Análise das percepções docentes e discentes sobre a sequência de ensino investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tadiello, Rafaela Bressan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243435
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que deseja analisar o conhecimento dos entrevistados sobre a estratégia metodológica Sequência de Ensino Investigativa (SEI) e diagnosticar as relações estabelecidas entre a SEI e outros temas referentes aos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa efetivou-se numa escola de educação básica e em uma instituição de ensino superior, ambas privadas e localizadas no município de Santa Cruz do Sul. O público-alvo constitui-se de 16 docentes e 12 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, tendo a aplicação de um questionário composto por 10 questões e analisado pela Análise de Conteúdo e por um software. Os resultados revelaram que 32% dos professores e 100% dos universitários aderiram à pesquisa e 50% desse público-alvo conhece a SEI. Devido ao frágil conhecimento identificado sobre a SEI, os grupos participantes não conseguiram estabelecer relações significativas entre a SEI e alguns dos elementos indicados. Contudo, julga-se imprescindível que os docentes em formação busquem novas estratégias metodológicas que os auxiliem a potencializar a argumentação e a desenvolver habilidades e competências em seus estudantes que somente com os métodos tradicionais não são possíveis.
id UFRGS-2_0f2c29b06258f0bea5278b53b1ffca18
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243435
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tadiello, Rafaela BressanRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:57:42Z20202595-4520http://hdl.handle.net/10183/243435001145828Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que deseja analisar o conhecimento dos entrevistados sobre a estratégia metodológica Sequência de Ensino Investigativa (SEI) e diagnosticar as relações estabelecidas entre a SEI e outros temas referentes aos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa efetivou-se numa escola de educação básica e em uma instituição de ensino superior, ambas privadas e localizadas no município de Santa Cruz do Sul. O público-alvo constitui-se de 16 docentes e 12 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, tendo a aplicação de um questionário composto por 10 questões e analisado pela Análise de Conteúdo e por um software. Os resultados revelaram que 32% dos professores e 100% dos universitários aderiram à pesquisa e 50% desse público-alvo conhece a SEI. Devido ao frágil conhecimento identificado sobre a SEI, os grupos participantes não conseguiram estabelecer relações significativas entre a SEI e alguns dos elementos indicados. Contudo, julga-se imprescindível que os docentes em formação busquem novas estratégias metodológicas que os auxiliem a potencializar a argumentação e a desenvolver habilidades e competências em seus estudantes que somente com os métodos tradicionais não são possíveis.This article is a clipping of a master´s survey that wants to analyze the interviewees´ knowledge about the methodological strategy Investigate Teaching Sequence (SIT), and diagnose the relationships established by them between the SIT and other topics, relating to the teaching and learning process. The research was effective in a basic education school and in a higher education institution, both private and located in the municipality of Santa Cruz do Sul. The target audience were 16 professors and 12 academics from the Biological Sciences course. The research was characterized as quali- quantitative, through the application of a questionnaire composed of 10 questions and analyzed using the Content Analysis and a software. The results revealed that 32% of teachers and 100% of university students joined the survey, and 50% of the target audience knows SIT. Due to the fragile knowledge identified about SIT, the groups participants were unable to establish significant relationships between SITs and some of the elements indicated. However, it is considered essential that teachers in training seek new methodological strategies that help them enhance argumentation and develop abilities and skills in their students that only with traditional methods are not possible.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2020. Vol. 3, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 96-115Formação de professoresTeacher trainingTeaching strategiesInvestigative teaching sequenceAnálise das percepções docentes e discentes sobre a sequência de ensino investigativaAnalysis of teaching and student perceptions about the investigative teaching sequence info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145828.pdf.txt001145828.pdf.txtExtracted Texttext/plain46124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243435/2/001145828.pdf.txt5b20aa3b39db535e416e4e93001315c8MD52ORIGINAL001145828.pdfTexto completoapplication/pdf1099894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243435/1/001145828.pdffc0ea42d6d09c93e063da9af9cca922fMD5110183/2434352022-07-22 04:55:20.308928oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243435Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:55:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das percepções docentes e discentes sobre a sequência de ensino investigativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of teaching and student perceptions about the investigative teaching sequence
title Análise das percepções docentes e discentes sobre a sequência de ensino investigativa
spellingShingle Análise das percepções docentes e discentes sobre a sequência de ensino investigativa
Tadiello, Rafaela Bressan
Formação de professores
Teacher training
Teaching strategies
Investigative teaching sequence
title_short Análise das percepções docentes e discentes sobre a sequência de ensino investigativa
title_full Análise das percepções docentes e discentes sobre a sequência de ensino investigativa
title_fullStr Análise das percepções docentes e discentes sobre a sequência de ensino investigativa
title_full_unstemmed Análise das percepções docentes e discentes sobre a sequência de ensino investigativa
title_sort Análise das percepções docentes e discentes sobre a sequência de ensino investigativa
author Tadiello, Rafaela Bressan
author_facet Tadiello, Rafaela Bressan
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tadiello, Rafaela Bressan
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
Teacher training
Teaching strategies
Investigative teaching sequence
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Teaching strategies
Investigative teaching sequence
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que deseja analisar o conhecimento dos entrevistados sobre a estratégia metodológica Sequência de Ensino Investigativa (SEI) e diagnosticar as relações estabelecidas entre a SEI e outros temas referentes aos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa efetivou-se numa escola de educação básica e em uma instituição de ensino superior, ambas privadas e localizadas no município de Santa Cruz do Sul. O público-alvo constitui-se de 16 docentes e 12 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, tendo a aplicação de um questionário composto por 10 questões e analisado pela Análise de Conteúdo e por um software. Os resultados revelaram que 32% dos professores e 100% dos universitários aderiram à pesquisa e 50% desse público-alvo conhece a SEI. Devido ao frágil conhecimento identificado sobre a SEI, os grupos participantes não conseguiram estabelecer relações significativas entre a SEI e alguns dos elementos indicados. Contudo, julga-se imprescindível que os docentes em formação busquem novas estratégias metodológicas que os auxiliem a potencializar a argumentação e a desenvolver habilidades e competências em seus estudantes que somente com os métodos tradicionais não são possíveis.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:57:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243435
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-4520
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145828
identifier_str_mv 2595-4520
001145828
url http://hdl.handle.net/10183/243435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2020. Vol. 3, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 96-115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243435/2/001145828.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243435/1/001145828.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b20aa3b39db535e416e4e93001315c8
fc0ea42d6d09c93e063da9af9cca922f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225062180716544