Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11304 |
Resumo: | Os morcegos são mamíferos voadores envoltos em vários mitos, sendo o mais conhecido o vampirismo. Esta pesquisa busca identificar como o conteúdo morcegos é trabalhado e percebido pelos professores de Ciências em dois municípios pernambucanos. Foi aplicado um questionário com questões abertas aos professores que ensinam ciências da rede pública de ensino fundamental, quanto a sua formação, tempo de trabalho, sobre as notícias, os mitos, a importância dos morcegos, como os livros abordam acerca dos quirópteros e como o conteúdo é trabalhado em sala de aula. Em seguida, foi realizada uma analise quali/quantitativa utilizando o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Dos 38 professores entrevistados, sete se recusaram a responder ao questionário, 22 possuem graduação, oito mestrado e três estão no doutorado. Na concepção foram ressaltados pontos negativos relacionados aos morcegos e afirmam não ser comum trabalhar o tema nas escolas, as fontes de informação mais citadas (Universidade, livros e documentários). Os professores usaram informações classificatórias, ecológicas, comportamental e o hábito. Em linhas gerais, esse estudo demonstrou a necessidade na abordagem de temas como esse em sala de aula, uma vez que os morcegos são cercados de mitos, em muitos casos tratados como sem importância e perseguidos pela população. |
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