Possibilidades de aprendizagens na pandemia de covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223658 |
Resumo: | O mundo já viveu muitas pandemias e pode-se dizer que cada uma delas modificou as relações interpessoais, como por exemplo a gripe espanhola, em que as pessoas tiveram que fazer isolamento e tomar cuidados para não infectar parentes e amigos. Com a pandemia de COVID-19, a necessidade de distanciamento e isolamento social também transformam a convivência entre as pessoas. Nesta perspectiva, a presente pesquisa investiga as aprendizagens relatadas por seus participantes durante este período, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória tendo como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas disponibilizado no Google Formulários. Os participantes referem impactos positivos e negativos em suas vidas e, quanto aos impactos positivos, as aprendizagens. Foram encontradas três categorias que se relacionam, a saber, aprendizagens dentro nas relações humanas, organização do tempo e consumismo. Há preocupação em como empregar o tempo disponível e sobre o consumo de mercadorias sem a devida necessidade. Nas relações interpessoais, as aprendizagens se voltam para a vida e sua qualidade, para a saúde e o aproveitamento do tempo para família, amigos e lazer. |
id |
UFRGS-2_097b075508fa9abf45cd5eb6c9a60c55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223658 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corte Real, Luciane MagalhãesStepanski, Luciane Marilei PereiraPicetti, Jaqueline SantosSirangel, Luisa Guazzelli2021-07-13T04:38:02Z20212525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/223658001128121O mundo já viveu muitas pandemias e pode-se dizer que cada uma delas modificou as relações interpessoais, como por exemplo a gripe espanhola, em que as pessoas tiveram que fazer isolamento e tomar cuidados para não infectar parentes e amigos. Com a pandemia de COVID-19, a necessidade de distanciamento e isolamento social também transformam a convivência entre as pessoas. Nesta perspectiva, a presente pesquisa investiga as aprendizagens relatadas por seus participantes durante este período, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória tendo como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas disponibilizado no Google Formulários. Os participantes referem impactos positivos e negativos em suas vidas e, quanto aos impactos positivos, as aprendizagens. Foram encontradas três categorias que se relacionam, a saber, aprendizagens dentro nas relações humanas, organização do tempo e consumismo. Há preocupação em como empregar o tempo disponível e sobre o consumo de mercadorias sem a devida necessidade. Nas relações interpessoais, as aprendizagens se voltam para a vida e sua qualidade, para a saúde e o aproveitamento do tempo para família, amigos e lazer.The world has already lived through many pandemics and it can be said that each one has changed the relationships among people, such as the Spanish flu, when people had to isolate themselves and take care not to infect relatives and friends. Currently, with the COVID-19 pandemic, the need for social distancing also transforms the coexistence among people. In this perspective, this research investigates the learnings which were reported by its participants during this period, from a qualitative and exploratory research using a questionnaire with open and closed questions available on Google Forms. The participants refer to positive and negative impacts on their lives and, regarding positive impacts: the learnings. There were found three categories that relate learning within human relationships, time organization and consumerism. The reflections on interpersonal relationships are implemented, there is concern about how to use the available time and about the consumption of goods without the due need. In interpersonal relationships, learning focuses on life and its quality, health and the use of time for family, friends and leisure.El mundo ha vivido muchas pandemias y se puede decir que cada una de ellas ha cambiado las relaciones entre las personas, como la gripe española en la cual las personas tuvieron que aislarse y tener cuidado de no infectar a familiares y amigos. Actualmente, con la pandemia del COVID-19, la necesidad del distanciamiento social también transforma la convivencia entre las personas. Desde esta perspectiva, la pesquisa investiga los aprendizajes que fueron relatados por los individuos durante este periodo a partir de una pesquisa cualitativa y exploratoria utilizando como instrumento un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas disponible en Google Formularios. Los participantes relataron impactos positivos y negativos en sus vidas y cuanto a los impactos positivos: los aprendizajes. Se encontraron tres categorías que se relacionan: los aprendizajes dentro de las relaciones humanas, la organización del tiempo y el consumismo. Las reflexiones sobre las relaciones interpersonales son implementadas, hay una preocupación en cómo utilizar el tempo disponible y sobre el consumo de mercaderías sin la debida necesidad. En las relaciones interpersonales, el aprendizaje se centra en la vida y su calidad, la salud y el uso del tiempo para la familia, los amigos y el ocio.