A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro da Silva, Elda Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aires, Joanez Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12135
Resumo: A apropriação da abordagem histórica-filosófica-sociológica pelos professores das disciplinas científicas tem sido apontada como potencialmente capaz de subsidiá-los para o enfrentamento de muitos dos problemas da educação em ciências. De modo geral, os livros didáticos são o instrumento pelo qual ocorre a inclusão desta abordagem nas aulas. Nosso objeto de análise consiste em seis livros didáticos do 1º ano do ensino médio da disciplina biologia, aprovados no PNLD/2012 e PNLD/2018, com o objetivo de conhecer e refletir sobre as concepções acerca da natureza da ciência apresentadas nestes livros quando abordam a teoria celular. Utilizamos a abordagem qualitativa e quantitativa do tipo documental por meio da análise de conteúdo. O desenvolvimento das categorias de análise se deu a partir das visões deformadas ou ingênuas sobre ciência que podem estar sendo difundidas no ensino de ciências. Os resultados evidenciam indícios de mudanças nas concepções dogmáticas e hegemônicas sobre a ciência/cientistas, apesar do predomínio das categorias que expressam visões deformadas em ambas as edições do PNLD. Para que episódios históricos sejam apresentados numa perspectiva diferente daquela que vem predominando, sugerimos aos autores de livros didáticos que se alinhem aos estudos histórico-filosóficos-sociológicos sobre a ciência/biologia e apresentamos algumas considerações sobre a elaboração destes textos.  
id UFFS-2_33ee1611361ecad35805ce32e209c7fd
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12135
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciênciaA apropriação da abordagem histórica-filosófica-sociológica pelos professores das disciplinas científicas tem sido apontada como potencialmente capaz de subsidiá-los para o enfrentamento de muitos dos problemas da educação em ciências. De modo geral, os livros didáticos são o instrumento pelo qual ocorre a inclusão desta abordagem nas aulas. Nosso objeto de análise consiste em seis livros didáticos do 1º ano do ensino médio da disciplina biologia, aprovados no PNLD/2012 e PNLD/2018, com o objetivo de conhecer e refletir sobre as concepções acerca da natureza da ciência apresentadas nestes livros quando abordam a teoria celular. Utilizamos a abordagem qualitativa e quantitativa do tipo documental por meio da análise de conteúdo. O desenvolvimento das categorias de análise se deu a partir das visões deformadas ou ingênuas sobre ciência que podem estar sendo difundidas no ensino de ciências. Os resultados evidenciam indícios de mudanças nas concepções dogmáticas e hegemônicas sobre a ciência/cientistas, apesar do predomínio das categorias que expressam visões deformadas em ambas as edições do PNLD. Para que episódios históricos sejam apresentados numa perspectiva diferente daquela que vem predominando, sugerimos aos autores de livros didáticos que se alinhem aos estudos histórico-filosóficos-sociológicos sobre a ciência/biologia e apresentamos algumas considerações sobre a elaboração destes textos.  Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1213510.36661/2595-4520.2021v4i3.12135Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 309-3272595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12135/7840Copyright (c) 2021 Elda Cristina Carneiro da Silva, Joanez Aparecida Aireshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro da Silva, Elda CristinaAires, Joanez Aparecida2021-07-13T05:21:05Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12135Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:05Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência
title A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência
spellingShingle A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência
Carneiro da Silva, Elda Cristina
title_short A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência
title_full A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência
title_fullStr A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência
title_full_unstemmed A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência
title_sort A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência
author Carneiro da Silva, Elda Cristina
author_facet Carneiro da Silva, Elda Cristina
Aires, Joanez Aparecida
author_role author
author2 Aires, Joanez Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro da Silva, Elda Cristina
Aires, Joanez Aparecida
description A apropriação da abordagem histórica-filosófica-sociológica pelos professores das disciplinas científicas tem sido apontada como potencialmente capaz de subsidiá-los para o enfrentamento de muitos dos problemas da educação em ciências. De modo geral, os livros didáticos são o instrumento pelo qual ocorre a inclusão desta abordagem nas aulas. Nosso objeto de análise consiste em seis livros didáticos do 1º ano do ensino médio da disciplina biologia, aprovados no PNLD/2012 e PNLD/2018, com o objetivo de conhecer e refletir sobre as concepções acerca da natureza da ciência apresentadas nestes livros quando abordam a teoria celular. Utilizamos a abordagem qualitativa e quantitativa do tipo documental por meio da análise de conteúdo. O desenvolvimento das categorias de análise se deu a partir das visões deformadas ou ingênuas sobre ciência que podem estar sendo difundidas no ensino de ciências. Os resultados evidenciam indícios de mudanças nas concepções dogmáticas e hegemônicas sobre a ciência/cientistas, apesar do predomínio das categorias que expressam visões deformadas em ambas as edições do PNLD. Para que episódios históricos sejam apresentados numa perspectiva diferente daquela que vem predominando, sugerimos aos autores de livros didáticos que se alinhem aos estudos histórico-filosóficos-sociológicos sobre a ciência/biologia e apresentamos algumas considerações sobre a elaboração destes textos.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12135
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12135
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12135
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12135/7840
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Elda Cristina Carneiro da Silva, Joanez Aparecida Aires
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Elda Cristina Carneiro da Silva, Joanez Aparecida Aires
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 309-327
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613249232896