Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12089 |
Resumo: | Este relato apresenta uma experiência formativa em comunidade aprendente, constituída por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. A referida comunidade, organizada em torno do estudo do Referencial Curricular Gaúcho, desenvolveu atividades assíncronas e síncronas durante o ano de 2019, totalizando 40 horas de formação. Nesta escrita, são apresentadas as compreensões teórico-práticas emergentes sobre o processo formativo constituído. A contar do movimento de análise dos materiais desenvolvidos pelos professores em formação na comunidade, o movimento de entrelaçamento entre teoria (currículo – as expectativas) e prática (ação pedagógica – colocar o currículo em ação) pode representar uma alternativa para o aperfeiçoamento da ação docente. Aponta-se, a formação no coletivo como instrumento instigador de reflexão, possibilitando que os professores repensem suas ações através da partilha de experiências e da discussão coletiva. |
id |
UFFS-2_35d7b281a23ea793250c6e2d5d327021 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12089 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciaisEste relato apresenta uma experiência formativa em comunidade aprendente, constituída por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. A referida comunidade, organizada em torno do estudo do Referencial Curricular Gaúcho, desenvolveu atividades assíncronas e síncronas durante o ano de 2019, totalizando 40 horas de formação. Nesta escrita, são apresentadas as compreensões teórico-práticas emergentes sobre o processo formativo constituído. A contar do movimento de análise dos materiais desenvolvidos pelos professores em formação na comunidade, o movimento de entrelaçamento entre teoria (currículo – as expectativas) e prática (ação pedagógica – colocar o currículo em ação) pode representar uma alternativa para o aperfeiçoamento da ação docente. Aponta-se, a formação no coletivo como instrumento instigador de reflexão, possibilitando que os professores repensem suas ações através da partilha de experiências e da discussão coletiva.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1208910.36661/2595-4520.2021v4i2.12089Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 234 - 246Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 2 (2021): Special Edition: XVI Meeting on Research in School: in defense of school, science, and democracy; 234 - 2462595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12089/7773Copyright (c) 2021 Simone Mumbach, Charles dos Santos Guidottihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMumbach, SimoneGuidotti, Charles dos Santos2024-08-01T12:06:49Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12089Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:06:49Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais |
title |
Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais |
spellingShingle |
Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais Mumbach, Simone |
title_short |
Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais |
title_full |
Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais |
title_fullStr |
Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais |
title_sort |
Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais |
author |
Mumbach, Simone |
author_facet |
Mumbach, Simone Guidotti, Charles dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Guidotti, Charles dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mumbach, Simone Guidotti, Charles dos Santos |
description |
Este relato apresenta uma experiência formativa em comunidade aprendente, constituída por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. A referida comunidade, organizada em torno do estudo do Referencial Curricular Gaúcho, desenvolveu atividades assíncronas e síncronas durante o ano de 2019, totalizando 40 horas de formação. Nesta escrita, são apresentadas as compreensões teórico-práticas emergentes sobre o processo formativo constituído. A contar do movimento de análise dos materiais desenvolvidos pelos professores em formação na comunidade, o movimento de entrelaçamento entre teoria (currículo – as expectativas) e prática (ação pedagógica – colocar o currículo em ação) pode representar uma alternativa para o aperfeiçoamento da ação docente. Aponta-se, a formação no coletivo como instrumento instigador de reflexão, possibilitando que os professores repensem suas ações através da partilha de experiências e da discussão coletiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12089 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12089 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12089 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12089/7773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Simone Mumbach, Charles dos Santos Guidotti http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Simone Mumbach, Charles dos Santos Guidotti http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 234 - 246 Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 2 (2021): Special Edition: XVI Meeting on Research in School: in defense of school, science, and democracy; 234 - 246 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704928571195392 |