As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manin, Bianca Regina Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Jorge, Thais Martinez Rodrigues, Ortêncio Filho, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12670
Resumo: As Representações Sociais evidenciam informações que um grupo tem a partir de suas vivências e cultura. Morcegos são cercados por superstições, dada a falta de informação por parte da população. Atividades educativas em ambientes não formais são importantes para sensibilização e conscientização da população para com a conservação da natureza, incluindo esses animais. Este trabalho teve por objetivo determinar as representações sociais, sobre morcegos, de participantes em diferentes edições de um evento de extensão voltado à educação ambiental e à divulgação científica, denominado Noite dos Morcegos. O estudo foi realizado com indivíduos que participaram, unicamente, dos eventos de 2017, 2019, ou mais de uma edição. Foram realizadas entrevistas, por videoconferência, utilizando o Teste de Associação Livre de Palavras, para verificar as representações sociais e a análise de conteúdo para compreender parte do que compõe os conhecimentos das pessoas com morcegos. Enquanto participantes de uma única edição apresentaram dificuldades para relacionar as informações apresentadas, recorrentes revelaram maior conexão do equilíbrio ambiental com o papel dos morcegos na natureza. Concluímos que ações educativas em ambientes não formais são importantes na difusão e construção de novos conhecimentos que promovam a conservação dos componentes da natureza, e da sensibilização sobre o tema do estudo.
id UFFS-2_22436b43c5620f8658f22bb322c1f418
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12670
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciênciaAs Representações Sociais evidenciam informações que um grupo tem a partir de suas vivências e cultura. Morcegos são cercados por superstições, dada a falta de informação por parte da população. Atividades educativas em ambientes não formais são importantes para sensibilização e conscientização da população para com a conservação da natureza, incluindo esses animais. Este trabalho teve por objetivo determinar as representações sociais, sobre morcegos, de participantes em diferentes edições de um evento de extensão voltado à educação ambiental e à divulgação científica, denominado Noite dos Morcegos. O estudo foi realizado com indivíduos que participaram, unicamente, dos eventos de 2017, 2019, ou mais de uma edição. Foram realizadas entrevistas, por videoconferência, utilizando o Teste de Associação Livre de Palavras, para verificar as representações sociais e a análise de conteúdo para compreender parte do que compõe os conhecimentos das pessoas com morcegos. Enquanto participantes de uma única edição apresentaram dificuldades para relacionar as informações apresentadas, recorrentes revelaram maior conexão do equilíbrio ambiental com o papel dos morcegos na natureza. Concluímos que ações educativas em ambientes não formais são importantes na difusão e construção de novos conhecimentos que promovam a conservação dos componentes da natureza, e da sensibilização sobre o tema do estudo.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1267010.36661/2595-4520.2022v5n3.12670Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 288 -3082595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12670/8546Copyright (c) 2022 Bianca Regina Silva Manin, Thais Martinez Rodrigues Jorge, Henrique Ortêncio Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessManin, Bianca Regina SilvaJorge, Thais Martinez RodriguesOrtêncio Filho, Henrique2022-08-19T20:52:43Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12670Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-08-19T20:52:43Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência
title As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência
spellingShingle As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência
Manin, Bianca Regina Silva
title_short As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência
title_full As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência
title_fullStr As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência
title_full_unstemmed As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência
title_sort As Representações sociais sobre morcegos: educação ambiental não formal continuada e popularização da ciência
author Manin, Bianca Regina Silva
author_facet Manin, Bianca Regina Silva
Jorge, Thais Martinez Rodrigues
Ortêncio Filho, Henrique
author_role author
author2 Jorge, Thais Martinez Rodrigues
Ortêncio Filho, Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manin, Bianca Regina Silva
Jorge, Thais Martinez Rodrigues
Ortêncio Filho, Henrique
description As Representações Sociais evidenciam informações que um grupo tem a partir de suas vivências e cultura. Morcegos são cercados por superstições, dada a falta de informação por parte da população. Atividades educativas em ambientes não formais são importantes para sensibilização e conscientização da população para com a conservação da natureza, incluindo esses animais. Este trabalho teve por objetivo determinar as representações sociais, sobre morcegos, de participantes em diferentes edições de um evento de extensão voltado à educação ambiental e à divulgação científica, denominado Noite dos Morcegos. O estudo foi realizado com indivíduos que participaram, unicamente, dos eventos de 2017, 2019, ou mais de uma edição. Foram realizadas entrevistas, por videoconferência, utilizando o Teste de Associação Livre de Palavras, para verificar as representações sociais e a análise de conteúdo para compreender parte do que compõe os conhecimentos das pessoas com morcegos. Enquanto participantes de uma única edição apresentaram dificuldades para relacionar as informações apresentadas, recorrentes revelaram maior conexão do equilíbrio ambiental com o papel dos morcegos na natureza. Concluímos que ações educativas em ambientes não formais são importantes na difusão e construção de novos conhecimentos que promovam a conservação dos componentes da natureza, e da sensibilização sobre o tema do estudo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12670
10.36661/2595-4520.2022v5n3.12670
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12670
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12670/8546
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 288 -308
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613659226112