UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meggiolaro, Graciela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos, Antonio Vanderlei, Serrano de Andrade Neto, Agostinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/389
Resumo: Neste trabalho, procuramos mostrar uma investigação com foco na compreensão do conceito de vetor campo elétrico por uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática matriculada na disciplina de Física Geral III, por intermédio de uma simulação computacional no software GeoGebra. O objetivo era investigar/identificar, de acordo com a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) as mediações (psicofísica, social, cultural e hipercultural) determinantes na aprendizagem de vetor campo elétrico. Utilizamos a TMC como referencial, pois, ela faz uma abordagem baseada no processamento de informações, sendo capaz de explicar o funcionamento da cognição humana, uma vez que, os processos mentais de um indivíduo ocorrem a partir do processamento de informações por estruturas em seu ambiente. A partir de gestos descritivos e suas correspondentes imagens mentais, foram realizadas as análises dos dados produzidos, as quais deram indícios de que a mediação social, cultural e hipercultural estavam presentes na aprendizagem de vetores.
id URI-5_02b940ac292c16d34993306bf5330e9b
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/389
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICATeoria da Mediação CognitivaCampo elétricoGeoGebraNeste trabalho, procuramos mostrar uma investigação com foco na compreensão do conceito de vetor campo elétrico por uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática matriculada na disciplina de Física Geral III, por intermédio de uma simulação computacional no software GeoGebra. O objetivo era investigar/identificar, de acordo com a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) as mediações (psicofísica, social, cultural e hipercultural) determinantes na aprendizagem de vetor campo elétrico. Utilizamos a TMC como referencial, pois, ela faz uma abordagem baseada no processamento de informações, sendo capaz de explicar o funcionamento da cognição humana, uma vez que, os processos mentais de um indivíduo ocorrem a partir do processamento de informações por estruturas em seu ambiente. A partir de gestos descritivos e suas correspondentes imagens mentais, foram realizadas as análises dos dados produzidos, as quais deram indícios de que a mediação social, cultural e hipercultural estavam presentes na aprendizagem de vetores.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/38910.31512/encitec.v11i1.389Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 189-2012237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/389/196Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeggiolaro, Graciela dos Santos, Antonio Vanderlei Serrano de Andrade Neto, Agostinho 2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/389Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
title UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
spellingShingle UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
Meggiolaro, Graciela
Teoria da Mediação Cognitiva
Campo elétrico
GeoGebra
title_short UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
title_full UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
title_fullStr UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
title_full_unstemmed UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
title_sort UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO E AS FORMAS DE MEDIAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
author Meggiolaro, Graciela
author_facet Meggiolaro, Graciela
dos Santos, Antonio Vanderlei
Serrano de Andrade Neto, Agostinho
author_role author
author2 dos Santos, Antonio Vanderlei
Serrano de Andrade Neto, Agostinho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meggiolaro, Graciela
dos Santos, Antonio Vanderlei
Serrano de Andrade Neto, Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Mediação Cognitiva
Campo elétrico
GeoGebra
topic Teoria da Mediação Cognitiva
Campo elétrico
GeoGebra
description Neste trabalho, procuramos mostrar uma investigação com foco na compreensão do conceito de vetor campo elétrico por uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática matriculada na disciplina de Física Geral III, por intermédio de uma simulação computacional no software GeoGebra. O objetivo era investigar/identificar, de acordo com a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) as mediações (psicofísica, social, cultural e hipercultural) determinantes na aprendizagem de vetor campo elétrico. Utilizamos a TMC como referencial, pois, ela faz uma abordagem baseada no processamento de informações, sendo capaz de explicar o funcionamento da cognição humana, uma vez que, os processos mentais de um indivíduo ocorrem a partir do processamento de informações por estruturas em seu ambiente. A partir de gestos descritivos e suas correspondentes imagens mentais, foram realizadas as análises dos dados produzidos, as quais deram indícios de que a mediação social, cultural e hipercultural estavam presentes na aprendizagem de vetores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/389
10.31512/encitec.v11i1.389
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/389
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i1.389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/389/196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 189-201
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333657178112