O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita Guerra, Luan
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Albuquerque Silva, Cássia Jannai, Lima, Peregrina Ferreira de, Ghidini, André Ricardo, Pereira, Jardely de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12698
Resumo: O presente estudo consiste em relatos de experiência dos residentes pedagógicos do Colégio Acreano, os quais foram obtidos a partir dos métodos de observação estruturada, participação nas atividades de classe e conversação. O objetivo deste trabalho foi expressar os limites e desafios enfrentados pelos Residentes Pedagógicos do Colégio Acreano, diante o cenário de pandemia, através dos relatos obtidos e apresentados na seção de resultados do presente trabalho. A partir deles, foi possível notar as diferentes percepções dos residentes acerca do programa em pauta, no que tange ao desenvolver de suas atividades enquanto residentes, ao impacto do modelo de ensino do atual momento em sua prática, e o quão relevante é, os programas de formação inicial para os cursos de licenciatura, em destaque ao PRP.
id UFFS-2_34f5501cd543cb8a9180b90ee0328fe0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12698
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de ExperiênciaO presente estudo consiste em relatos de experiência dos residentes pedagógicos do Colégio Acreano, os quais foram obtidos a partir dos métodos de observação estruturada, participação nas atividades de classe e conversação. O objetivo deste trabalho foi expressar os limites e desafios enfrentados pelos Residentes Pedagógicos do Colégio Acreano, diante o cenário de pandemia, através dos relatos obtidos e apresentados na seção de resultados do presente trabalho. A partir deles, foi possível notar as diferentes percepções dos residentes acerca do programa em pauta, no que tange ao desenvolver de suas atividades enquanto residentes, ao impacto do modelo de ensino do atual momento em sua prática, e o quão relevante é, os programas de formação inicial para os cursos de licenciatura, em destaque ao PRP.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1269810.36661/2595-4520.2022v5n1.12698Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 541-5562595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12698/8455Copyright (c) 2022 Luan Mesquita Guerra, Cássia Jannai de Albuquerque Silva, Peregrina Ferreira de Lima, André Ricardo Ghidini, Jardely de Oliveira Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMesquita Guerra, Luande Albuquerque Silva, Cássia JannaiLima, Peregrina Ferreira deGhidini, André RicardoPereira, Jardely de Oliveira2022-07-22T19:41:40Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12698Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:41:40Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência
title O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência
spellingShingle O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência
Mesquita Guerra, Luan
title_short O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência
title_full O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência
title_fullStr O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência
title_full_unstemmed O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência
title_sort O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência
author Mesquita Guerra, Luan
author_facet Mesquita Guerra, Luan
de Albuquerque Silva, Cássia Jannai
Lima, Peregrina Ferreira de
Ghidini, André Ricardo
Pereira, Jardely de Oliveira
author_role author
author2 de Albuquerque Silva, Cássia Jannai
Lima, Peregrina Ferreira de
Ghidini, André Ricardo
Pereira, Jardely de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita Guerra, Luan
de Albuquerque Silva, Cássia Jannai
Lima, Peregrina Ferreira de
Ghidini, André Ricardo
Pereira, Jardely de Oliveira
description O presente estudo consiste em relatos de experiência dos residentes pedagógicos do Colégio Acreano, os quais foram obtidos a partir dos métodos de observação estruturada, participação nas atividades de classe e conversação. O objetivo deste trabalho foi expressar os limites e desafios enfrentados pelos Residentes Pedagógicos do Colégio Acreano, diante o cenário de pandemia, através dos relatos obtidos e apresentados na seção de resultados do presente trabalho. A partir deles, foi possível notar as diferentes percepções dos residentes acerca do programa em pauta, no que tange ao desenvolver de suas atividades enquanto residentes, ao impacto do modelo de ensino do atual momento em sua prática, e o quão relevante é, os programas de formação inicial para os cursos de licenciatura, em destaque ao PRP.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12698
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12698
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12698
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12698/8455
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 541-556
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613662371840