Análise das percepções docentes e discentes sobre a Sequência de Ensino Investigativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11221 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo realizado em uma escola e em uma instituição ambas privadas e localizadas no município de Santa Cruz do Sul. O público-alvo foram 16 docentes escolares e 12 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas. Objetivou-se com este estudo traçar o perfil dos entrevistados, verificar se estes possuem conhecimento sobre a estratégia metodológica Sequência de Ensino Investigativa (SEI) e se sabem a relevância da sua utilização nos processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, através da aplicação de um questionário online composto por 10 questões construído no Google Forms e analisados no software Microsoft Office Excel 2017. Os resultados revelaram que 32% de professores e 100% de universitários aderiram a pesquisa. Destes 50% de professores e universitários conhecem a SEI. Devido ao pouco conhecimento identificado sobre a SEI, os dois grupos de participantes em alguns termos não conseguiram estabelecer relações entre a SEI e os elementos indicados. Contudo, julga-se imprescindível que os docentes – formados e em formação - busquem novas estratégias metodológicas que os auxiliem a potencializar a argumentação e a desenvolver habilidades e competências em seus estudantes que somente com os métodos tradicionais não são possíveis. |
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Análise das percepções docentes e discentes sobre a Sequência de Ensino InvestigativaEste artigo apresenta um estudo realizado em uma escola e em uma instituição ambas privadas e localizadas no município de Santa Cruz do Sul. O público-alvo foram 16 docentes escolares e 12 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas. Objetivou-se com este estudo traçar o perfil dos entrevistados, verificar se estes possuem conhecimento sobre a estratégia metodológica Sequência de Ensino Investigativa (SEI) e se sabem a relevância da sua utilização nos processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, através da aplicação de um questionário online composto por 10 questões construído no Google Forms e analisados no software Microsoft Office Excel 2017. Os resultados revelaram que 32% de professores e 100% de universitários aderiram a pesquisa. Destes 50% de professores e universitários conhecem a SEI. Devido ao pouco conhecimento identificado sobre a SEI, os dois grupos de participantes em alguns termos não conseguiram estabelecer relações entre a SEI e os elementos indicados. Contudo, julga-se imprescindível que os docentes – formados e em formação - busquem novas estratégias metodológicas que os auxiliem a potencializar a argumentação e a desenvolver habilidades e competências em seus estudantes que somente com os métodos tradicionais não são possíveis.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1122110.36661/2595-4520.2020v3i1.11221Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 96-1152595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11221/7376Copyright (c) 2020 Rafaela Bressan Tadiello, José Vicente Lima Robainahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTadiello, Rafaela BressanLima Robaina, José Vicente2021-07-13T05:24:27Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11221Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:27Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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Este artigo apresenta um estudo realizado em uma escola e em uma instituição ambas privadas e localizadas no município de Santa Cruz do Sul. O público-alvo foram 16 docentes escolares e 12 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas. Objetivou-se com este estudo traçar o perfil dos entrevistados, verificar se estes possuem conhecimento sobre a estratégia metodológica Sequência de Ensino Investigativa (SEI) e se sabem a relevância da sua utilização nos processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, através da aplicação de um questionário online composto por 10 questões construído no Google Forms e analisados no software Microsoft Office Excel 2017. Os resultados revelaram que 32% de professores e 100% de universitários aderiram a pesquisa. Destes 50% de professores e universitários conhecem a SEI. Devido ao pouco conhecimento identificado sobre a SEI, os dois grupos de participantes em alguns termos não conseguiram estabelecer relações entre a SEI e os elementos indicados. Contudo, julga-se imprescindível que os docentes – formados e em formação - busquem novas estratégias metodológicas que os auxiliem a potencializar a argumentação e a desenvolver habilidades e competências em seus estudantes que somente com os métodos tradicionais não são possíveis. |
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