Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12825 |
Resumo: | Este espaço reflexivo se trata de uma resenha crítica do livro “Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19”, de Vilmar Alves Pereira. Nesta obra, composta de quatro ensaios podemos observar uma produção ontoepistemológica que analisa criticamente os impactos da covid-19, em todas as dimensões que envolvem a vida humana e não humana. Além disso, o autor também se preocupou com as práticas de ensino e de aprendizagem na educação básica sugerindo a necessidade de outras formas de ensinar e aprender com a EA. Ao resenhar esta obra, percebeu-se que o amanhã irá depender de como está sendo o agora e que a EA crítica e transformadora pode em todas as instâncias proporcionar possibilidades de rompimento com as anomalias do sistema de descuido com a vida. |
id |
UFFS-2_3ab15a1f7f5c9584464518b45df4c47f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12825 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19PEREIRA, Vilmar Alves. ¿Cómo está ahora? El aprendizaje en la travesía de la pandemia de la Covid-19PEREIRA, Vilmar Alves. How is it now? Learning in the crossing of the Covid-19 pandemicEste espaço reflexivo se trata de uma resenha crítica do livro “Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19”, de Vilmar Alves Pereira. Nesta obra, composta de quatro ensaios podemos observar uma produção ontoepistemológica que analisa criticamente os impactos da covid-19, em todas as dimensões que envolvem a vida humana e não humana. Além disso, o autor também se preocupou com as práticas de ensino e de aprendizagem na educação básica sugerindo a necessidade de outras formas de ensinar e aprender com a EA. Ao resenhar esta obra, percebeu-se que o amanhã irá depender de como está sendo o agora e que a EA crítica e transformadora pode em todas as instâncias proporcionar possibilidades de rompimento com as anomalias do sistema de descuido com a vida.Este espacio reflexivo es una revisión crítica del libro “¿Cómo es ahora? Aprendiendo en el cruce de la pandemia de Covid-19”, por Vilmar Alves Pereira. En este trabajo, compuesto por cuatro ensayos, podemos observar una producción ontoepistemológica que analiza críticamente los impactos del covid-19, en todas las dimensiones que involucran la vida humana y no humana. Además, el autor también se preocupó por las prácticas de enseñanza y aprendizaje en la educación básica, sugiriendo la necesidad de otras formas de enseñar y aprender con EA. Al revisar este trabajo, se percibió que el mañana dependerá de cómo esté siendo el presente y que la EA crítica y transformadora puede, en todas las instancias, brindar posibilidades de ruptura con las anomalías del sistema de descuido con la vida.This reflective space is a critical review of the book “How is it now? Learning in crossing the Covid-19 pandemic”, by Vilmar Alves Pereira. In this work, composed of four essays, we can observe an ontoepistemological production that critically analyzes the impacts of covid-19, in all dimensions that involve human and non-human life. In addition, the author was also concerned with teaching and learning practices in basic education, suggesting the need for other ways of teaching and learning with EA. When reviewing this work, it was noticed that tomorrow will depend on how the present is being and that critical and transforming EA can, in all instances, provide possibilities for breaking with the anomalies of the system of carelessness with life.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1282510.36661/2595-4520.2022v5n1.12825Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 651-6592595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12825/8458Copyright (c) 2022 Marcel Jardim Amaralhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Marcel Jardim2022-07-22T19:48:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12825Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19 PEREIRA, Vilmar Alves. ¿Cómo está ahora? El aprendizaje en la travesía de la pandemia de la Covid-19 PEREIRA, Vilmar Alves. How is it now? Learning in the crossing of the Covid-19 pandemic |
title |
Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19 Amaral, Marcel Jardim |
title_short |
Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19 |
title_full |
Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19 |
author |
Amaral, Marcel Jardim |
author_facet |
Amaral, Marcel Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Marcel Jardim |
description |
Este espaço reflexivo se trata de uma resenha crítica do livro “Como está sendo o agora? Aprendizagens na travessia da pandemia da Covid-19”, de Vilmar Alves Pereira. Nesta obra, composta de quatro ensaios podemos observar uma produção ontoepistemológica que analisa criticamente os impactos da covid-19, em todas as dimensões que envolvem a vida humana e não humana. Além disso, o autor também se preocupou com as práticas de ensino e de aprendizagem na educação básica sugerindo a necessidade de outras formas de ensinar e aprender com a EA. Ao resenhar esta obra, percebeu-se que o amanhã irá depender de como está sendo o agora e que a EA crítica e transformadora pode em todas as instâncias proporcionar possibilidades de rompimento com as anomalias do sistema de descuido com a vida. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12825 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12825 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12825 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12825/8458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marcel Jardim Amaral http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marcel Jardim Amaral http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 651-659 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613679149056 |