Investigação Matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Andressa Franco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva de Lara, Débora da, Pinto Leivas, José Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10978
Resumo: O presente trabalho busca discutir o ensino de Geometria nos Anos Iniciais tendo como parâmetro, para tal, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo elenca possibilidades para melhorar a aprendizagem de Matemática, auxiliando professores e estimulando a participação dos alunos durante a realização de uma tarefa em sala de aula. Para isso, baseou-se na metodologia da Investigação Matemática, por meio da qual foram desenvolvidas atividades que contemplassem os conteúdos de “direção”, “sentido”, “paralelismo” e “perpendicularismo”, os quais constam na BNCC para o 4° ano do Ensino Fundamental. Desse modo, a pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, a saber: o primeiro, com o mapa de uma cidade e com algumas questões norteadoras para que os alunos discutissem e se localizassem como parte do espaço apresentado; o segundo, com a aplicação do jogo “Na direção Certa”, abordando questões topológicas, a fim de contribuir com o desenvolvimento das noções de “localização e movimento”. Conclui-se a partir disso que, as atividades desenvolvidas contemplaram as habilidades descritas na BNCC, pois os resultados obtidos permitiram a visualização das diversas estratégias e métodos para solucionar os problemas abordados, de modo que os alunos conseguiram explorar trajetos, considerando os conceitos iniciais de direção, sentido e paralelismo.  
id UFFS-2_3602ac10a8d16c7b7542b715fcddbac9
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10978
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Investigação Matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciaisO presente trabalho busca discutir o ensino de Geometria nos Anos Iniciais tendo como parâmetro, para tal, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo elenca possibilidades para melhorar a aprendizagem de Matemática, auxiliando professores e estimulando a participação dos alunos durante a realização de uma tarefa em sala de aula. Para isso, baseou-se na metodologia da Investigação Matemática, por meio da qual foram desenvolvidas atividades que contemplassem os conteúdos de “direção”, “sentido”, “paralelismo” e “perpendicularismo”, os quais constam na BNCC para o 4° ano do Ensino Fundamental. Desse modo, a pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, a saber: o primeiro, com o mapa de uma cidade e com algumas questões norteadoras para que os alunos discutissem e se localizassem como parte do espaço apresentado; o segundo, com a aplicação do jogo “Na direção Certa”, abordando questões topológicas, a fim de contribuir com o desenvolvimento das noções de “localização e movimento”. Conclui-se a partir disso que, as atividades desenvolvidas contemplaram as habilidades descritas na BNCC, pois os resultados obtidos permitiram a visualização das diversas estratégias e métodos para solucionar os problemas abordados, de modo que os alunos conseguiram explorar trajetos, considerando os conceitos iniciais de direção, sentido e paralelismo.  Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1097810.36661/2595-4520.2019v2i4.10978Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 258-2772595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10978/7329Copyright (c) 2019 Andressa Franco Vargas, Débora da Silva de Lara, José Carlos Pinto Leivashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVargas, Andressa FrancoSilva de Lara, Débora daPinto Leivas, José Carlos2021-07-13T05:24:50Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10978Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:50Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação Matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciais
title Investigação Matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciais
spellingShingle Investigação Matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciais
Vargas, Andressa Franco
title_short Investigação Matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciais
title_full Investigação Matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciais
title_fullStr Investigação Matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciais
title_full_unstemmed Investigação Matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciais
title_sort Investigação Matemática como recurso metodológico para o ensino de geometria nos anos iniciais
author Vargas, Andressa Franco
author_facet Vargas, Andressa Franco
Silva de Lara, Débora da
Pinto Leivas, José Carlos
author_role author
author2 Silva de Lara, Débora da
Pinto Leivas, José Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Andressa Franco
Silva de Lara, Débora da
Pinto Leivas, José Carlos
description O presente trabalho busca discutir o ensino de Geometria nos Anos Iniciais tendo como parâmetro, para tal, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo elenca possibilidades para melhorar a aprendizagem de Matemática, auxiliando professores e estimulando a participação dos alunos durante a realização de uma tarefa em sala de aula. Para isso, baseou-se na metodologia da Investigação Matemática, por meio da qual foram desenvolvidas atividades que contemplassem os conteúdos de “direção”, “sentido”, “paralelismo” e “perpendicularismo”, os quais constam na BNCC para o 4° ano do Ensino Fundamental. Desse modo, a pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, a saber: o primeiro, com o mapa de uma cidade e com algumas questões norteadoras para que os alunos discutissem e se localizassem como parte do espaço apresentado; o segundo, com a aplicação do jogo “Na direção Certa”, abordando questões topológicas, a fim de contribuir com o desenvolvimento das noções de “localização e movimento”. Conclui-se a partir disso que, as atividades desenvolvidas contemplaram as habilidades descritas na BNCC, pois os resultados obtidos permitiram a visualização das diversas estratégias e métodos para solucionar os problemas abordados, de modo que os alunos conseguiram explorar trajetos, considerando os conceitos iniciais de direção, sentido e paralelismo.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10978
10.36661/2595-4520.2019v2i4.10978
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10978
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10978/7329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Andressa Franco Vargas, Débora da Silva de Lara, José Carlos Pinto Leivas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Andressa Franco Vargas, Débora da Silva de Lara, José Carlos Pinto Leivas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 258-277
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612007718912