La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12832 |
Resumo: | O presente estudo tem como questão norteadora: que implicações a negligência de conteúdos no ensino de ciências pode apresentar à formação integral dos estudantes? Como objetivo, busca-se investigar as principais necessidades e dificuldades que os estudantes apresentam para uma formação integral e a forma como os professores suprem ou não tais aspectos. A investigação é de caráter qualitativo e foi realizada em escolas públicas da região metropolitana de uma cidade do sul do Brasil, enquadrando-se como um estudo de caso. Para atender ao objetivo da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados a entrevista semiestruturada, partindo de uma questão confrontativa, e a observação direta de aulas, conforme proposto por Yin (2005) e Flick (2009). Os dados coletados foram transcritos para um corpus e analisados por meio da Análise Textual Discursiva descrita por Moraes e Galiazzi (2011). Como resultado, foi obtido seis categorias intermediárias, organizadas em três categorias finais que refletem diferentes fatores envolvidos com a negligência de conteúdos. Buscou-se como enfoque a apresentação da categoria emergente “os conteúdos e seus impactos na formação integral do sujeito”, a qual apresenta um maior número de argumentos relacionados à questão norteadora e ao objetivo da investigação. A categoria em questão dividiu-se em duas subcategorias: dificuldades e demais fatores envolvidos na aprendizagem dos estudantes e os aspectos das relações em sala de aula. |
id |
UFFS-2_252a213b90d07e261320be85a1ef4a0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12832 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las cienciasIntegral Formation for the 21st Century: a case study from the perspective of neglected content in science teachingFormação Integral para o Século XXI: um estudo de caso sob a ótica dos conteúdos negligenciados no ensino de ciênciasO presente estudo tem como questão norteadora: que implicações a negligência de conteúdos no ensino de ciências pode apresentar à formação integral dos estudantes? Como objetivo, busca-se investigar as principais necessidades e dificuldades que os estudantes apresentam para uma formação integral e a forma como os professores suprem ou não tais aspectos. A investigação é de caráter qualitativo e foi realizada em escolas públicas da região metropolitana de uma cidade do sul do Brasil, enquadrando-se como um estudo de caso. Para atender ao objetivo da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados a entrevista semiestruturada, partindo de uma questão confrontativa, e a observação direta de aulas, conforme proposto por Yin (2005) e Flick (2009). Os dados coletados foram transcritos para um corpus e analisados por meio da Análise Textual Discursiva descrita por Moraes e Galiazzi (2011). Como resultado, foi obtido seis categorias intermediárias, organizadas em três categorias finais que refletem diferentes fatores envolvidos com a negligência de conteúdos. Buscou-se como enfoque a apresentação da categoria emergente “os conteúdos e seus impactos na formação integral do sujeito”, a qual apresenta um maior número de argumentos relacionados à questão norteadora e ao objetivo da investigação. A categoria em questão dividiu-se em duas subcategorias: dificuldades e demais fatores envolvidos na aprendizagem dos estudantes e os aspectos das relações em sala de aula. The present study has as its guiding question: what implications can the neglect of content in science teaching have for the integral formation of students? As an objective, we seek to investigate the main needs and difficulties that students present for an integral formation and the way in which teachers supply or not such aspects. The investigation is qualitative in nature and was carried out in public schools in the metropolitan region of a city in southern Brazil, fitting as a case study. To meet the research objective, semi-structured interviews were used as data collection instruments, starting from a confrontational question, and direct observation of classes, as proposed by Yin (2005) and Flick (2009). The collected data were transcribed into a corpus and analyzed using the Discursive Textual Analysis described by Moraes and Galiazzi (2011). We sought to focus on the presentation of the emerging category “the contents and their impacts on the integral formation of the subject”, which presents a greater number of arguments related to the guiding question and the objective of the investigation. The category in question was divided into two subcategories: difficulties and other factors involved in students learning and aspects of relationships in the classroom.El presente estudio tiene como pregunta orientadora: ¿Qué implicaciones puede tener el descuido de los contenidos en la enseñanza de las ciencias para la formación integral de los estudiantes? Como objetivo se busca indagar en las principales