A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Lisete Funari
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Maira, Luz, Aline Souza da, Marinho, Julio Cesar Bresolin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11974
Resumo: A pesquisa investigou como a formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) se apresenta no Projeto Pedagógico do Curso das licenciaturas em: Pedagogia; interdisciplinares em Educação do Campo e Ciências da Natureza; Física e Química, de uma IES do sul do Rio Grande do Sul, em relação ao previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNFP 2015 e 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base teórica em integração curricular e interdisciplinaridade, foram analisados documentos de políticas curriculares e PPC dos cursos, cujos dados passaram por Análise de Conteúdo, sendo a formação de professores discutida em três categorias relacionadas aos anos iniciais e finais do EF e EM. A categoria anos iniciais do EF aponta para interdisciplinaridade como possibilidade na formação do professor multidisciplinar de Pedagogia. Para os anos finais do EF e EM, é necessária uma formação de professores para a interdisciplinaridade, pois a matriz curricular dos cursos apresenta as disciplinas lado a lado, ficando a integração da área por conta dos formadores. A formação de professores, diante da BNCC, requer a interdisciplinaridade representada pelo trabalho coletivo e integração curricular. 
id UFFS-2_3c189168cacd2f2dd048aeea88f2726c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11974
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum CurricularA pesquisa investigou como a formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) se apresenta no Projeto Pedagógico do Curso das licenciaturas em: Pedagogia; interdisciplinares em Educação do Campo e Ciências da Natureza; Física e Química, de uma IES do sul do Rio Grande do Sul, em relação ao previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNFP 2015 e 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base teórica em integração curricular e interdisciplinaridade, foram analisados documentos de políticas curriculares e PPC dos cursos, cujos dados passaram por Análise de Conteúdo, sendo a formação de professores discutida em três categorias relacionadas aos anos iniciais e finais do EF e EM. A categoria anos iniciais do EF aponta para interdisciplinaridade como possibilidade na formação do professor multidisciplinar de Pedagogia. Para os anos finais do EF e EM, é necessária uma formação de professores para a interdisciplinaridade, pois a matriz curricular dos cursos apresenta as disciplinas lado a lado, ficando a integração da área por conta dos formadores. A formação de professores, diante da BNCC, requer a interdisciplinaridade representada pelo trabalho coletivo e integração curricular. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1197410.36661/2595-4520.2021v4i6.11974Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 145-1662595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11974/8168Copyright (c) 2021 Lisete Funari Dias, Maira Ferreira, Aline Souza da Luz, Julio Cesar Bresolin Marinhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Lisete FunariFerreira, MairaLuz, Aline Souza daMarinho, Julio Cesar Bresolin2021-10-09T06:00:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11974Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular
title A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular
Dias, Lisete Funari
title_short A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular
title_full A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular
title_sort A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular
author Dias, Lisete Funari
author_facet Dias, Lisete Funari
Ferreira, Maira
Luz, Aline Souza da
Marinho, Julio Cesar Bresolin
author_role author
author2 Ferreira, Maira
Luz, Aline Souza da
Marinho, Julio Cesar Bresolin
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Lisete Funari
Ferreira, Maira
Luz, Aline Souza da
Marinho, Julio Cesar Bresolin
description A pesquisa investigou como a formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) se apresenta no Projeto Pedagógico do Curso das licenciaturas em: Pedagogia; interdisciplinares em Educação do Campo e Ciências da Natureza; Física e Química, de uma IES do sul do Rio Grande do Sul, em relação ao previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNFP 2015 e 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base teórica em integração curricular e interdisciplinaridade, foram analisados documentos de políticas curriculares e PPC dos cursos, cujos dados passaram por Análise de Conteúdo, sendo a formação de professores discutida em três categorias relacionadas aos anos iniciais e finais do EF e EM. A categoria anos iniciais do EF aponta para interdisciplinaridade como possibilidade na formação do professor multidisciplinar de Pedagogia. Para os anos finais do EF e EM, é necessária uma formação de professores para a interdisciplinaridade, pois a matriz curricular dos cursos apresenta as disciplinas lado a lado, ficando a integração da área por conta dos formadores. A formação de professores, diante da BNCC, requer a interdisciplinaridade representada pelo trabalho coletivo e integração curricular. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11974
10.36661/2595-4520.2021v4i6.11974
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11974
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11974/8168
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 145-166
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612906348544