Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seidel Vorpagel, Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Inês Matos Uhmann, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10710
Resumo: A perspectiva da avaliação escolar exige um entendimento da efetivação no processo de ensino de forma qualitativa. É preciso elevar a atenção ao que decorre das práticas e concepções de avaliação a priori, na intenção da reconstrução. O que impulsionou investigar em cinco Encontros Formativos as concepções e práticas de avaliação externada entre professores em formação inicial e continuada comparada às quatro gerações de avaliação de Guba e Lincoln (2011). Para tanto, uma fundamentação teórica contribui com o desenvolvimento pedagógico no processo de avaliação. Assim, na segunda parte, as quatro gerações emergem nos diálogos em que são explorados entendimentos acerca do processo de avaliar para aprender e ensinar melhor, em consideração aos limites que perpassam no contexto educacional. Portanto, o caminho trilhado apontou indícios de construção de uma avaliação de mensuração para uma que negocia e emancipa quando se vivencia encontros formativos de problematização junto aos envolvidos.
id UFFS-2_2b3cd2fb8891ddf2b24884a1f9e6b75b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10710
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Professores em Formação Discutindo a Avaliação EscolarA perspectiva da avaliação escolar exige um entendimento da efetivação no processo de ensino de forma qualitativa. É preciso elevar a atenção ao que decorre das práticas e concepções de avaliação a priori, na intenção da reconstrução. O que impulsionou investigar em cinco Encontros Formativos as concepções e práticas de avaliação externada entre professores em formação inicial e continuada comparada às quatro gerações de avaliação de Guba e Lincoln (2011). Para tanto, uma fundamentação teórica contribui com o desenvolvimento pedagógico no processo de avaliação. Assim, na segunda parte, as quatro gerações emergem nos diálogos em que são explorados entendimentos acerca do processo de avaliar para aprender e ensinar melhor, em consideração aos limites que perpassam no contexto educacional. Portanto, o caminho trilhado apontou indícios de construção de uma avaliação de mensuração para uma que negocia e emancipa quando se vivencia encontros formativos de problematização junto aos envolvidos.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1071010.36661/2595-4520.2018v1i3.10710Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10710/7110Copyright (c) 2019 Fernanda Seidel Vorpagel, Rosangela Inês Matos Uhmannhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeidel Vorpagel, FernandaInês Matos Uhmann, Rosangela2021-07-13T05:27:38Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10710Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:38Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar
title Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar
spellingShingle Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar
Seidel Vorpagel, Fernanda
title_short Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar
title_full Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar
title_fullStr Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar
title_full_unstemmed Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar
title_sort Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar
author Seidel Vorpagel, Fernanda
author_facet Seidel Vorpagel, Fernanda
Inês Matos Uhmann, Rosangela
author_role author
author2 Inês Matos Uhmann, Rosangela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seidel Vorpagel, Fernanda
Inês Matos Uhmann, Rosangela
description A perspectiva da avaliação escolar exige um entendimento da efetivação no processo de ensino de forma qualitativa. É preciso elevar a atenção ao que decorre das práticas e concepções de avaliação a priori, na intenção da reconstrução. O que impulsionou investigar em cinco Encontros Formativos as concepções e práticas de avaliação externada entre professores em formação inicial e continuada comparada às quatro gerações de avaliação de Guba e Lincoln (2011). Para tanto, uma fundamentação teórica contribui com o desenvolvimento pedagógico no processo de avaliação. Assim, na segunda parte, as quatro gerações emergem nos diálogos em que são explorados entendimentos acerca do processo de avaliar para aprender e ensinar melhor, em consideração aos limites que perpassam no contexto educacional. Portanto, o caminho trilhado apontou indícios de construção de uma avaliação de mensuração para uma que negocia e emancipa quando se vivencia encontros formativos de problematização junto aos envolvidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10710
10.36661/2595-4520.2018v1i3.10710
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10710
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2018v1i3.10710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10710/7110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fernanda Seidel Vorpagel, Rosangela Inês Matos Uhmann
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fernanda Seidel Vorpagel, Rosangela Inês Matos Uhmann
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611960532992