La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzi Filho, Luiz Alberto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: do Rosário Lima, Valderez Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12832
Resumo: O presente estudo tem como questão norteadora: que implicações a negligência de conteúdos no ensino de ciências pode apresentar à formação integral dos estudantes? Como objetivo, busca-se investigar as principais necessidades e dificuldades que os estudantes apresentam para uma formação integral e a forma como os professores suprem ou não tais aspectos. A investigação é de caráter qualitativo e foi realizada em escolas públicas da região metropolitana de uma cidade do sul do Brasil, enquadrando-se como um estudo de caso. Para atender ao objetivo da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados a entrevista semiestruturada, partindo de uma questão confrontativa, e a observação direta de aulas, conforme proposto por Yin (2005) e Flick (2009). Os dados coletados foram transcritos para um corpus e analisados por meio da Análise Textual Discursiva descrita por Moraes e Galiazzi (2011). Como resultado, foi obtido seis categorias intermediárias, organizadas em três categorias finais que refletem diferentes fatores envolvidos com a negligência de conteúdos. Buscou-se como enfoque a apresentação da categoria emergente “os conteúdos e seus impactos na formação integral do sujeito”, a qual apresenta um maior número de argumentos relacionados à questão norteadora e ao objetivo da investigação. A categoria em questão dividiu-se em duas subcategorias: dificuldades e demais fatores envolvidos na aprendizagem dos estudantes e os aspectos das relações em sala de aula.
id UFFS-2_252a213b90d07e261320be85a1ef4a0e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12832
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las cienciasIntegral Formation for the 21st Century: a case study from the perspective of neglected content in science teachingFormação Integral para o Século XXI: um estudo de caso sob a ótica dos conteúdos negligenciados no ensino de ciênciasO presente estudo tem como questão norteadora: que implicações a negligência de conteúdos no ensino de ciências pode apresentar à formação integral dos estudantes? Como objetivo, busca-se investigar as principais necessidades e dificuldades que os estudantes apresentam para uma formação integral e a forma como os professores suprem ou não tais aspectos. A investigação é de caráter qualitativo e foi realizada em escolas públicas da região metropolitana de uma cidade do sul do Brasil, enquadrando-se como um estudo de caso. Para atender ao objetivo da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados a entrevista semiestruturada, partindo de uma questão confrontativa, e a observação direta de aulas, conforme proposto por Yin (2005) e Flick (2009). Os dados coletados foram transcritos para um corpus e analisados por meio da Análise Textual Discursiva descrita por Moraes e Galiazzi (2011). Como resultado, foi obtido seis categorias intermediárias, organizadas em três categorias finais que refletem diferentes fatores envolvidos com a negligência de conteúdos. Buscou-se como enfoque a apresentação da categoria emergente “os conteúdos e seus impactos na formação integral do sujeito”, a qual apresenta um maior número de argumentos relacionados à questão norteadora e ao objetivo da investigação. A categoria em questão dividiu-se em duas subcategorias: dificuldades e demais fatores envolvidos na aprendizagem dos estudantes e os aspectos das relações em sala de aula. The present study has as its guiding question: what implications can the neglect of content in science teaching have for the integral formation of students? As an objective, we seek to investigate the main needs and difficulties that students present for an integral formation and the way in which teachers supply or not such aspects. The investigation is qualitative in nature and was carried out in public schools in the metropolitan region of a city in southern Brazil, fitting as a case study. To meet the research objective, semi-structured interviews were used as data collection instruments, starting from a confrontational question, and direct observation of classes, as proposed by Yin (2005) and Flick (2009). The collected data were transcribed into a corpus and analyzed using the Discursive Textual Analysis described by Moraes and Galiazzi (2011). We sought to focus on the presentation of the emerging category “the contents and their impacts on the integral formation of the subject”, which presents a greater number of arguments related to the guiding question and the objective of the investigation. The category in question was divided into two subcategories: difficulties and other factors involved in students learning and aspects of relationships in the classroom.El presente estudio tiene como pregunta orientadora: ¿Qué implicaciones puede tener el descuido