Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Crislaine Maria da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Luiz Augustinho Menezes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11304
Resumo: Os morcegos são mamíferos voadores envoltos em vários mitos, sendo o mais conhecido o vampirismo. Esta pesquisa busca identificar como o conteúdo morcegos é trabalhado e percebido pelos professores de Ciências em dois municípios pernambucanos. Foi aplicado um questionário com questões abertas aos professores que ensinam ciências da rede pública de ensino fundamental, quanto a sua formação, tempo de trabalho, sobre as notícias, os mitos, a importância dos morcegos, como os livros abordam acerca dos quirópteros e como o conteúdo é trabalhado em sala de aula. Em seguida, foi realizada uma analise quali/quantitativa utilizando o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Dos 38 professores entrevistados, sete se recusaram a responder ao questionário, 22 possuem graduação, oito mestrado e três estão no doutorado. Na concepção foram ressaltados pontos negativos relacionados aos morcegos e afirmam não ser comum trabalhar o tema nas escolas, as fontes de informação mais citadas (Universidade, livros e documentários). Os professores usaram informações classificatórias, ecológicas, comportamental e o hábito. Em linhas gerais, esse estudo demonstrou a necessidade na abordagem de temas como esse em sala de aula, uma vez que os morcegos são cercados de mitos, em muitos casos tratados como sem importância e perseguidos pela população.
id UFFS-2_36a06b74ad670ca4917edebea066eb65
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11304
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aulaOs morcegos são mamíferos voadores envoltos em vários mitos, sendo o mais conhecido o vampirismo. Esta pesquisa busca identificar como o conteúdo morcegos é trabalhado e percebido pelos professores de Ciências em dois municípios pernambucanos. Foi aplicado um questionário com questões abertas aos professores que ensinam ciências da rede pública de ensino fundamental, quanto a sua formação, tempo de trabalho, sobre as notícias, os mitos, a importância dos morcegos, como os livros abordam acerca dos quirópteros e como o conteúdo é trabalhado em sala de aula. Em seguida, foi realizada uma analise quali/quantitativa utilizando o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Dos 38 professores entrevistados, sete se recusaram a responder ao questionário, 22 possuem graduação, oito mestrado e três estão no doutorado. Na concepção foram ressaltados pontos negativos relacionados aos morcegos e afirmam não ser comum trabalhar o tema nas escolas, as fontes de informação mais citadas (Universidade, livros e documentários). Os professores usaram informações classificatórias, ecológicas, comportamental e o hábito. Em linhas gerais, esse estudo demonstrou a necessidade na abordagem de temas como esse em sala de aula, uma vez que os morcegos são cercados de mitos, em muitos casos tratados como sem importância e perseguidos pela população.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1130410.36661/2595-4520.2020v3i5.11304Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 77-972595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11304/7622Copyright (c) 2020 Crislaine Maria da Silva, Luiz Augustinho Menezes da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Crislaine Maria daSilva, Luiz Augustinho Menezes da2021-07-13T05:22:18Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11304Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:18Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula
title Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula
spellingShingle Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula
Silva, Crislaine Maria da
title_short Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula
title_full Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula
title_fullStr Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula
title_full_unstemmed Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula
title_sort Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula
author Silva, Crislaine Maria da
author_facet Silva, Crislaine Maria da
Silva, Luiz Augustinho Menezes da
author_role author
author2 Silva, Luiz Augustinho Menezes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Crislaine Maria da
Silva, Luiz Augustinho Menezes da
description Os morcegos são mamíferos voadores envoltos em vários mitos, sendo o mais conhecido o vampirismo. Esta pesquisa busca identificar como o conteúdo morcegos é trabalhado e percebido pelos professores de Ciências em dois municípios pernambucanos. Foi aplicado um questionário com questões abertas aos professores que ensinam ciências da rede pública de ensino fundamental, quanto a sua formação, tempo de trabalho, sobre as notícias, os mitos, a importância dos morcegos, como os livros abordam acerca dos quirópteros e como o conteúdo é trabalhado em sala de aula. Em seguida, foi realizada uma analise quali/quantitativa utilizando o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Dos 38 professores entrevistados, sete se recusaram a responder ao questionário, 22 possuem graduação, oito mestrado e três estão no doutorado. Na concepção foram ressaltados pontos negativos relacionados aos morcegos e afirmam não ser comum trabalhar o tema nas escolas, as fontes de informação mais citadas (Universidade, livros e documentários). Os professores usaram informações classificatórias, ecológicas, comportamental e o hábito. Em linhas gerais, esse estudo demonstrou a necessidade na abordagem de temas como esse em sala de aula, uma vez que os morcegos são cercados de mitos, em muitos casos tratados como sem importância e perseguidos pela população.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11304
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11304
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11304
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11304/7622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Crislaine Maria da Silva, Luiz Augustinho Menezes da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Crislaine Maria da Silva, Luiz Augustinho Menezes da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 77-97
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612413517824