Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11328 |
Resumo: | A presente pesquisa surgiu a partir da experiência de um estágio de docência no ensino superior, componente curricular obrigatório do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo foi analisar a contribuição da Atividade de Situações Problema Docente, fundamentada na teoria Histórico-Cultural, na disciplina de Didática da Matemática, ofertada para estudantes de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Roraima. Foi utilizada a zona de desenvolvimento proximal, um dos principais elementos presentes na Histórico-Cultural de Vygotsky, assim como as teorias da Atividade de Leóntiev, da Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e o ensino problematizador de Majmutov. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro momentos: formular o problema docente (diagnóstico), construir o núcleo conceitual (planejamento), solução do problema docente (execução do planejamento) e interpretação da solução (retroalimentação e correção). Como resultados, constatou-se que os estudantes conseguiram realizar a sequência didática, simulando aulas contemplando um objeto de conhecimento matemático, do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Como instrumento avaliativo final, os alunos apresentaram um relatório, contextualizando e descrevendo os trabalhos realizados, relacionando-os com as teorias estudadas. |
id |
UFFS-2_29791e0ac2249ae4bb86ca4257969de2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11328 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-CulturalA presente pesquisa surgiu a partir da experiência de um estágio de docência no ensino superior, componente curricular obrigatório do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo foi analisar a contribuição da Atividade de Situações Problema Docente, fundamentada na teoria Histórico-Cultural, na disciplina de Didática da Matemática, ofertada para estudantes de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Roraima. Foi utilizada a zona de desenvolvimento proximal, um dos principais elementos presentes na Histórico-Cultural de Vygotsky, assim como as teorias da Atividade de Leóntiev, da Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e o ensino problematizador de Majmutov. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro momentos: formular o problema docente (diagnóstico), construir o núcleo conceitual (planejamento), solução do problema docente (execução do planejamento) e interpretação da solução (retroalimentação e correção). Como resultados, constatou-se que os estudantes conseguiram realizar a sequência didática, simulando aulas contemplando um objeto de conhecimento matemático, do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Como instrumento avaliativo final, os alunos apresentaram um relatório, contextualizando e descrevendo os trabalhos realizados, relacionando-os com as teorias estudadas.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1132810.36661/2595-4520.2021v4i6.11328Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 282-2992595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11328/8210Copyright (c) 2021 Gilmara Batista Souza, Cleuma Ferreira Artimandes Morais, Neide Aparecida Costa Tolentino Tiburtino, Hector José García Mendoza, Edileusa do Socorro Valente Belohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Gilmara BatistaArtimandes Morais, Cleuma FerreiraCosta Tolentino Tiburtino, Neide AparecidaGarcía Mendoza, Héctor JoséValente Belo, Edileusa do Socorro2021-10-09T06:00:19Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11328Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:19Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural |
title |
Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural |
spellingShingle |
Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural Souza, Gilmara Batista |
title_short |
Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural |
title_full |
Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural |
title_fullStr |
Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural |
title_full_unstemmed |
Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural |
title_sort |
Contribuições do Estágio de Docência em uma turma da UFRR, na Disciplina de Didática da Matemática, Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural |
author |
Souza, Gilmara Batista |
author_facet |
Souza, Gilmara Batista Artimandes Morais, Cleuma Ferreira Costa Tolentino Tiburtino, Neide Aparecida García Mendoza, Héctor José Valente Belo, Edileusa do Socorro |
author_role |
author |
author2 |
Artimandes Morais, Cleuma Ferreira Costa Tolentino Tiburtino, Neide Aparecida García Mendoza, Héctor José Valente Belo, Edileusa do Socorro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gilmara Batista Artimandes Morais, Cleuma Ferreira Costa Tolentino Tiburtino, Neide Aparecida García Mendoza, Héctor José Valente Belo, Edileusa do Socorro |
description |
A presente pesquisa surgiu a partir da experiência de um estágio de docência no ensino superior, componente curricular obrigatório do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo foi analisar a contribuição da Atividade de Situações Problema Docente, fundamentada na teoria Histórico-Cultural, na disciplina de Didática da Matemática, ofertada para estudantes de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Roraima. Foi utilizada a zona de desenvolvimento proximal, um dos principais elementos presentes na Histórico-Cultural de Vygotsky, assim como as teorias da Atividade de Leóntiev, da Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e o ensino problematizador de Majmutov. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro momentos: formular o problema docente (diagnóstico), construir o núcleo conceitual (planejamento), solução do problema docente (execução do planejamento) e interpretação da solução (retroalimentação e correção). Como resultados, constatou-se que os estudantes conseguiram realizar a sequência didática, simulando aulas contemplando um objeto de conhecimento matemático, do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Como instrumento avaliativo final, os alunos apresentaram um relatório, contextualizando e descrevendo os trabalhos realizados, relacionando-os com as teorias estudadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11328 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11328 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11328 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.11328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11328/8210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 282-299 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612418760704 |