A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11974 |
Resumo: | A pesquisa investigou como a formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) se apresenta no Projeto Pedagógico do Curso das licenciaturas em: Pedagogia; interdisciplinares em Educação do Campo e Ciências da Natureza; Física e Química, de uma IES do sul do Rio Grande do Sul, em relação ao previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNFP 2015 e 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base teórica em integração curricular e interdisciplinaridade, foram analisados documentos de políticas curriculares e PPC dos cursos, cujos dados passaram por Análise de Conteúdo, sendo a formação de professores discutida em três categorias relacionadas aos anos iniciais e finais do EF e EM. A categoria anos iniciais do EF aponta para interdisciplinaridade como possibilidade na formação do professor multidisciplinar de Pedagogia. Para os anos finais do EF e EM, é necessária uma formação de professores para a interdisciplinaridade, pois a matriz curricular dos cursos apresenta as disciplinas lado a lado, ficando a integração da área por conta dos formadores. A formação de professores, diante da BNCC, requer a interdisciplinaridade representada pelo trabalho coletivo e integração curricular. |
id |
UFFS-2_3c189168cacd2f2dd048aeea88f2726c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11974 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum CurricularA pesquisa investigou como a formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) se apresenta no Projeto Pedagógico do Curso das licenciaturas em: Pedagogia; interdisciplinares em Educação do Campo e Ciências da Natureza; Física e Química, de uma IES do sul do Rio Grande do Sul, em relação ao previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNFP 2015 e 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base teórica em integração curricular e interdisciplinaridade, foram analisados documentos de políticas curriculares e PPC dos cursos, cujos dados passaram por Análise de Conteúdo, sendo a formação de professores discutida em três categorias relacionadas aos anos iniciais e finais do EF e EM. A categoria anos iniciais do EF aponta para interdisciplinaridade como possibilidade na formação do professor multidisciplinar de Pedagogia. Para os anos finais do EF e EM, é necessária uma formação de professores para a interdisciplinaridade, pois a matriz curricular dos cursos apresenta as disciplinas lado a lado, ficando a integração da área por conta dos formadores. A formação de professores, diante da BNCC, requer a interdisciplinaridade representada pelo trabalho coletivo e integração curricular. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1197410.36661/2595-4520.2021v4i6.11974Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 145-1662595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11974/8168Copyright (c) 2021 Lisete Funari Dias, Maira Ferreira, Aline Souza da Luz, Julio Cesar Bresolin Marinhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Lisete FunariFerreira, MairaLuz, Aline Souza daMarinho, Julio Cesar Bresolin2021-10-09T06:00:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11974Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular |
title |
A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular Dias, Lisete Funari |
title_short |
A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular |
author |
Dias, Lisete Funari |
author_facet |
Dias, Lisete Funari Ferreira, Maira Luz, Aline Souza da Marinho, Julio Cesar Bresolin |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Maira Luz, Aline Souza da Marinho, Julio Cesar Bresolin |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Lisete Funari Ferreira, Maira Luz, Aline Souza da Marinho, Julio Cesar Bresolin |
description |
A pesquisa investigou como a formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) se apresenta no Projeto Pedagógico do Curso das licenciaturas em: Pedagogia; interdisciplinares em Educação do Campo e Ciências da Natureza; Física e Química, de uma IES do sul do Rio Grande do Sul, em relação ao previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNFP 2015 e 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base teórica em integração curricular e interdisciplinaridade, foram analisados documentos de políticas curriculares e PPC dos cursos, cujos dados passaram por Análise de Conteúdo, sendo a formação de professores discutida em três categorias relacionadas aos anos iniciais e finais do EF e EM. A categoria anos iniciais do EF aponta para interdisciplinaridade como possibilidade na formação do professor multidisciplinar de Pedagogia. Para os anos finais do EF e EM, é necessária uma formação de professores para a interdisciplinaridade, pois a matriz curricular dos cursos apresenta as disciplinas lado a lado, ficando a integração da área por conta dos formadores. A formação de professores, diante da BNCC, requer a interdisciplinaridade representada pelo trabalho coletivo e integração curricular. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11974 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11974 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11974 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.11974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11974/8168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 145-166 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612906348544 |