de los contenidos en la enseñanza de las ciencias para la formación integral de los estudiantes? Como objetivo se busca indagar en las principales necesidades y dificultades que presentan los estudiantes para una formación integral y la forma en que los docentes suplen o no dichos aspectos. La investigación es de naturaleza cualitativa y se llevó a cabo en escuelas públicas de la región metropolitana de una ciudad del sur de Brasil, encajándose como estudio de caso. Para cumplir con el objetivo de la investigación, se utilizaron como instrumentos de recolección de datos la entrevista semiestructurada, a partir de una pregunta confrontacional, y la observación directa de las clases, tal como lo proponen Yin (2005) y Flick (2009). Los datos recolectados fueron transcritos en un corpus y analizados utilizando el Análisis Textual Discursivo descrito por Moraes y Galiazzi (2011). Se buscó focalizar en la presentación de la categoría emergente “los contenidos y sus impactos en la formación integral del sujeto”, que presenta mayor número de argumentos relacionados con la pregunta orientadora y el objetivo de la investigación. La categoría en cuestión se dividió en dos subcategorías: dificultades y otros factores que intervienen en el aprendizaje de los estudiantes y aspectos de las relaciones en el aula.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1283210.36661/2595-4520.2023v6n6.12832Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 544-5692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12832/9103Copyright (c) 2023 Luiz Alberto Lorenzi Filho, Valderez Marina do Rosário Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLorenzi Filho, Luiz Albertodo Rosário Lima, Valderez Marina2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12832Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias
Integral Formation for the 21st Century: a case study from the perspective of neglected content in science teaching
Formação Integral para o Século XXI: um estudo de caso sob a ótica dos conteúdos negligenciados no ensino de ciências
title La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias
spellingShingle La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias
Lorenzi Filho, Luiz Alberto
title_short La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias
title_full La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias
title_fullStr La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias
title_full_unstemmed La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias
title_sort La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias
author Lorenzi Filho, Luiz Alberto
author_facet Lorenzi Filho, Luiz Alberto
do Rosário Lima, Valderez Marina
author_role author
author2 do Rosário Lima, Valderez Marina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzi Filho, Luiz Alberto
do Rosário Lima, Valderez Marina
description O presente estudo tem como questão norteadora: que implicações a negligência de conteúdos no ensino de ciências pode apresentar à formação integral dos estudantes? Como objetivo, busca-se investigar as principais necessidades e dificuldades que os estudantes apresentam para uma formação integral e a forma como os professores suprem ou não tais aspectos. A investigação é de caráter qualitativo e foi realizada em escolas públicas da região metropolitana de uma cidade do sul do Brasil, enquadrando-se como um estudo de caso. Para atender ao objetivo da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados a entrevista semiestruturada, partindo de uma questão confrontativa, e a observação direta de aulas, conforme proposto por Yin (2005) e Flick (2009). Os dados coletados foram transcritos para um corpus e analisados por meio da Análise Textual Discursiva descrita por Moraes e Galiazzi (2011). Como resultado, foi obtido seis categorias intermediárias, organizadas em três categorias finais que refletem diferentes fatores envolvidos com a negligência de conteúdos. Buscou-se como enfoque a apresentação da categoria emergente “os conteúdos e seus impactos na formação integral do sujeito”, a qual apresenta um maior número de argumentos relacionados à questão norteadora e ao objetivo da investigação. A categoria em questão dividiu-se em duas subcategorias: dificuldades e demais fatores envolvidos na aprendizagem dos estudantes e os aspectos das relações em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12832
10.36661/2595-4520.2023v6n6.12832
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12832
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n6.12832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12832/9103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Luiz Alberto Lorenzi Filho, Valderez Marina do Rosário Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Luiz Alberto Lorenzi Filho, Valderez Marina do Rosário Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 544-569
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613688586240