El uso de teléfonos inteligentes para desarrollar actividades experimentales en la e n señanza de la física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ariston, Marília Marinho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aquino, Alessandra Alexandrino, Saraiva, Gilberto Dantas, Castro, Antônio Joel Ramiro de, Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12659
Resumo: O uso de smartphones como ferramentas experimentais oferecem uma versatilidade inspiradora para o Ensino de Física. Isso porque os sensores desses aparelhos fornecem várias possibilidades de medições. Com o objetivo de ratificar o uso de smartphones como ferramenta aliada ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Física, o trabalho consistiu no compartilhamento de uma experiência de uso de smartphones durante aulas de Física do Ensino médio, realizada com alunos de uma escola pública do Ceará. A metodologia consistiu inicialmente numa pesquisa sobre sensores que podem ser aplicados para medir grandezas físicas, seleção de experimentos, realização dos experimentos durante as aulas e análise dos resultados. A partir dos dados obtidos, foi possível observar que o uso do smartphone foi eficaz na simulação de experimentos, proporcionou uma participação ativa dos alunos e medidas que trouxeram uma maior convergência entre a teoria estudada e o cotidiano do aluno. Palavras-chave: Práticas Laboratoriais. Experimentos de Física. Smartphones. Sensores.
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