A importância da mediação social na investigação do conceito de carga elétrica no Ensino de Física
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11291 |
Resumo: | Neste trabalho buscamos investigar a compressão do conceito de carga elétrica de alunos da disciplina de Física Geral III, por intermédio de uma simulação computacional no Software GeoGebra, cujo objetivo era investigar/identificar quais mecanismos externos de mediação de acordo com a TMC, são determinantes na aprendizagem de carga elétrica em alunos do ensino superior. Adotamos o referencial teórico da Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) em relação ao mecanismo externo de mediação e a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) com às situações-problema. As análises dos dados coletados foram através dos gestos descritivos e imagens mentais, que nos deram indícios de que o uso articulado dos mecanismos externos de mediação psicofísico, cultural, social e hipercultural revelou-se importante, porém a mediação social sobressaiu-se na aprendizagem do conceito de carga elétrica, apontada por quatro alunos. |
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A importância da mediação social na investigação do conceito de carga elétrica no Ensino de FísicaNeste trabalho buscamos investigar a compressão do conceito de carga elétrica de alunos da disciplina de Física Geral III, por intermédio de uma simulação computacional no Software GeoGebra, cujo objetivo era investigar/identificar quais mecanismos externos de mediação de acordo com a TMC, são determinantes na aprendizagem de carga elétrica em alunos do ensino superior. Adotamos o referencial teórico da Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) em relação ao mecanismo externo de mediação e a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) com às situações-problema. As análises dos dados coletados foram através dos gestos descritivos e imagens mentais, que nos deram indícios de que o uso articulado dos mecanismos externos de mediação psicofísico, cultural, social e hipercultural revelou-se importante, porém a mediação social sobressaiu-se na aprendizagem do conceito de carga elétrica, apontada por quatro alunos.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1129110.36661/2595-4520.2020v3i5.11291Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 560-5772595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11291/7596Copyright (c) 2020 Graciela Paz Meggiolaro, Agostinho Serrano de Andrade Netohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeggiolaro, Graciela Pazde Andrade Neto, Agostinho Serrano2021-07-13T05:21:50Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11291Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:50Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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