Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gilmara Batista
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Artimandes Morais, Cleuma Ferreira, Costa Tolentino Tiburtino, Neide Aparecida, García Mendoza, Héctor José, Valente Belo, Edileusa do Socorro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11328
Resumo: A presente pesquisa surgiu a partir da experiência de um estágio de docência no ensino superior, componente curricular obrigatório do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo foi analisar a contribuição da Atividade de Situações Problema Docente, fundamentada na teoria Histórico-Cultural, na disciplina de Didática da Matemática, ofertada para estudantes de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Roraima. Foi utilizada a zona de desenvolvimento proximal, um dos principais elementos presentes na Histórico-Cultural de Vygotsky, assim como as teorias da Atividade de Leóntiev, da Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e o ensino problematizador de Majmutov. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro momentos: formular o problema docente (diagnóstico), construir o núcleo conceitual (planejamento), solução do problema docente (execução do planejamento) e interpretação da solução (retroalimentação e correção). Como resultados, constatou-se que os estudantes conseguiram realizar a sequência didática, simulando aulas contemplando um objeto de conhecimento matemático, do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Como instrumento avaliativo final, os alunos apresentaram um relatório, contextualizando e descrevendo os trabalhos realizados, relacionando-os com as teorias estudadas.
id UFFS-2_29791e0ac2249ae4bb86ca4257969de2
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11328
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-CulturalA presente pesquisa surgiu a partir da experiência de um estágio de docência no ensino superior, componente curricular obrigatório do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo foi analisar a contribuição da Atividade de Situações Problema Docente, fundamentada na teoria Histórico-Cultural, na disciplina de Didática da Matemática, ofertada para estudantes de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Roraima. Foi utilizada a zona de desenvolvimento proximal, um dos principais elementos presentes na Histórico-Cultural de Vygotsky, assim como as teorias da Atividade de Leóntiev, da Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e o ensino problematizador de Majmutov. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro momentos: formular o problema docente (diagnóstico), construir o núcleo conceitual (planejamento), solução do problema docente (execução do planejamento) e interpretação da solução (retroalimentação e correção). Como resultados, constatou-se que os estudantes conseguiram realizar a sequência didática, simulando aulas contemplando um objeto de conhecimento matemático, do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Como instrumento avaliativo final, os alunos apresentaram um relatório, contextualizando e descrevendo os trabalhos realizados, relacionando-os com as teorias estudadas.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1132810.36661/2595-4520.2021v4i6.11328Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 282-2992595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11328/8210Copyright (c) 2021 Gilmara Batista Souza, Cleuma Ferreira Artimandes Morais, Neide Aparecida Costa Tolentino Tiburtino, Hector José García Mendoza, Edileusa do Socorro Valente Belohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Gilmara BatistaArtimandes Morais, Cleuma FerreiraCosta Tolentino Tiburtino, Neide AparecidaGarcía Mendoza, Héctor JoséValente Belo, Edileusa do Socorro2021-10-09T06:00:19Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11328Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:19Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural
title Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural
spellingShingle Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural
Souza, Gilmara Batista
title_short Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural
title_full Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural
title_fullStr Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural
title_full_unstemmed Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural
title_sort Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural
author Souza, Gilmara Batista
author_facet Souza, Gilmara Batista
Artimandes Morais, Cleuma Ferreira
Costa Tolentino Tiburtino, Neide Aparecida
García Mendoza, Héctor José
Valente Belo, Edileusa do Socorro
author_role author
author2 Artimandes Morais, Cleuma Ferreira
Costa Tolentino Tiburtino, Neide Aparecida
García Mendoza, Héctor José
Valente Belo, Edileusa do Socorro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gilmara Batista
Artimandes Morais, Cleuma Ferreira
Costa Tolentino Tiburtino, Neide Aparecida
García Mendoza, Héctor José
Valente Belo, Edileusa do Socorro
description A presente pesquisa surgiu a partir da experiência de um estágio de docência no ensino superior, componente curricular obrigatório do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo foi analisar a contribuição da Atividade de Situações Problema Docente, fundamentada na teoria Histórico-Cultural, na disciplina de Didática da Matemática, ofertada para estudantes de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Roraima. Foi utilizada a zona de desenvolvimento proximal, um dos principais elementos presentes na Histórico-Cultural de Vygotsky, assim como as teorias da Atividade de Leóntiev, da Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e o ensino problematizador de Majmutov. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro momentos: formular o problema docente (diagnóstico), construir o núcleo conceitual (planejamento), solução do problema docente (execução do planejamento) e interpretação da solução (retroalimentação e correção). Como resultados, constatou-se que os estudantes conseguiram realizar a sequência didática, simulando aulas contemplando um objeto de conhecimento matemático, do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Como instrumento avaliativo final, os alunos apresentaram um relatório, contextualizando e descrevendo os trabalhos realizados, relacionando-os com as teorias estudadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11328
10.36661/2595-4520.2021v4i6.11328
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11328
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11328/8210
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 282-299
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612418760704