O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12698 |
Resumo: | O presente estudo consiste em relatos de experiência dos residentes pedagógicos do Colégio Acreano, os quais foram obtidos a partir dos métodos de observação estruturada, participação nas atividades de classe e conversação. O objetivo deste trabalho foi expressar os limites e desafios enfrentados pelos Residentes Pedagógicos do Colégio Acreano, diante o cenário de pandemia, através dos relatos obtidos e apresentados na seção de resultados do presente trabalho. A partir deles, foi possível notar as diferentes percepções dos residentes acerca do programa em pauta, no que tange ao desenvolver de suas atividades enquanto residentes, ao impacto do modelo de ensino do atual momento em sua prática, e o quão relevante é, os programas de formação inicial para os cursos de licenciatura, em destaque ao PRP. |
id |
UFFS-2_34f5501cd543cb8a9180b90ee0328fe0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12698 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de ExperiênciaO presente estudo consiste em relatos de experiência dos residentes pedagógicos do Colégio Acreano, os quais foram obtidos a partir dos métodos de observação estruturada, participação nas atividades de classe e conversação. O objetivo deste trabalho foi expressar os limites e desafios enfrentados pelos Residentes Pedagógicos do Colégio Acreano, diante o cenário de pandemia, através dos relatos obtidos e apresentados na seção de resultados do presente trabalho. A partir deles, foi possível notar as diferentes percepções dos residentes acerca do programa em pauta, no que tange ao desenvolver de suas atividades enquanto residentes, ao impacto do modelo de ensino do atual momento em sua prática, e o quão relevante é, os programas de formação inicial para os cursos de licenciatura, em destaque ao PRP.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1269810.36661/2595-4520.2022v5n1.12698Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 541-5562595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12698/8455Copyright (c) 2022 Luan Mesquita Guerra, Cássia Jannai de Albuquerque Silva, Peregrina Ferreira de Lima, André Ricardo Ghidini, Jardely de Oliveira Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMesquita Guerra, Luande Albuquerque Silva, Cássia JannaiLima, Peregrina Ferreira deGhidini, André RicardoPereira, Jardely de Oliveira2022-07-22T19:41:40Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12698Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:41:40Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência |
title |
O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência |
spellingShingle |
O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência Mesquita Guerra, Luan |
title_short |
O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência |
title_full |
O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência |
title_fullStr |
O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência |
title_full_unstemmed |
O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência |
title_sort |
O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência |
author |
Mesquita Guerra, Luan |
author_facet |
Mesquita Guerra, Luan de Albuquerque Silva, Cássia Jannai Lima, Peregrina Ferreira de Ghidini, André Ricardo Pereira, Jardely de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
de Albuquerque Silva, Cássia Jannai Lima, Peregrina Ferreira de Ghidini, André Ricardo Pereira, Jardely de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita Guerra, Luan de Albuquerque Silva, Cássia Jannai Lima, Peregrina Ferreira de Ghidini, André Ricardo Pereira, Jardely de Oliveira |
description |
O presente estudo consiste em relatos de experiência dos residentes pedagógicos do Colégio Acreano, os quais foram obtidos a partir dos métodos de observação estruturada, participação nas atividades de classe e conversação. O objetivo deste trabalho foi expressar os limites e desafios enfrentados pelos Residentes Pedagógicos do Colégio Acreano, diante o cenário de pandemia, através dos relatos obtidos e apresentados na seção de resultados do presente trabalho. A partir deles, foi possível notar as diferentes percepções dos residentes acerca do programa em pauta, no que tange ao desenvolver de suas atividades enquanto residentes, ao impacto do modelo de ensino do atual momento em sua prática, e o quão relevante é, os programas de formação inicial para os cursos de licenciatura, em destaque ao PRP. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12698 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12698 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12698 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12698/8455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 541-556 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613662371840 |