As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCONDES,MARIA EUNICE RIBEIRO
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300269
Resumo: RESUMO Neste texto, intento apresentar e discutir os caminhos percorridos na elaboração das 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular, iniciada em 2015, Base essa prevista desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1986. Apresento um panorama geral do processo, para, em seguida, discutir especificamente, a área das ciências da natureza e as propostas para cada um dos componentes curriculares que compõem a referida área, no ensino fundamental e médio. Procuro estabelecer um diálogo, a partir de meu ponto de vista, entre as propostas e a alfabetização científica.
id UFRJ-8_c49ae05f0a51ba2ebb95105520c3d9ad
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142018000300269
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum CurricularEnsino de CiênciasBase Nacional Comum CurricularEnsino BásicoRESUMO Neste texto, intento apresentar e discutir os caminhos percorridos na elaboração das 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular, iniciada em 2015, Base essa prevista desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1986. Apresento um panorama geral do processo, para, em seguida, discutir especificamente, a área das ciências da natureza e as propostas para cada um dos componentes curriculares que compõem a referida área, no ensino fundamental e médio. Procuro estabelecer um diálogo, a partir de meu ponto de vista, entre as propostas e a alfabetização científica.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300269Estudos Avançados v.32 n.94 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-40142018.3294.0018info:eu-repo/semantics/openAccessMARCONDES,MARIA EUNICE RIBEIROpor2018-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000300269Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-12-14T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
title As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
MARCONDES,MARIA EUNICE RIBEIRO
Ensino de Ciências
Base Nacional Comum Curricular
Ensino Básico
title_short As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
title_full As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
title_sort As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
author MARCONDES,MARIA EUNICE RIBEIRO
author_facet MARCONDES,MARIA EUNICE RIBEIRO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCONDES,MARIA EUNICE RIBEIRO
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Base Nacional Comum Curricular
Ensino Básico
topic Ensino de Ciências
Base Nacional Comum Curricular
Ensino Básico
description RESUMO Neste texto, intento apresentar e discutir os caminhos percorridos na elaboração das 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular, iniciada em 2015, Base essa prevista desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1986. Apresento um panorama geral do processo, para, em seguida, discutir especificamente, a área das ciências da natureza e as propostas para cada um dos componentes curriculares que compõem a referida área, no ensino fundamental e médio. Procuro estabelecer um diálogo, a partir de meu ponto de vista, entre as propostas e a alfabetização científica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300269
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-40142018.3294.0018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.32 n.94 2018
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128208478470144