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 72-91AprendizagemLearningCOVID-19PandemicAprendizajeCOVID-19PandemiaPossibilidades de aprendizagens na pandemia de covid-19Learning possibilities in the covid-19 pandemic Posibilidades de aprendizaje en la pandemia del covid-19 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128121.pdf.txt001128121.pdf.txtExtracted Texttext/plain50543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223658/2/001128121.pdf.txt30b3be9b0162db21bbd1b568ecff7fe7MD52ORIGINAL001128121.pdfTexto completoapplication/pdf903292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223658/1/001128121.pdfd87389c8ccce294da28ab1023457645eMD5110183/2236582024-08-21 06:38:49.406371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-21T09:38:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Possibilidades de aprendizagens na pandemia de covid-19 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Learning possibilities in the covid-19 pandemic |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Posibilidades de aprendizaje en la pandemia del covid-19 |
title |
Possibilidades de aprendizagens na pandemia de covid-19 |
spellingShingle |
Possibilidades de aprendizagens na pandemia de covid-19 Corte Real, Luciane Magalhães Aprendizagem Learning COVID-19 Pandemic Aprendizaje COVID-19 Pandemia |
title_short |
Possibilidades de aprendizagens na pandemia de covid-19 |
title_full |
Possibilidades de aprendizagens na pandemia de covid-19 |
title_fullStr |
Possibilidades de aprendizagens na pandemia de covid-19 |
title_full_unstemmed |
Possibilidades de aprendizagens na pandemia de covid-19 |
title_sort |
Possibilidades de aprendizagens na pandemia de covid-19 |
author |
Corte Real, Luciane Magalhães |
author_facet |
Corte Real, Luciane Magalhães Stepanski, Luciane Marilei Pereira Picetti, Jaqueline Santos Sirangel, Luisa Guazzelli |
author_role |
author |
author2 |
Stepanski, Luciane Marilei Pereira Picetti, Jaqueline Santos Sirangel, Luisa Guazzelli |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães Stepanski, Luciane Marilei Pereira Picetti, Jaqueline Santos Sirangel, Luisa Guazzelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem |
topic |
Aprendizagem Learning COVID-19 Pandemic Aprendizaje COVID-19 Pandemia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning COVID-19 Pandemic |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Aprendizaje COVID-19 Pandemia |
description |
O mundo já viveu muitas pandemias e pode-se dizer que cada uma delas modificou as relações interpessoais, como por exemplo a gripe espanhola, em que as pessoas tiveram que fazer isolamento e tomar cuidados para não infectar parentes e amigos. Com a pandemia de COVID-19, a necessidade de distanciamento e isolamento social também transformam a convivência entre as pessoas. Nesta perspectiva, a presente pesquisa investiga as aprendizagens relatadas por seus participantes durante este período, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória tendo como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas disponibilizado no Google Formulários. Os participantes referem impactos positivos e negativos em suas vidas e, quanto aos impactos positivos, as aprendizagens. Foram encontradas três categorias que se relacionam, a saber, aprendizagens dentro nas relações humanas, organização do tempo e consumismo. Há preocupação em como empregar o tempo disponível e sobre o consumo de mercadorias sem a devida necessidade. Nas relações interpessoais, as aprendizagens se voltam para a vida e sua qualidade, para a saúde e o aproveitamento do tempo para família, amigos e lazer. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T04:38:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223658 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-507X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001128121 |
identifier_str_mv |
2525-507X 001128121 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 72-91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223658/2/001128121.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223658/1/001128121.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30b3be9b0162db21bbd1b568ecff7fe7 d87389c8ccce294da28ab1023457645e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447750061326336 |