copyright (c) 2021 Mariana Cavichioli Alves, Viviane Fagundes Pacheco, Jaime da Costa Cedran, Neide Maria Michelan Kiouranishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Mariana CavichioliPacheco, Viviane FagundesCedran, Jaime da CostaKiouranis, Neide Maria Michelan2021-07-13T05:21:03Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12122Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:03Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018 |
title |
Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018 |
spellingShingle |
Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018 Alves, Mariana Cavichioli |
title_short |
Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018 |
title_full |
Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018 |
title_fullStr |
Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018 |
title_full_unstemmed |
Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018 |
title_sort |
Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018 |
author |
Alves, Mariana Cavichioli |
author_facet |
Alves, Mariana Cavichioli Pacheco, Viviane Fagundes Cedran, Jaime da Costa Kiouranis, Neide Maria Michelan |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Viviane Fagundes Cedran, Jaime da Costa Kiouranis, Neide Maria Michelan |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mariana Cavichioli Pacheco, Viviane Fagundes Cedran, Jaime da Costa Kiouranis, Neide Maria Michelan |
description |
O trabalho ao qual se refere este artigo consiste em um levantamento quantitativo, que objetivou analisar os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) nas edições de 2006 a 2018 em distribuição por linhas temáticas. Para isso, realizou-se o levantamento dos dados mediante consulta aos anais do evento, organizados para visualização pelo método gráfico. Nos resultados foi possível verificar o comportamento das linhas temáticas ao longo das sete últimas edições do evento. Desse modo, pode-se evidenciar um crescimento significativo de trabalhos publicados no ENEQ durante o período analisado, dos quais a temática ensino aprendizagem aparece como a mais recorrente. Por outro lado, as linhas Currículo e Avaliação, Formação de Professores e Experimentação apresentaram decaimento em publicações, enquanto as temáticas CTS, Educação em espaços não-formais e Divulgação Científica tiveram acrescidos à medida que foram incorporadas ao evento. Portanto, os resultados possibilitam o encaminhamento/adequação de novas pesquisas considerando o ENEQ como espaço de ampla divulgação da produção científica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12122 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12122 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12122 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12122/7800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 227-241 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613229309952 |