Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10710 |
Resumo: | A perspectiva da avaliação escolar exige um entendimento da efetivação no processo de ensino de forma qualitativa. É preciso elevar a atenção ao que decorre das práticas e concepções de avaliação a priori, na intenção da reconstrução. O que impulsionou investigar em cinco Encontros Formativos as concepções e práticas de avaliação externada entre professores em formação inicial e continuada comparada às quatro gerações de avaliação de Guba e Lincoln (2011). Para tanto, uma fundamentação teórica contribui com o desenvolvimento pedagógico no processo de avaliação. Assim, na segunda parte, as quatro gerações emergem nos diálogos em que são explorados entendimentos acerca do processo de avaliar para aprender e ensinar melhor, em consideração aos limites que perpassam no contexto educacional. Portanto, o caminho trilhado apontou indícios de construção de uma avaliação de mensuração para uma que negocia e emancipa quando se vivencia encontros formativos de problematização junto aos envolvidos. |
id |
UFFS-2_2b3cd2fb8891ddf2b24884a1f9e6b75b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10710 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores em Formação Discutindo a Avaliação EscolarA perspectiva da avaliação escolar exige um entendimento da efetivação no processo de ensino de forma qualitativa. É preciso elevar a atenção ao que decorre das práticas e concepções de avaliação a priori, na intenção da reconstrução. O que impulsionou investigar em cinco Encontros Formativos as concepções e práticas de avaliação externada entre professores em formação inicial e continuada comparada às quatro gerações de avaliação de Guba e Lincoln (2011). Para tanto, uma fundamentação teórica contribui com o desenvolvimento pedagógico no processo de avaliação. Assim, na segunda parte, as quatro gerações emergem nos diálogos em que são explorados entendimentos acerca do processo de avaliar para aprender e ensinar melhor, em consideração aos limites que perpassam no contexto educacional. Portanto, o caminho trilhado apontou indícios de construção de uma avaliação de mensuração para uma que negocia e emancipa quando se vivencia encontros formativos de problematização junto aos envolvidos.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1071010.36661/2595-4520.2018v1i3.10710Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10710/7110Copyright (c) 2019 Fernanda Seidel Vorpagel, Rosangela Inês Matos Uhmannhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeidel Vorpagel, FernandaInês Matos Uhmann, Rosangela2021-07-13T05:27:38Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10710Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:38Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar |
title |
Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar |
spellingShingle |
Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar Seidel Vorpagel, Fernanda |
title_short |
Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar |
title_full |
Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar |
title_fullStr |
Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar |
title_full_unstemmed |
Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar |
title_sort |
Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar |
author |
Seidel Vorpagel, Fernanda |
author_facet |
Seidel Vorpagel, Fernanda Inês Matos Uhmann, Rosangela |
author_role |
author |
author2 |
Inês Matos Uhmann, Rosangela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seidel Vorpagel, Fernanda Inês Matos Uhmann, Rosangela |
description |
A perspectiva da avaliação escolar exige um entendimento da efetivação no processo de ensino de forma qualitativa. É preciso elevar a atenção ao que decorre das práticas e concepções de avaliação a priori, na intenção da reconstrução. O que impulsionou investigar em cinco Encontros Formativos as concepções e práticas de avaliação externada entre professores em formação inicial e continuada comparada às quatro gerações de avaliação de Guba e Lincoln (2011). Para tanto, uma fundamentação teórica contribui com o desenvolvimento pedagógico no processo de avaliação. Assim, na segunda parte, as quatro gerações emergem nos diálogos em que são explorados entendimentos acerca do processo de avaliar para aprender e ensinar melhor, em consideração aos limites que perpassam no contexto educacional. Portanto, o caminho trilhado apontou indícios de construção de uma avaliação de mensuração para uma que negocia e emancipa quando se vivencia encontros formativos de problematização junto aos envolvidos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10710 10.36661/2595-4520.2018v1i3.10710 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10710 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2018v1i3.10710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10710/7110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fernanda Seidel Vorpagel, Rosangela Inês Matos Uhmann http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fernanda Seidel Vorpagel, Rosangela Inês Matos Uhmann http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611960532992 |