necesidades y dificultades que presentan los estudiantes para una formación integral y la forma en que los docentes suplen o no dichos aspectos. La investigación es de naturaleza cualitativa y se llevó a cabo en escuelas públicas de la región metropolitana de una ciudad del sur de Brasil, encajándose como estudio de caso. Para cumplir con el objetivo de la investigación, se utilizaron como instrumentos de recolección de datos la entrevista semiestructurada, a partir de una pregunta confrontacional, y la observación directa de las clases, tal como lo proponen Yin (2005) y Flick (2009). Los datos recolectados fueron transcritos en un corpus y analizados utilizando el Análisis Textual Discursivo descrito por Moraes y Galiazzi (2011). Se buscó focalizar en la presentación de la categoría emergente “los contenidos y sus impactos en la formación integral del sujeto”, que presenta mayor número de argumentos relacionados con la pregunta orientadora y el objetivo de la investigación. La categoría en cuestión se dividió en dos subcategorías: dificultades y otros factores que intervienen en el aprendizaje de los estudiantes y aspectos de las relaciones en el aula.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1283210.36661/2595-4520.2023v6n6.12832Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 544-5692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12832/9103Copyright (c) 2023 Luiz Alberto Lorenzi Filho, Valderez Marina do Rosário Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLorenzi Filho, Luiz Albertodo Rosário Lima, Valderez Marina2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12832Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias Integral Formation for the 21st Century: a case study from the perspective of neglected content in science teaching Formação Integral para o Século XXI: um estudo de caso sob a ótica dos conteúdos negligenciados no ensino de ciências |
title |
La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias |
spellingShingle |
La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias Lorenzi Filho, Luiz Alberto |
title_short |
La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias |
title_full |
La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias |
title_fullStr |
La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias |
title_full_unstemmed |
La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias |
title_sort |
La Formación Integral para el Siglo XXI: un estudio de caso desde la perspectiva de los contenidos desatendidos en la enseñanza de las ciencias |
author |
Lorenzi Filho, Luiz Alberto |
author_facet |
Lorenzi Filho, Luiz Alberto do Rosário Lima, Valderez Marina |
author_role |
author |
author2 |
do Rosário Lima, Valderez Marina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzi Filho, Luiz Alberto do Rosário Lima, Valderez Marina |
description |
O presente estudo tem como questão norteadora: que implicações a negligência de conteúdos no ensino de ciências pode apresentar à formação integral dos estudantes? Como objetivo, busca-se investigar as principais necessidades e dificuldades que os estudantes apresentam para uma formação integral e a forma como os professores suprem ou não tais aspectos. A investigação é de caráter qualitativo e foi realizada em escolas públicas da região metropolitana de uma cidade do sul do Brasil, enquadrando-se como um estudo de caso. Para atender ao objetivo da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados a entrevista semiestruturada, partindo de uma questão confrontativa, e a observação direta de aulas, conforme proposto por Yin (2005) e Flick (2009). Os dados coletados foram transcritos para um corpus e analisados por meio da Análise Textual Discursiva descrita por Moraes e Galiazzi (2011). Como resultado, foi obtido seis categorias intermediárias, organizadas em três categorias finais que refletem diferentes fatores envolvidos com a negligência de conteúdos. Buscou-se como enfoque a apresentação da categoria emergente “os conteúdos e seus impactos na formação integral do sujeito”, a qual apresenta um maior número de argumentos relacionados à questão norteadora e ao objetivo da investigação. A categoria em questão dividiu-se em duas subcategorias: dificuldades e demais fatores envolvidos na aprendizagem dos estudantes e os aspectos das relações em sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12832 10.36661/2595-4520.2023v6n6.12832 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12832 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n6.12832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12832/9103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Luiz Alberto Lorenzi Filho, Valderez Marina do Rosário Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Luiz Alberto Lorenzi Filho, Valderez Marina do Rosário Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 544-569 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613688586240 |