Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Marcel Jardim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12825
Resumo: Este espaço reflexivo se trata de uma resenha crítica do livro “Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19”, de Vilmar Alves Pereira. Nesta obra, composta de quatro ensaios podemos observar uma produção ontoepistemológica que analisa criticamente os impactos da covid-19, em todas as dimensões que envolvem a vida humana e não humana. Além disso, o autor também se preocupou com as práticas de ensino e de aprendizagem na educação básica sugerindo a necessidade de outras formas de ensinar e aprender com a EA. Ao resenhar esta obra, percebeu-se que o amanhã irá depender de como está sendo o agora e que a EA crítica e transformadora pode em todas as instâncias proporcionar possibilidades de rompimento com as anomalias do sistema de descuido com a vida.
id UFFS-2_3ab15a1f7f5c9584464518b45df4c47f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12825
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19PEREIRA, Vilmar Alves. ¿Cómo está ahora? El aprendizaje en la travesía de la pandemia de la Covid-19PEREIRA, Vilmar Alves. How is it now? Learning in the crossing of the Covid-19 pandemicEste espaço reflexivo se trata de uma resenha crítica do livro “Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19”, de Vilmar Alves Pereira. Nesta obra, composta de quatro ensaios podemos observar uma produção ontoepistemológica que analisa criticamente os impactos da covid-19, em todas as dimensões que envolvem a vida humana e não humana. Além disso, o autor também se preocupou com as práticas de ensino e de aprendizagem na educação básica sugerindo a necessidade de outras formas de ensinar e aprender com a EA. Ao resenhar esta obra, percebeu-se que o amanhã irá depender de como está sendo o agora e que a EA crítica e transformadora pode em todas as instâncias proporcionar possibilidades de rompimento com as anomalias do sistema de descuido com a vida.Este espacio reflexivo es una revisión crítica del libro “¿Cómo es ahora? Aprendiendo en el cruce de la pandemia de Covid-19”, por Vilmar Alves Pereira. En este trabajo, compuesto por cuatro ensayos, podemos observar una producción ontoepistemológica que analiza críticamente los impactos del covid-19, en todas las dimensiones que involucran la vida humana y no humana. Además, el autor también se preocupó por las prácticas de enseñanza y aprendizaje en la educación básica, sugiriendo la necesidad de otras formas de enseñar y aprender con EA. Al revisar este trabajo, se percibió que el mañana dependerá de cómo esté siendo el presente y que la EA crítica y transformadora puede, en todas las instancias, brindar posibilidades de ruptura con las anomalías del sistema de descuido con la vida.This reflective space is a critical review of the book “How is it now? Learning in crossing the Covid-19 pandemic”, by Vilmar Alves Pereira. In this work, composed of four essays, we can observe an ontoepistemological production that critically analyzes the impacts of covid-19, in all dimensions that involve human and non-human life. In addition, the author was also concerned with teaching and learning practices in basic education, suggesting the need for other ways of teaching and learning with EA. When reviewing this work, it was noticed that tomorrow will depend on how the present is being and that critical and transforming EA can, in all instances, provide possibilities for breaking with the anomalies of the system of carelessness with life.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1282510.36661/2595-4520.2022v5n1.12825Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 651-6592595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12825/8458Copyright (c) 2022 Marcel Jardim Amaralhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Marcel Jardim2022-07-22T19:48:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12825Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19
PEREIRA, Vilmar Alves. ¿Cómo está ahora? El aprendizaje en la travesía de la pandemia de la Covid-19
PEREIRA, Vilmar Alves. How is it now? Learning in the crossing of the Covid-19 pandemic
title Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19
spellingShingle Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19
Amaral, Marcel Jardim
title_short Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19
title_full Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19
title_fullStr Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19
title_sort Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19
author Amaral, Marcel Jardim
author_facet Amaral, Marcel Jardim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Marcel Jardim
description Este espaço reflexivo se trata de uma resenha crítica do livro “Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19”, de Vilmar Alves Pereira. Nesta obra, composta de quatro ensaios podemos observar uma produção ontoepistemológica que analisa criticamente os impactos da covid-19, em todas as dimensões que envolvem a vida humana e não humana. Além disso, o autor também se preocupou com as práticas de ensino e de aprendizagem na educação básica sugerindo a necessidade de outras formas de ensinar e aprender com a EA. Ao resenhar esta obra, percebeu-se que o amanhã irá depender de como está sendo o agora e que a EA crítica e transformadora pode em todas as instâncias proporcionar possibilidades de rompimento com as anomalias do sistema de descuido com a vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12825
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12825
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12825
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12825/8458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Marcel Jardim Amaral
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Marcel Jardim Amaral
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 651-659
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613679149056