El uso de teléfonos inteligentes para desarrollar actividades experimentales en la e n señanza de la física
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12659 |
Resumo: | O uso de smartphones como ferramentas experimentais oferecem uma versatilidade inspiradora para o Ensino de Física. Isso porque os sensores desses aparelhos fornecem várias possibilidades de medições. Com o objetivo de ratificar o uso de smartphones como ferramenta aliada ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Física, o trabalho consistiu no compartilhamento de uma experiência de uso de smartphones durante aulas de Física do Ensino médio, realizada com alunos de uma escola pública do Ceará. A metodologia consistiu inicialmente numa pesquisa sobre sensores que podem ser aplicados para medir grandezas físicas, seleção de experimentos, realização dos experimentos durante as aulas e análise dos resultados. A partir dos dados obtidos, foi possível observar que o uso do smartphone foi eficaz na simulação de experimentos, proporcionou uma participação ativa dos alunos e medidas que trouxeram uma maior convergência entre a teoria estudada e o cotidiano do aluno. Palavras-chave: Práticas Laboratoriais. Experimentos de Física. Smartphones. Sensores. |
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El uso de teléfonos inteligentes para desarrollar actividades experimentales en la e n señanza de la físicaThe use of smartphones to develop experimental activities in physics teachingO uso de smartphones para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de físicaO uso de smartphones como ferramentas experimentais oferecem uma versatilidade inspiradora para o Ensino de Física. Isso porque os sensores desses aparelhos fornecem várias possibilidades de medições. Com o objetivo de ratificar o uso de smartphones como ferramenta aliada ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Física, o trabalho consistiu no compartilhamento de uma experiência de uso de smartphones durante aulas de Física do Ensino médio, realizada com alunos de uma escola pública do Ceará. A metodologia consistiu inicialmente numa pesquisa sobre sensores que podem ser aplicados para medir grandezas físicas, seleção de experimentos, realização dos experimentos durante as aulas e análise dos resultados. A partir dos dados obtidos, foi possível observar que o uso do smartphone foi eficaz na simulação de experimentos, proporcionou uma participação ativa dos alunos e medidas que trouxeram uma maior convergência entre a teoria estudada e o cotidiano do aluno. Palavras-chave: Práticas Laboratoriais. Experimentos de Física. Smartphones. Sensores.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1265910.36661/2595-4520.2022v5n3.12659Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 105-1242595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12659/8536Copyright (c) 2022 Marília Marinho Ariston, Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso, Gilberto Dantas Saraiva, Antônio Joel Ramiro de Castro, Alessandra Alexandrino Aquinohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAriston, Marília MarinhoAquino, Alessandra AlexandrinoSaraiva, Gilberto DantasCastro, Antônio Joel Ramiro deVeloso, Maria Sônia Silva de Oliveira2022-08-19T20:52:35Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12659Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-08-19T20:52:35Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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