Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mumbach, Simone
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guidotti, Charles dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12089
Resumo: Este relato apresenta uma experiência formativa em comunidade aprendente, constituída por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais.  A referida comunidade, organizada em torno do estudo do Referencial Curricular Gaúcho, desenvolveu atividades assíncronas e síncronas durante o ano de 2019, totalizando 40 horas de formação. Nesta escrita, são apresentadas as compreensões teórico-práticas emergentes sobre o processo formativo constituído. A contar do movimento de análise dos materiais desenvolvidos pelos professores em formação na comunidade, o movimento de entrelaçamento entre teoria (currículo – as expectativas) e prática (ação pedagógica – colocar o currículo em ação) pode representar uma alternativa para o aperfeiçoamento da ação docente. Aponta-se, a formação no coletivo como instrumento instigador de reflexão, possibilitando que os professores repensem suas ações através da partilha de experiências e da discussão coletiva.
id UFFS-2_35d7b281a23ea793250c6e2d5d327021
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12089
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciaisEste relato apresenta uma experiência formativa em comunidade aprendente, constituída por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais.  A referida comunidade, organizada em torno do estudo do Referencial Curricular Gaúcho, desenvolveu atividades assíncronas e síncronas durante o ano de 2019, totalizando 40 horas de formação. Nesta escrita, são apresentadas as compreensões teórico-práticas emergentes sobre o processo formativo constituído. A contar do movimento de análise dos materiais desenvolvidos pelos professores em formação na comunidade, o movimento de entrelaçamento entre teoria (currículo – as expectativas) e prática (ação pedagógica – colocar o currículo em ação) pode representar uma alternativa para o aperfeiçoamento da ação docente. Aponta-se, a formação no coletivo como instrumento instigador de reflexão, possibilitando que os professores repensem suas ações através da partilha de experiências e da discussão coletiva.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1208910.36661/2595-4520.2021v4i2.12089Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 234 - 246Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 2 (2021): Special Edition: XVI Meeting on Research in School: in defense of school, science, and democracy; 234 - 2462595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12089/7773Copyright (c) 2021 Simone Mumbach, Charles dos Santos Guidottihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMumbach, SimoneGuidotti, Charles dos Santos2024-08-01T12:06:49Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12089Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:06:49Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais
title Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais
spellingShingle Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais
Mumbach, Simone
title_short Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais
title_full Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais
title_fullStr Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais
title_full_unstemmed Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais
title_sort Formação de professores em comunidade: uma experiência com docentes que ensinam matemática nos anos iniciais
author Mumbach, Simone
author_facet Mumbach, Simone
Guidotti, Charles dos Santos
author_role author
author2 Guidotti, Charles dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mumbach, Simone
Guidotti, Charles dos Santos
description Este relato apresenta uma experiência formativa em comunidade aprendente, constituída por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais.  A referida comunidade, organizada em torno do estudo do Referencial Curricular Gaúcho, desenvolveu atividades assíncronas e síncronas durante o ano de 2019, totalizando 40 horas de formação. Nesta escrita, são apresentadas as compreensões teórico-práticas emergentes sobre o processo formativo constituído. A contar do movimento de análise dos materiais desenvolvidos pelos professores em formação na comunidade, o movimento de entrelaçamento entre teoria (currículo – as expectativas) e prática (ação pedagógica – colocar o currículo em ação) pode representar uma alternativa para o aperfeiçoamento da ação docente. Aponta-se, a formação no coletivo como instrumento instigador de reflexão, possibilitando que os professores repensem suas ações através da partilha de experiências e da discussão coletiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12089
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12089
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12089
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12089/7773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Simone Mumbach, Charles dos Santos Guidotti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Simone Mumbach, Charles dos Santos Guidotti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 234 - 246
Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 2 (2021): Special Edition: XVI Meeting on Research in School: in defense of school, science, and democracy; 234 - 246
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704928571195392