PRODUÇÃO DE TEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O POSICIONAMENTO DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kélli Renata Corrêa de Mattos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Micheli Bordoli Amestoy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2836
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar o processo conturbado de construção das versões da BNCC e o posicionamento de sociedades nacionais de Ciências da Natureza (CN) frente à elaboração do documento da área. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, recorrendo à análise documental do referencial teórico sobre as versões da BNCC, das próprias versões do documento e das notas publicadas por sociedades da área de CN. A fim de refinar essa análise, utilizou-se a abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Polí­ticas. Percebeu-se a influência do contexto polí­tico-social na construção das versões da Base, que resultaram em versões com diferentes concepções educacionais. Ademais, observou-se a resistência das sociedades da área de CN ao formato da Base, em especial a etapa do EM que reduz o acesso ao conhecimento, por meio dos itinerários formativos.
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